Cuidar de pacientes em fase terminal: a experiência de alunos de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadala, Maria Lúcia Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Mayle Paulino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000100002
http://hdl.handle.net/11449/12017
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender os significados que alunos de medicina atribuem à experiência de cuidar de pacientes em fase terminal. Os dados foram coletados mediante entrevistas individuais com vinte e quatro estudantes de medicina de uma universidade paulista. As convergências dos depoimentos dos participantes foram agrupadas em três categorias: a) deparando-se com o mundo da doença terminal/morte; b) relação com o paciente e sua família; c) reflexão sobre o cuidar do paciente terminal. Nos depoimentos, os estudantes expressam ansiedade ao cuidar deste tipo de paciente, assim como as dificuldades em lidar com os próprios sentimentos. Consideram-se pouco preparados para relacionar-se com esses pacientes, mas aprenderam com a experiência vivida. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se introduzirem, na formação médica, conteúdos visando desenvolver competências interpessoais e capacidade de reflexão sobre questões de ética e deontologia médica, envolvendo a terminalidade da vida.
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spelling Cuidar de pacientes em fase terminal: a experiência de alunos de medicinaAsistencia a los pacientes en fase terminal: la experiencia de los alumnos de medicinaCare for terminal patients: the experience of medical studentsEstudantes de medicinaMortePaciente terminalEstudiantes de medicinaMuertePaciente terminalMedical studentsDeathTerminal patientsO objetivo deste estudo foi compreender os significados que alunos de medicina atribuem à experiência de cuidar de pacientes em fase terminal. Os dados foram coletados mediante entrevistas individuais com vinte e quatro estudantes de medicina de uma universidade paulista. As convergências dos depoimentos dos participantes foram agrupadas em três categorias: a) deparando-se com o mundo da doença terminal/morte; b) relação com o paciente e sua família; c) reflexão sobre o cuidar do paciente terminal. Nos depoimentos, os estudantes expressam ansiedade ao cuidar deste tipo de paciente, assim como as dificuldades em lidar com os próprios sentimentos. Consideram-se pouco preparados para relacionar-se com esses pacientes, mas aprenderam com a experiência vivida. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se introduzirem, na formação médica, conteúdos visando desenvolver competências interpessoais e capacidade de reflexão sobre questões de ética e deontologia médica, envolvendo a terminalidade da vida.El objetivo de este estudio ha sido comprender los significados que los alumnos de medicina atribuyen a la experiencia de cuidar de pacientes en fase terminal. Los datos se obtuvieran por medio de entrevistas individuales con 24 estudiantes de medicina de una universidad del estado de São Paulo, Brasil. Las convergencias de las declaraciones de los estudiantes se agruparon en tres categorías: a) afrontando el mundo de la enfermedad terminal; b) relación con el paciente y su familia; c) reflexión sobre el cuidado del paciente terminal. En sus manifestaciones los estudiantes expresan ansiedad al cuidar de este tipo de paciente así como las dificultades ante sus propios sentimientos. Se consideran poco preparados para relacionarse con este tipo de pacientes pero han aprendido con la experiencia vivida. Los resultados del estudio apuntan hacia la necesidad de que se introduzcan en la formación médica contenidos para desarrollar competencias interpersonales y capacidad de reflexión sobre cuestiones de ética y deontología médica, incorporando la terminación de la vida.The aim of this study was to understand the meanings that medical students place on experiences of caring for terminal patients. Data were collected using individual interviews with 24 medical students at a university in the State of São Paulo. Convergent ideas within the statements from the participants were grouped into three categories: encountering the world of terminal illness/death; relationships with the patient and patient's family; and reflections on caring for terminal patients. In the students' statements, they expressed anxiety about caring for such patients, and difficulty in dealing with their own feelings. They considered themselves unprepared for relating to these patients, but learned through hands-on experience. The results from the study indicate the need to introduce material within medical training that is aimed at developing interpersonal skills and a capacity to reflect on ethical questions and medical deontology involving the terminality of life.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemPrefeitura de Monte Mor Unidade de Saúde da FamíliaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prefeitura de Monte Mor Unidade de Saúde da FamíliaSadala, Maria Lúcia Araújo [UNESP]Silva, Mayle Paulino da2014-05-20T13:35:02Z2014-05-20T13:35:02Z2008-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7-21application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000100002Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 12, n. 24, p. 7-21, 2008.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/1201710.1590/S1414-32832008000100002S1414-328320080001000022-s2.0-42949110679S1414-32832008000100002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:46:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/12017Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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