Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002 http://hdl.handle.net/11449/30110 |
Resumo: | Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver. |
id |
UNSP_ad9a39d6566de0d5a9c67c902312a8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30110 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividadesFuture high school teachers' difficulties and alternatives found to planning thermology activities designed for students with visual impairmentseducaçãoeducação especialmeios de ensinodeficiência visualeducationspecial educationeducational mediavisual impairmentRelatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.The present article reports partial outcomes of a study that aimed to verify future High School teachers' performance. A group of undergraduates were taking a course called Teaching Practice where they were required to plan, elaborate and teach, in classroom settings, topics relating to thermology to a class which included students with visual impairments. Data that was collected showed that, on the one hand, the main difficulties presented by future Physics High School teachers were related to the approach to understanding phenomena in physics in a visually dependent way. on the other hand, these future teachers demonstrated creativity in overcoming passive attitudes relative to this educational problem and were able to develop methodological strategies unhindered by the knowing/seeing relation.UNESP Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' Faculdade de Ciências programa de pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUNESP Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' Faculdade de Ciências programa de pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]2014-05-20T15:16:37Z2014-05-20T15:16:37Z2006-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article149-168application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 149-168, 2006.1413-6538http://hdl.handle.net/11449/3011010.1590/S1413-65382006000200002S1413-65382006000200002S1413-65382006000200002.pdf4449947783474945SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especial0,197info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30110Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:45:11.761018Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades Future high school teachers' difficulties and alternatives found to planning thermology activities designed for students with visual impairments |
title |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades |
spellingShingle |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades Camargo, Eder Pires de [UNESP] educação educação especial meios de ensino deficiência visual education special education educational media visual impairment |
title_short |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades |
title_full |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades |
title_fullStr |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades |
title_full_unstemmed |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades |
title_sort |
Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades |
author |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_facet |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação educação especial meios de ensino deficiência visual education special education educational media visual impairment |
topic |
educação educação especial meios de ensino deficiência visual education special education educational media visual impairment |
description |
Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 2014-05-20T15:16:37Z 2014-05-20T15:16:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002 Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 149-168, 2006. 1413-6538 http://hdl.handle.net/11449/30110 10.1590/S1413-65382006000200002 S1413-65382006000200002 S1413-65382006000200002.pdf 4449947783474945 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002 http://hdl.handle.net/11449/30110 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 149-168, 2006. 1413-6538 10.1590/S1413-65382006000200002 S1413-65382006000200002 S1413-65382006000200002.pdf 4449947783474945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial 0,197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
149-168 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129242292027392 |