Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ufrn.emnuvens.com.br/educacaoemquestao/article/view/4062 http://hdl.handle.net/11449/114864 |
Resumo: | The aim of this research was to investigate the communicative profile of children with Asperger syndrome and the communicative resources used by teachers during interaction with these students in regular education. Five children, from 5 to 8-year-old-male, with Asperger syndrome and their teachers participated in the study. Their school grade ranged from pre-school to second grade elementary school. The characterization of the sample was obtained from an Informative Form and the Scale for the Assessment of Autistic Behavior. The communicative profile of the children and the resources used by their teachers were analyzed from the recorded footage. The results have showed that the teachers prompted the communication more often than the students with Asperger Syndrome and that the resources used by them were: 1 - concrete object, 2 - gesture, 3 - writing; 4-verbalization. |
id |
UNSP_b2b699ae21ebf557178ab6d2100270ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114864 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professoresRelationship between communicative profile of children with Asperger syndrome and teachers’ strategiesEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃOACESSIBILIDADE COMUNICATIVAFORMAÇÃO DE PROFESSORESThe aim of this research was to investigate the communicative profile of children with Asperger syndrome and the communicative resources used by teachers during interaction with these students in regular education. Five children, from 5 to 8-year-old-male, with Asperger syndrome and their teachers participated in the study. Their school grade ranged from pre-school to second grade elementary school. The characterization of the sample was obtained from an Informative Form and the Scale for the Assessment of Autistic Behavior. The communicative profile of the children and the resources used by their teachers were analyzed from the recorded footage. The results have showed that the teachers prompted the communication more often than the students with Asperger Syndrome and that the resources used by them were: 1 - concrete object, 2 - gesture, 3 - writing; 4-verbalization.O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e as estratégias utilizadas por professoras na comunicação com esses alunos no ensino regular. Participaram cinco crianças, gênero masculino, idades entre cinco e oito anos, com síndrome de Asperger, que frequentavam do Jardim II à 2ª série e suas professoras. A caracterização da amostra foi feita por meio de uma Ficha informativa e da Escala de Traços Autísticos. O perfil comunicativo das crianças e os recursos utilizados pelas professoras foram analisados por meio das filmagens realizadas. Os resultados indicaram que as professoras iniciaram mais a comunicação do que seus alunos com síndrome de Asperger e os recursos utilizados por elas foram: 1- objeto concreto; 2- gesto; 3- escrita; 4-verbalização.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Maria Claúdia [UNESP]Deliberato, Débora [UNESP]Carrara, Kester [UNESP]2015-02-24T13:57:32Z2015-02-24T13:57:32Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article309-337application/pdfhttp://ufrn.emnuvens.com.br/educacaoemquestao/article/view/4062Revista Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 309-337, 2012.1981-1802http://hdl.handle.net/11449/114864ISSN1981-1802-2012-42-28-309-337.pdf515406337533353641433593373923434654377716651363Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Educação em Questãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores Relationship between communicative profile of children with Asperger syndrome and teachers’ strategies |
title |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
spellingShingle |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores Brito, Maria Claúdia [UNESP] EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_short |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_full |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_fullStr |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_full_unstemmed |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
title_sort |
Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores |
author |
Brito, Maria Claúdia [UNESP] |
author_facet |
Brito, Maria Claúdia [UNESP] Deliberato, Débora [UNESP] Carrara, Kester [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Deliberato, Débora [UNESP] Carrara, Kester [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria Claúdia [UNESP] Deliberato, Débora [UNESP] Carrara, Kester [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
topic |
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
description |
The aim of this research was to investigate the communicative profile of children with Asperger syndrome and the communicative resources used by teachers during interaction with these students in regular education. Five children, from 5 to 8-year-old-male, with Asperger syndrome and their teachers participated in the study. Their school grade ranged from pre-school to second grade elementary school. The characterization of the sample was obtained from an Informative Form and the Scale for the Assessment of Autistic Behavior. The communicative profile of the children and the resources used by their teachers were analyzed from the recorded footage. The results have showed that the teachers prompted the communication more often than the students with Asperger Syndrome and that the resources used by them were: 1 - concrete object, 2 - gesture, 3 - writing; 4-verbalization. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-02-24T13:57:32Z 2015-02-24T13:57:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ufrn.emnuvens.com.br/educacaoemquestao/article/view/4062 Revista Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 309-337, 2012. 1981-1802 http://hdl.handle.net/11449/114864 ISSN1981-1802-2012-42-28-309-337.pdf 5154063375333536 4143359337392343 4654377716651363 |
url |
http://ufrn.emnuvens.com.br/educacaoemquestao/article/view/4062 http://hdl.handle.net/11449/114864 |
identifier_str_mv |
Revista Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 309-337, 2012. 1981-1802 ISSN1981-1802-2012-42-28-309-337.pdf 5154063375333536 4143359337392343 4654377716651363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Questão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
309-337 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128161054982144 |