Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Correia da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157118
Resumo: A presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Educação Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de São José do Rio Preto – SP (IBILCE/UNESP). Tem como objetivo contribuir com estudos relacionados ao ensino por projetos, partindo da prática de professores de Escolas. A questão central que buscamos responder é “Em que consiste o trabalho com Projetos realizados por Professores de Matemática da Escola?”. Outras questões surgem a partir dessa dando sustentação a primeira e servindo de norte para o nosso trabalho: De que maneira os professores dão sustentação a sua prática? Como relacionam os conteúdos matemáticos a temas aparentemente distantes do campo da Matemática? Quais concepções embasam a prática do professor de Matemática? Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e vídeos produzidos pela Escola. Como eixo teórico norteador, utilizamos um referencial teórico que discute aspectos do Projeto, como possibilidade de superação de uma perspectiva de ensino que aproxime mais os alunos dos problemas sociais, no que tange ao compromisso e responsabilidade de influenciar decisões futuras sobre a melhoria da qualidade de vida no planeta.
id UNSP_b0de8c4f0120a8d9561957d27a34baa0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157118
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetosTeacher education study on teaching through projectsEducação matemáticaTrabalho com projetosProfessores de matemáticaMathematics educationWork with projectMathematics teachersA presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Educação Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de São José do Rio Preto – SP (IBILCE/UNESP). Tem como objetivo contribuir com estudos relacionados ao ensino por projetos, partindo da prática de professores de Escolas. A questão central que buscamos responder é “Em que consiste o trabalho com Projetos realizados por Professores de Matemática da Escola?”. Outras questões surgem a partir dessa dando sustentação a primeira e servindo de norte para o nosso trabalho: De que maneira os professores dão sustentação a sua prática? Como relacionam os conteúdos matemáticos a temas aparentemente distantes do campo da Matemática? Quais concepções embasam a prática do professor de Matemática? Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e vídeos produzidos pela Escola. Como eixo teórico norteador, utilizamos um referencial teórico que discute aspectos do Projeto, como possibilidade de superação de uma perspectiva de ensino que aproxime mais os alunos dos problemas sociais, no que tange ao compromisso e responsabilidade de influenciar decisões futuras sobre a melhoria da qualidade de vida no planeta.This dissertation is linked to the line of research "Mathematics Education" of the Post-Graduate Program in Teaching and Training Processes of the “São Paulo State University”, campus São José do Rio Preto - SP (IBILCE / UNESP). The objective has to contribute with studies related to teaching by projects, starting from the practice of teachers in the schools. The central research question we want to answer is “How is the work with projects carried out by mathematics teachers of the school?” Other questions arise from this, giving support to the first and serving as a guide to our work: How do teachers support their practice? How do they relate mathematical subjects to topics that are apparently distant from the mathematic field? What conceptions are based the practice of the mathematics teacher? This work is a qualitative research and the data were obtained through questionnaires, interviews and videos produced by the School. We used a theoretical background that discusses aspects of the Project, as a possibility to overcome from a teaching perspective that brings students closer to social problems, regarding the commitment and responsibility to influence future decisions about improving the quality of life on the planet.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Gabriela Correia da2018-09-25T18:25:52Z2018-09-25T18:25:52Z2018-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15711800090822733004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-25T06:23:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:37.105717Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
Teacher education study on teaching through projects
title Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
spellingShingle Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
Silva, Gabriela Correia da
Educação matemática
Trabalho com projetos
Professores de matemática
Mathematics education
Work with project
Mathematics teachers
title_short Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
title_full Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
title_fullStr Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
title_full_unstemmed Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
title_sort Estudo da formação dos professores referente ao ensino por projetos
author Silva, Gabriela Correia da
author_facet Silva, Gabriela Correia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Correia da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Trabalho com projetos
Professores de matemática
Mathematics education
Work with project
Mathematics teachers
topic Educação matemática
Trabalho com projetos
Professores de matemática
Mathematics education
Work with project
Mathematics teachers
description A presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Educação Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de São José do Rio Preto – SP (IBILCE/UNESP). Tem como objetivo contribuir com estudos relacionados ao ensino por projetos, partindo da prática de professores de Escolas. A questão central que buscamos responder é “Em que consiste o trabalho com Projetos realizados por Professores de Matemática da Escola?”. Outras questões surgem a partir dessa dando sustentação a primeira e servindo de norte para o nosso trabalho: De que maneira os professores dão sustentação a sua prática? Como relacionam os conteúdos matemáticos a temas aparentemente distantes do campo da Matemática? Quais concepções embasam a prática do professor de Matemática? Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e vídeos produzidos pela Escola. Como eixo teórico norteador, utilizamos um referencial teórico que discute aspectos do Projeto, como possibilidade de superação de uma perspectiva de ensino que aproxime mais os alunos dos problemas sociais, no que tange ao compromisso e responsabilidade de influenciar decisões futuras sobre a melhoria da qualidade de vida no planeta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25T18:25:52Z
2018-09-25T18:25:52Z
2018-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157118
000908227
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/157118
identifier_str_mv 000908227
33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129303992336384