Ensino de música para pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/110652
Resumo: Este estudo discute os processos de ensino de música para alunos com deficiência visual. Para tanto, foram traçados quatro objetivos: (1) descrever os conceitos e princípios gerais que se aplicam à deficiência visual e ao ensino musical destinado a estes alunos; (2) verificar como o ensino de música para estes alunos está sendo oferecido no Brasil, sob o ponto de vista pedagógico e legislativo; (3) avaliar as adaptações empregadas neste processo de ensino; (4) refletir acerca das competências e habilidades necessárias ao educador musical para a docência de alunos com deficiência visual. A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando como ferramentas para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental; a pesquisa de campo sob a forma da observação participativa, realizada na organização Laramara; e a entrevista, realizada com educadores musicais de referência no ensino de música para tais indivíduos. A revisão de literatura concentrou-se em três eixos: leitura e aprofundamento nos textos nacionais e internacionais voltados para a temática; levantamento bibliográfico das teses e dissertações sobre a temática defendidas no Brasil; e leitura dos ordenamentos legais que norteiam o tema. Na etapa inicial da pesquisa, verificou-se que os cursos de Licenciatura em Música/Educação Musical das Universidades Públicas do Estado de São Paulo não oferecem disciplinas voltadas ao ensino de música para pessoas com deficiência visual, embora a legislação vigente determine que estes indivíduos estejam incluídos na sala de aula. A partir desta constatação, passou-se a refletir a respeito de como os educadores musicais poderiam trabalhar com alunos com deficiência se não há este preparo na Universidade. A análise das aulas observadas, a opinião dos entrevistados e o referencial teórico permitiu elencar as competências e habilidades necessárias ...
id UNSP_aee7994508941558fa6bfbdfe4952d92
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/110652
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de música para pessoas com deficiência visualMusica - Instrução e estudoDeficientes visuaisMusica na educaçãoMusic - Instruction and studyEste estudo discute os processos de ensino de música para alunos com deficiência visual. Para tanto, foram traçados quatro objetivos: (1) descrever os conceitos e princípios gerais que se aplicam à deficiência visual e ao ensino musical destinado a estes alunos; (2) verificar como o ensino de música para estes alunos está sendo oferecido no Brasil, sob o ponto de vista pedagógico e legislativo; (3) avaliar as adaptações empregadas neste processo de ensino; (4) refletir acerca das competências e habilidades necessárias ao educador musical para a docência de alunos com deficiência visual. A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando como ferramentas para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental; a pesquisa de campo sob a forma da observação participativa, realizada na organização Laramara; e a entrevista, realizada com educadores musicais de referência no ensino de música para tais indivíduos. A revisão de literatura concentrou-se em três eixos: leitura e aprofundamento nos textos nacionais e internacionais voltados para a temática; levantamento bibliográfico das teses e dissertações sobre a temática defendidas no Brasil; e leitura dos ordenamentos legais que norteiam o tema. Na etapa inicial da pesquisa, verificou-se que os cursos de Licenciatura em Música/Educação Musical das Universidades Públicas do Estado de São Paulo não oferecem disciplinas voltadas ao ensino de música para pessoas com deficiência visual, embora a legislação vigente determine que estes indivíduos estejam incluídos na sala de aula. A partir desta constatação, passou-se a refletir a respeito de como os educadores musicais poderiam trabalhar com alunos com deficiência se não há este preparo na Universidade. A análise das aulas observadas, a opinião dos entrevistados e o referencial teórico permitiu elencar as competências e habilidades necessárias ...Esta investigación analiza los procesos de educación musical para los estudiantes con discapacidad visual. Para esto, se establecieron cuatro objetivos: (1) describir los conceptos y principios generales que se aplican a la discapacidad visual y la educación musical para estos estudiantes; (2) examinar cómo se ha ofrecido la educación musical para estos estudiantes en Brasil, de acuerdo con el punto de vista pedagógico y legislativo; (3) evaluar adaptaciones empleadas en este proceso educativo; (4) reflexionar sobre las habilidades y capacidades necesarias para el educador musical para enseñar a los estudiantes con discapacidad visual. La metodología empleada considera las hipótesis de la investigación cualitativa, utilizando como herramientas la investigación bibliográfica y documental; el trabajo de campo en la forma de la observación participante realizada en la organización Laramara; y entrevistas con educadores musicales de