Crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBA) a partir da categoria marxiana de necessidades humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138063
Resumo: O presente trabalho trata da crítica ao conceito de Necessidades Básicas de Aprendizagem por meio da submissão da categoria necessidade ao movimento metodológico marxiano revelador das leis gerais da sociedade capitalista. Visou-se explicitar que os antagonismos de classe permeiam a esfera da educação escolar ao impedirem à classe trabalhadora a apropriação dos signos da cultura que desnudam o potencial das forças produtivas em transcender o modo de produção vigente e ter nas necessidades humanas novo impulso direcionador. Delimitamos como hipótese desta investigação que, tendo em vista que a organização social burguesa vale-se de mecanismos contra-atuantes para barrar a realização das necessidades das forças produtivas, transgressoras das leis gerais de reprodução do capital, na esfera da educação escolar os ideários pedagógicos cerceadores da apropriação da realidade aos limites do pensamento empírico atuam como barreiras impeditivas do alcance das necessidades suplantadoras da ordem social burguesa. A verificação da referida hipótese ancorou-se na epistemologia materialista histórico-dialética e nos preceitos fundamentais da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Ao longo da investigação, a categoria necessidade revelou sua essência antagônica de garantidora da dinâmica em que as contradições do sistema capitalista se movem e se realizam e geradora da divergência basilar entre a finalidade de autovalorização do capital e o potencial das necessidades de suas forças produtivas cuja complexidade supera os limites das presunções burguesas pautadas na usurpação do trabalho alheio.
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