A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006 http://hdl.handle.net/11449/26472 |
Resumo: | O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais. |
id |
UNSP_7a4f5c5914807e5a3eb41d8c4ffa70a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26472 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escolaThe Mathematics teacher education and project work at schoolTrabalho com projetosFormação de professores de matemáticaTrabalho docenteEducação matemáticaProject workMathematics teacher educationTeacher workMathematics educationO objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.This paper presents the results of research aiming at discussing the relationship between mathematics teacher education and the development of project work in teaching practice. The data are taken from interviews with ten secondary and high school mathematics teachers as well as two questionnaires answered by each of them. It was possible to identify three different forms of working with projects: i) individually- teachers' own initiative; ii) by school recommendation- in a fragmented manner; iii) collectively. There are no evidences that the pre-service education influenced their work with projects. This preference was developed during their careers through participation on in-service courses, practical experience, and personal characteristics. In-service teacher education was the main aspect which contributed for their preference.Instituto de Ensino Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista Instituto de Geociências Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Instituto de Geociências Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasInstituto de Ensino Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cattai, Maria Dirlene da SilvaPenteado, Miriam Godoy [UNESP]2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article105-120application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647210.1590/S1516-73132009000100006S1516-73132009000100006S1516-73132009000100006.pdf40999923324392950000-0003-0458-275XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:10:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26472Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:38:57.346396Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola The Mathematics teacher education and project work at school |
title |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola |
spellingShingle |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola Cattai, Maria Dirlene da Silva Trabalho com projetos Formação de professores de matemática Trabalho docente Educação matemática Project work Mathematics teacher education Teacher work Mathematics education |
title_short |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola |
title_full |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola |
title_fullStr |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola |
title_full_unstemmed |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola |
title_sort |
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola |
author |
Cattai, Maria Dirlene da Silva |
author_facet |
Cattai, Maria Dirlene da Silva Penteado, Miriam Godoy [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Penteado, Miriam Godoy [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de Ensino Rio Claro Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cattai, Maria Dirlene da Silva Penteado, Miriam Godoy [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho com projetos Formação de professores de matemática Trabalho docente Educação matemática Project work Mathematics teacher education Teacher work Mathematics education |
topic |
Trabalho com projetos Formação de professores de matemática Trabalho docente Educação matemática Project work Mathematics teacher education Teacher work Mathematics education |
description |
O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 2014-05-20T15:07:21Z 2014-05-20T15:07:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26472 10.1590/S1516-73132009000100006 S1516-73132009000100006 S1516-73132009000100006.pdf 4099992332439295 0000-0003-0458-275X |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006 http://hdl.handle.net/11449/26472 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009. 1516-7313 10.1590/S1516-73132009000100006 S1516-73132009000100006 S1516-73132009000100006.pdf 4099992332439295 0000-0003-0458-275X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105-120 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128544197312512 |