Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157118 |
Resumo: | A presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Educação Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de São José do Rio Preto – SP (IBILCE/UNESP). Tem como objetivo contribuir com estudos relacionados ao ensino por projetos, partindo da prática de professores de Escolas. A questão central que buscamos responder é “Em que consiste o trabalho com Projetos realizados por Professores de Matemática da Escola?”. Outras questões surgem a partir dessa dando sustentação a primeira e servindo de norte para o nosso trabalho: De que maneira os professores dão sustentação a sua prática? Como relacionam os conteúdos matemáticos a temas aparentemente distantes do campo da Matemática? Quais concepções embasam a prática do professor de Matemática? Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e vídeos produzidos pela Escola. Como eixo teórico norteador, utilizamos um referencial teórico que discute aspectos do Projeto, como possibilidade de superação de uma perspectiva de ensino que aproxime mais os alunos dos problemas sociais, no que tange ao compromisso e responsabilidade de influenciar decisões futuras sobre a melhoria da qualidade de vida no planeta. |
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Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetosTeacher education study on teaching through projectsEducação matemáticaTrabalho com projetosProfessores de matemáticaMathematics educationWork with projectMathematics teachersA presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Educação Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de São José do Rio Preto – SP (IBILCE/UNESP). Tem como objetivo contribuir com estudos relacionados ao ensino por projetos, partindo da prática de professores de Escolas. A questão central que buscamos responder é “Em que consiste o trabalho com Projetos realizados por Professores de Matemática da Escola?”. Outras questões surgem a partir dessa dando sustentação a primeira e servindo de norte para o nosso trabalho: De que maneira os professores dão sustentação a sua prática? Como relacionam os conteúdos matemáticos a temas aparentemente distantes do campo da Matemática? Quais concepções embasam a prática do professor de Matemática? Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e vídeos produzidos pela Escola. Como eixo teórico norteador, utilizamos um referencial teórico que discute aspectos do Projeto, como possibilidade de superação de uma perspectiva de ensino que aproxime mais os alunos dos problemas sociais, no que tange ao compromisso e responsabilidade de influenciar decisões futuras sobre a melhoria da qualidade de vida no planeta.This dissertation is linked to the line of research "Mathematics Education" of the Post-Graduate Program in Teaching and Training Processes of the “São Paulo State University”, campus São José do Rio Preto - SP (IBILCE / UNESP). The objective has to contribute with studies related to teaching by projects, starting from the practice of teachers in the schools. The central research question we want to answer is “How is the work with projects carried out by mathematics teachers of the school?” Other questions arise from this, giving support to the first and serving as a guide to our work: How do teachers support their practice? How do they relate mathematical subjects to topics that are apparently distant from the mathematic field? What conceptions are based the practice of the mathematics teacher? This work is a qualitative research and the data were obtained through questionnaires, interviews and videos produced by the School. We used a theoretical background that discusses aspects of the Project, as a possibility to overcome from a teaching perspective that brings students closer to social problems, regarding the commitment and responsibility to influence future decisions about improving the quality of life on the planet.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Gabriela Correia da2018-09-25T18:25:52Z2018-09-25T18:25:52Z2018-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15711800090822733004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-25T06:23:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:37.105717Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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