Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002
http://hdl.handle.net/11449/30110
Resumo: Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.
id UNSP_ad9a39d6566de0d5a9c67c902312a8ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30110
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividadesFuture high school teachers' difficulties and alternatives found to planning thermology activities designed for students with visual impairmentseducaçãoeducação especialmeios de ensinodeficiência visualeducationspecial educationeducational mediavisual impairmentRelatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.The present article reports partial outcomes of a study that aimed to verify future High School teachers' performance. A group of undergraduates were taking a course called Teaching Practice where they were required to plan, elaborate and teach, in classroom settings, topics relating to thermology to a class which included students with visual impairments. Data that was collected showed that, on the one hand, the main difficulties presented by future Physics High School teachers were related to the approach to understanding phenomena in physics in a visually dependent way. on the other hand, these future teachers demonstrated creativity in overcoming passive attitudes relative to this educational problem and were able to develop methodological strategies unhindered by the knowing/seeing relation.UNESP Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' Faculdade de Ciências programa de pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUNESP Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' Faculdade de Ciências programa de pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]2014-05-20T15:16:37Z2014-05-20T15:16:37Z2006-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article149-168application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 149-168, 2006.1413-6538http://hdl.handle.net/11449/3011010.1590/S1413-65382006000200002S1413-65382006000200002S1413-65382006000200002.pdf4449947783474945SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especial0,197info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30110Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:45:11.761018Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
Future high school teachers' difficulties and alternatives found to planning thermology activities designed for students with visual impairments
title Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
spellingShingle Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
educação
educação especial
meios de ensino
deficiência visual
education
special education
educational media
visual impairment
title_short Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
title_full Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
title_fullStr Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
title_full_unstemmed Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
title_sort Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades
author Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_facet Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv educação
educação especial
meios de ensino
deficiência visual
education
special education
educational media
visual impairment
topic educação
educação especial
meios de ensino
deficiência visual
education
special education
educational media
visual impairment
description Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
2014-05-20T15:16:37Z
2014-05-20T15:16:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 149-168, 2006.
1413-6538
http://hdl.handle.net/11449/30110
10.1590/S1413-65382006000200002
S1413-65382006000200002
S1413-65382006000200002.pdf
4449947783474945
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002
http://hdl.handle.net/11449/30110
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 149-168, 2006.
1413-6538
10.1590/S1413-65382006000200002
S1413-65382006000200002
S1413-65382006000200002.pdf
4449947783474945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial
0,197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149-168
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129242292027392