Interação Mãe-Bebê: comparações relacionadas à prematuridade aos três meses de vida do bebê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Chiodelli, Taís, Pereira, Veronica Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23706
Resumo: O nascimento pré-termo pode constituir-se como um fator de risco para a interação mãe-bebê, sugerindo estudos com essa população. Este estudo teve como objetivo descrever e comparar comportamentos interativos de díades mães-bebê de dois grupos, um de bebês nascidos pré-termo e outro de bebês nascidos à termo. Participaram 30 mães e seus bebês pré-termo (Grupo PT) e 30 mães e seus bebês a termo (Grupo AT). A interação de cada díade foi filmada durante cinco minutos. O teste t de amostras independentes foi utilizado para comparar os grupos. Os bebês do Grupo PT emitiram significativamente mais os comportamentos de manter contato visual com suas mães e explorar visualmente o ambiente. Também foram maiores os seus totais de comportamentos interativos negativos e não interativos. Os bebês do Grupo AT interagiram e exploraram mais os brinquedos oferecidos pelas mães e emitiram mais comportamentos interativos positivos. As mães do Grupo PT acariciaram e brincaram significativamente mais com seus bebês do que as mães do Grupo AT, que disponibilizaram mais brinquedos para seus bebês. Ressalta-se a importância de investigar padrões de interação mãe-bebê nascidos pré-termo para delinear estratégias que promovam interações positivas entre as díades.  
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spelling Interação Mãe-Bebê: comparações relacionadas à prematuridade aos três meses de vida do bebêMother-Infant Interaction: comparisons related to prematurity at the infant's three months of lifeO nascimento pré-termo pode constituir-se como um fator de risco para a interação mãe-bebê, sugerindo estudos com essa população. Este estudo teve como objetivo descrever e comparar comportamentos interativos de díades mães-bebê de dois grupos, um de bebês nascidos pré-termo e outro de bebês nascidos à termo. Participaram 30 mães e seus bebês pré-termo (Grupo PT) e 30 mães e seus bebês a termo (Grupo AT). A interação de cada díade foi filmada durante cinco minutos. O teste t de amostras independentes foi utilizado para comparar os grupos. Os bebês do Grupo PT emitiram significativamente mais os comportamentos de manter contato visual com suas mães e explorar visualmente o ambiente. Também foram maiores os seus totais de comportamentos interativos negativos e não interativos. Os bebês do Grupo AT interagiram e exploraram mais os brinquedos oferecidos pelas mães e emitiram mais comportamentos interativos positivos. As mães do Grupo PT acariciaram e brincaram significativamente mais com seus bebês do que as mães do Grupo AT, que disponibilizaram mais brinquedos para seus bebês. Ressalta-se a importância de investigar padrões de interação mãe-bebê nascidos pré-termo para delinear estratégias que promovam interações positivas entre as díades.  Preterm birth may constitute a risk factor for mother-infant interaction, suggesting studies with this sample. This study aimed to describe and compare interactive behaviors of mother-infant dyads from two groups, one of preterm infants and the other of full-term infants. Thirty mothers and their preterm infants (PT Group) and 30 mothers and their infants born at term (AT Group) participated. Each dyad’s interaction was recorded for five minutes. The t test of independent samples was used to compare both groups. PT Group infants emitted significantly more the behaviors of keeping eye contact with their mothers and exploring the environment visually. Their totals of negative and non-interactive behaviors were also higher. AT Group infants interacted and explored more the toys offered by their mothers and emitted more positive interactive behaviors. PT Group mothers caressed and played significantly more with their infants than AT Group mothers, who provided more toys for their infants. It is pointed out the importance of investigating patterns of interaction mother-infant born prematurely to delineate strategies that promote positive interactions between the dyads.Unisinos2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2370610.4013/ctc.2022.151.05Contextos Clínicos; v. 15 n. 1 (2022): Jan-Abr1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23706/60749070Copyright (c) 2022 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim Chiodelli, TaísPereira, Veronica Aparecida2022-05-23T12:37:14Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23706Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2022-05-23T12:37:14Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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