Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Melchiori, Lígia Ebner [UNESP], Lemos, Angélica Aparecida Parreira [UNESP], Ferreira, Nathalia Diniz Guerra Charret [UNESP], Pacini, Bruna Aguiar [UNESP], Freitas, Roberta Maria Carvalho de [UNESP], Marsola, Erika Pataro [UNESP], Ferrari, A.L.B. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude43.htm
http://hdl.handle.net/11449/148494
Resumo: Introdução: Prevenir a ocorrência de condições adversas na primeira infância deve constituir a ação prioritária da Educação Especial. Os serviços médicos, psicológicos e educacionais deveriam priorizar o atendimento à crianças de zero a três anos. Objetivos: avaliar e acompanhar o desenvolvimento de bebês de risco, orientando seus cuidadores a estimularem seus bebês com a finalidade de otimizar seus desenvolvimentos. Método: Esse projeto vem acontecendo no Centro de Psicologia Aplicada da Unesp de Bauru (CPA), desde 2000, refletindo sobre a importância do trabalho preventivo no desenvolvimento de bebês de risco. As mães identificadas na maternidade Santa Isabel de Bauru, são convidadas a participarem do referido projeto, segundo as condições de seus bebês: prematuros (com menos de 37 semanas de gestação); com malformação; com baixo peso (menos de 2500g); com história de infecção materna e filhos de mães adolescentes. Os bebês são monitorados mensalmente até completarem 12 meses, através da aplicação da Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança no Primeiro Ano de Vida (Pinto, Vila Nova & Vieira, 1997). Nessas ocasiões, os pais são orientados a como proceder para otimizar o desenvolvimento de seus bebês. Atualmente estão sendo acompanhados 48 bebês. Resultados: Na medida em que ocorrem os atendimentos, os pais relatam que passaram a observar mais os comportamentos de seus bebês, se sentindo mais competentes e informados a respeito de como ajudá-los a se desenvolverem de forma mais positiva. Os bebês em atendimento estão sendo acompanhados e os efeitos de risco estão sendo sanados ou minimizados. Os resultados serão apresentados levando em consideração o gênero e o tipo de risco que a criança apresenta. Discute-se suas implicações.
id UNSP_af0d3f2ee954d0e11b61c34c32c22ef1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148494
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadoresIntrodução: Prevenir a ocorrência de condições adversas na primeira infância deve constituir a ação prioritária da Educação Especial. Os serviços médicos, psicológicos e educacionais deveriam priorizar o atendimento à crianças de zero a três anos. Objetivos: avaliar e acompanhar o desenvolvimento de bebês de risco, orientando seus cuidadores a estimularem seus bebês com a finalidade de otimizar seus desenvolvimentos. Método: Esse projeto vem acontecendo no Centro de Psicologia Aplicada da Unesp de Bauru (CPA), desde 2000, refletindo sobre a importância do trabalho preventivo no desenvolvimento de bebês de risco. As mães identificadas na maternidade Santa Isabel de Bauru, são convidadas a participarem do referido projeto, segundo as condições de seus bebês: prematuros (com menos de 37 semanas de gestação); com malformação; com baixo peso (menos de 2500g); com história de infecção materna e filhos de mães adolescentes. Os bebês são monitorados mensalmente até completarem 12 meses, através da aplicação da Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança no Primeiro Ano de Vida (Pinto, Vila Nova & Vieira, 1997). Nessas ocasiões, os pais são orientados a como proceder para otimizar o desenvolvimento de seus bebês. Atualmente estão sendo acompanhados 48 bebês. Resultados: Na medida em que ocorrem os atendimentos, os pais relatam que passaram a observar mais os comportamentos de seus bebês, se sentindo mais competentes e informados a respeito de como ajudá-los a se desenvolverem de forma mais positiva. Os bebês em atendimento estão sendo acompanhados e os efeitos de risco estão sendo sanados ou minimizados. Os resultados serão apresentados levando em consideração o gênero e o tipo de risco que a criança apresenta. Discute-se suas implicações.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]Lemos, Angélica Aparecida Parreira [UNESP]Ferreira, Nathalia Diniz Guerra Charret [UNESP]Pacini, Bruna Aguiar [UNESP]Freitas, Roberta Maria Carvalho de [UNESP]Marsola, Erika Pataro [UNESP]Ferrari, A.L.B. [UNESP]2017-01-18T18:11:51Z2017-01-18T18:11:51Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude43.htmhttp://hdl.handle.net/11449/14849401274911710319048149650593877042PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148494Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:59:34.695022Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores
title Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores
spellingShingle Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
title_short Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores
title_full Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores
title_fullStr Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores
title_full_unstemmed Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores
title_sort Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores
author Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
author_facet Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]
Lemos, Angélica Aparecida Parreira [UNESP]
Ferreira, Nathalia Diniz Guerra Charret [UNESP]
Pacini, Bruna Aguiar [UNESP]
Freitas, Roberta Maria Carvalho de [UNESP]
Marsola, Erika Pataro [UNESP]
Ferrari, A.L.B. [UNESP]
author_role author
author2 Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]
Lemos, Angélica Aparecida Parreira [UNESP]
Ferreira, Nathalia Diniz Guerra Charret [UNESP]
Pacini, Bruna Aguiar [UNESP]
Freitas, Roberta Maria Carvalho de [UNESP]
Marsola, Erika Pataro [UNESP]
Ferrari, A.L.B. [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]
Lemos, Angélica Aparecida Parreira [UNESP]
Ferreira, Nathalia Diniz Guerra Charret [UNESP]
Pacini, Bruna Aguiar [UNESP]
Freitas, Roberta Maria Carvalho de [UNESP]
Marsola, Erika Pataro [UNESP]
Ferrari, A.L.B. [UNESP]
description Introdução: Prevenir a ocorrência de condições adversas na primeira infância deve constituir a ação prioritária da Educação Especial. Os serviços médicos, psicológicos e educacionais deveriam priorizar o atendimento à crianças de zero a três anos. Objetivos: avaliar e acompanhar o desenvolvimento de bebês de risco, orientando seus cuidadores a estimularem seus bebês com a finalidade de otimizar seus desenvolvimentos. Método: Esse projeto vem acontecendo no Centro de Psicologia Aplicada da Unesp de Bauru (CPA), desde 2000, refletindo sobre a importância do trabalho preventivo no desenvolvimento de bebês de risco. As mães identificadas na maternidade Santa Isabel de Bauru, são convidadas a participarem do referido projeto, segundo as condições de seus bebês: prematuros (com menos de 37 semanas de gestação); com malformação; com baixo peso (menos de 2500g); com história de infecção materna e filhos de mães adolescentes. Os bebês são monitorados mensalmente até completarem 12 meses, através da aplicação da Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança no Primeiro Ano de Vida (Pinto, Vila Nova & Vieira, 1997). Nessas ocasiões, os pais são orientados a como proceder para otimizar o desenvolvimento de seus bebês. Atualmente estão sendo acompanhados 48 bebês. Resultados: Na medida em que ocorrem os atendimentos, os pais relatam que passaram a observar mais os comportamentos de seus bebês, se sentindo mais competentes e informados a respeito de como ajudá-los a se desenvolverem de forma mais positiva. Os bebês em atendimento estão sendo acompanhados e os efeitos de risco estão sendo sanados ou minimizados. Os resultados serão apresentados levando em consideração o gênero e o tipo de risco que a criança apresenta. Discute-se suas implicações.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:11:51Z
2017-01-18T18:11:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude43.htm
http://hdl.handle.net/11449/148494
0127491171031904
8149650593877042
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude43.htm
http://hdl.handle.net/11449/148494
identifier_str_mv 0127491171031904
8149650593877042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129570237317120