referencia en la educación musical de estas personas. La revisión de la literatura se centró en tres áreas: lectura y profundización del tema centrado en textos brasileños e internacionales; análisis de las tesis y disertaciones sobre el tema publicados en Brasil; y en las leyes brasileñas que rigen la materia. En la etapa inicial de la investigación, se constató que las Universidades de Música del Estado de São Paulo no cuentan con cursos dirigidos a educación musical para las personas con discapacidad visual, aunque la actual legislación requiere incluir a estas personas en las clases. A partir de esta constatación, se reflexiona sobre cómo los educadores musicales puedan trabajar con los estudiantes con discapacidades si no hay una preparación en estas Universidades. El análisis de las lecciones observadas, las opiniones de los entrevistados y el marco teórico permitieron listar las habilidades y capacidades necesarias para el educador ...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]2014-11-10T11:09:56Z2014-11-10T11:09:56Z2014-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 f. : il.application/pdfTUDISSAKI, Shirlei Escobar. Ensino de música para pessoas com deficiência visual. 2014. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.http://hdl.handle.net/11449/110652000795360000795360.pdf33004013066P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:20:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/110652Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:15:49.198254Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de música para pessoas com deficiência visual
title Ensino de música para pessoas com deficiência visual
spellingShingle Ensino de música para pessoas com deficiência visual
Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]
Musica - Instrução e estudo
Deficientes visuais
Musica na educação
Music - Instruction and study
title_short Ensino de música para pessoas com deficiência visual
title_full Ensino de música para pessoas com deficiência visual
title_fullStr Ensino de música para pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Ensino de música para pessoas com deficiência visual
title_sort Ensino de música para pessoas com deficiência visual
author Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]
author_facet Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Musica - Instrução e estudo
Deficientes visuais
Musica na educação
Music - Instruction and study
topic Musica - Instrução e estudo
Deficientes visuais
Musica na educação
Music - Instruction and study
description Este estudo discute os processos de ensino de música para alunos com deficiência visual. Para tanto, foram traçados quatro objetivos: (1) descrever os conceitos e princípios gerais que se aplicam à deficiência visual e ao ensino musical destinado a estes alunos; (2) verificar como o ensino de música para estes alunos está sendo oferecido no Brasil, sob o ponto de vista pedagógico e legislativo; (3) avaliar as adaptações empregadas neste processo de ensino; (4) refletir acerca das competências e habilidades necessárias ao educador musical para a docência de alunos com deficiência visual. A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando como ferramentas para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental; a pesquisa de campo sob a forma da observação participativa, realizada na organização Laramara; e a entrevista, realizada com educadores musicais de referência no ensino de música para tais indivíduos. A revisão de literatura concentrou-se em três eixos: leitura e aprofundamento nos textos nacionais e internacionais voltados para a temática; levantamento bibliográfico das teses e dissertações sobre a temática defendidas no Brasil; e leitura dos ordenamentos legais que norteiam o tema. Na etapa inicial da pesquisa, verificou-se que os cursos de Licenciatura em Música/Educação Musical das Universidades Públicas do Estado de São Paulo não oferecem disciplinas voltadas ao ensino de música para pessoas com deficiência visual, embora a legislação vigente determine que estes indivíduos estejam incluídos na sala de aula. A partir desta constatação, passou-se a refletir a respeito de como os educadores musicais poderiam trabalhar com alunos com deficiência se não há este preparo na Universidade. A análise das aulas observadas, a opinião dos entrevistados e o referencial teórico permitiu elencar as competências e habilidades necessárias ...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10T11:09:56Z
2014-11-10T11:09:56Z
2014-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Ensino de música para pessoas com deficiência visual. 2014. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/110652
000795360
000795360.pdf
33004013066P3
identifier_str_mv TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Ensino de música para pessoas com deficiência visual. 2014. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.
000795360
000795360.pdf
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/110652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129301793472512