A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cattai, Maria Dirlene da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006
http://hdl.handle.net/11449/26472
Resumo: O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.
id UNSP_7a4f5c5914807e5a3eb41d8c4ffa70a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26472
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escolaThe Mathematics teacher education and project work at schoolTrabalho com projetosFormação de professores de matemáticaTrabalho docenteEducação matemáticaProject workMathematics teacher educationTeacher workMathematics educationO objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.This paper presents the results of research aiming at discussing the relationship between mathematics teacher education and the development of project work in teaching practice. The data are taken from interviews with ten secondary and high school mathematics teachers as well as two questionnaires answered by each of them. It was possible to identify three different forms of working with projects: i) individually- teachers' own initiative; ii) by school recommendation- in a fragmented manner; iii) collectively. There are no evidences that the pre-service education influenced their work with projects. This preference was developed during their careers through participation on in-service courses, practical experience, and personal characteristics. In-service teacher education was the main aspect which contributed for their preference.Instituto de Ensino Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista Instituto de Geociências Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Instituto de Geociências Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasInstituto de Ensino Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cattai, Maria Dirlene da SilvaPenteado, Miriam Godoy [UNESP]2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article105-120application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647210.1590/S1516-73132009000100006S1516-73132009000100006S1516-73132009000100006.pdf40999923324392950000-0003-0458-275XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:10:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26472Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:38:57.346396Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
The Mathematics teacher education and project work at school
title A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
spellingShingle A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
Cattai, Maria Dirlene da Silva
Trabalho com projetos
Formação de professores de matemática
Trabalho docente
Educação matemática
Project work
Mathematics teacher education
Teacher work
Mathematics education
title_short A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
title_full A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
title_fullStr A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
title_full_unstemmed A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
title_sort A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
author Cattai, Maria Dirlene da Silva
author_facet Cattai, Maria Dirlene da Silva
Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
author_role author
author2 Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Ensino Rio Claro
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cattai, Maria Dirlene da Silva
Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho com projetos
Formação de professores de matemática
Trabalho docente
Educação matemática
Project work
Mathematics teacher education
Teacher work
Mathematics education
topic Trabalho com projetos
Formação de professores de matemática
Trabalho docente
Educação matemática
Project work
Mathematics teacher education
Teacher work
Mathematics education
description O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T15:07:21Z
2014-05-20T15:07:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26472
10.1590/S1516-73132009000100006
S1516-73132009000100006
S1516-73132009000100006.pdf
4099992332439295
0000-0003-0458-275X
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006
http://hdl.handle.net/11449/26472
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009.
1516-7313
10.1590/S1516-73132009000100006
S1516-73132009000100006
S1516-73132009000100006.pdf
4099992332439295
0000-0003-0458-275X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105-120
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128544197312512