Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flora, Ingrid Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238400
Resumo: A pandemia estreitou os laços de dependência do ensino público com a tecnologia, porém devido às desigualdades presentes no país, muitas foram as barreiras para se garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Esta pesquisa propõe uma análise crítica sobre a realidade educacional durante o período pandêmico de 2020 a partir da contribuição Freireana e seus críticos, acerca da autonomia necessária para democratização do acesso às tecnologias digitais na educação pública. Para a primeira etapa do levantamento bibliográfico, com base em parâmetros de linguagem, temáticos e cronológicos de publicação, foram utilizados o portal de periódicos da Capes e o Google Scholar. O trabalho também contou com o auxílio da coleta de dados que foi realizada a partir de questionários e entrevistas aplicadas a professores da rede do Estado de São Paulo. Juntamente aos livros de Freire: “Pedagogia da Autonomia”, “Por uma Pedagogia da Pergunta”, “Pedagogia da Esperança”, os questionários nos ajudaram a sintetizar um dos eixos de potências disponíveis para o processo de enfrentamento da crise causada pelo novo coronavírus e seus desafios para a educação. Os resultados demonstram uma tendência a um aumento do déficit de acesso às TICs o que comprovam a importância da realização de discussões que tenham carácter inovador e que ajudem na superação desses obstáculos que cercam a democratização do ensino.
id UNSP_af1f610178c0343cac342dcdbd0267b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238400
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19Remote education: an analysis on the democratization of digital technologies during the Covid-19 pandemicEducaçãoCovid-19DemocratizaçãoTecnologias digitaisFreireImpactosA pandemia estreitou os laços de dependência do ensino público com a tecnologia, porém devido às desigualdades presentes no país, muitas foram as barreiras para se garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Esta pesquisa propõe uma análise crítica sobre a realidade educacional durante o período pandêmico de 2020 a partir da contribuição Freireana e seus críticos, acerca da autonomia necessária para democratização do acesso às tecnologias digitais na educação pública. Para a primeira etapa do levantamento bibliográfico, com base em parâmetros de linguagem, temáticos e cronológicos de publicação, foram utilizados o portal de periódicos da Capes e o Google Scholar. O trabalho também contou com o auxílio da coleta de dados que foi realizada a partir de questionários e entrevistas aplicadas a professores da rede do Estado de São Paulo. Juntamente aos livros de Freire: “Pedagogia da Autonomia”, “Por uma Pedagogia da Pergunta”, “Pedagogia da Esperança”, os questionários nos ajudaram a sintetizar um dos eixos de potências disponíveis para o processo de enfrentamento da crise causada pelo novo coronavírus e seus desafios para a educação. Os resultados demonstram uma tendência a um aumento do déficit de acesso às TICs o que comprovam a importância da realização de discussões que tenham carácter inovador e que ajudem na superação desses obstáculos que cercam a democratização do ensino.The pandemic has strengthened the ties of dependence between public education and technology, but due to the inequalities present in the country, there are many barriers to ensuring that everyone has access to quality education. This research proposes a critical analysis of the educational reality during the 2020 pandemic period based on Freireana's contribution and his critics, about the necessary autonomy for the democratization of access to digital technologies in public education. For the first stage of the bibliographic survey, based on language, thematic and chronological parameters of publication, the Capes journal portal and Google Scholar were used. The work will also have the help of data collection that will be carried out from questionnaires and interviews applied to teachers in a public school in the State of São Paulo. Together with Freire's books: "Pedagogy of Autonomy", "For a Pedagogy of the Question", "Pedagogy of Hope", the questionnaires will help us to synthesize one of the axes of powers available for the process of facing the crisis caused by the new coronavirus and their challenges for education. Preliminary results show a tendency towards an increase in the deficit of access to ICTs, which prove the importance of holding discussions that have an innovative character and that help to overcome these obstacles that surround the democratization of education.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2021/05463-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Flora, Ingrid Gomes2022-12-21T17:21:37Z2022-12-21T17:21:37Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:36:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-25T06:36:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
Remote education: an analysis on the democratization of digital technologies during the Covid-19 pandemic
title Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
spellingShingle Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
Flora, Ingrid Gomes
Educação
Covid-19
Democratização
Tecnologias digitais
Freire
Impactos
title_short Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
title_full Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
title_fullStr Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
title_full_unstemmed Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
title_sort Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
author Flora, Ingrid Gomes
author_facet Flora, Ingrid Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Flora, Ingrid Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Covid-19
Democratização
Tecnologias digitais
Freire
Impactos
topic Educação
Covid-19
Democratização
Tecnologias digitais
Freire
Impactos
description A pandemia estreitou os laços de dependência do ensino público com a tecnologia, porém devido às desigualdades presentes no país, muitas foram as barreiras para se garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Esta pesquisa propõe uma análise crítica sobre a realidade educacional durante o período pandêmico de 2020 a partir da contribuição Freireana e seus críticos, acerca da autonomia necessária para democratização do acesso às tecnologias digitais na educação pública. Para a primeira etapa do levantamento bibliográfico, com base em parâmetros de linguagem, temáticos e cronológicos de publicação, foram utilizados o portal de periódicos da Capes e o Google Scholar. O trabalho também contou com o auxílio da coleta de dados que foi realizada a partir de questionários e entrevistas aplicadas a professores da rede do Estado de São Paulo. Juntamente aos livros de Freire: “Pedagogia da Autonomia”, “Por uma Pedagogia da Pergunta”, “Pedagogia da Esperança”, os questionários nos ajudaram a sintetizar um dos eixos de potências disponíveis para o processo de enfrentamento da crise causada pelo novo coronavírus e seus desafios para a educação. Os resultados demonstram uma tendência a um aumento do déficit de acesso às TICs o que comprovam a importância da realização de discussões que tenham carácter inovador e que ajudem na superação desses obstáculos que cercam a democratização do ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T17:21:37Z
2022-12-21T17:21:37Z
2022-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238400
url http://hdl.handle.net/11449/238400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047449116278784