A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/131827 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf |
Resumo: | O presente trabalho realiza um estudo referente à Geometria Tridimensional, no que tange a sua metodologia apresentada nos livros didáticos de Matemática. Esse instrumento tem passado por um processo de avaliação mais rigoroso nas últimas décadas pelos órgãos governamentais para a promoção do livro com qualidade o que é importante, porém uma análise crítica de seus conteúdos é essencial para que esse instrumento torne-se adequado a cada realidade e um aliado no planejamento do educador no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Essa disciplina é considerada por vários autores e especialista da educação como um conhecimento muito pertinente para a formação integral do aluno, ao proporcionar o desenvolvimento do raciocínio visual, espacial e lógico, abrangendo também a formação cultural e profissional. Nesse sentido, considerando a importância da escolha de um livro adequado e coerente para a qualidade desse ensino, objetivouse com esse estudo realizar uma análise e reflexão sobre os conteúdos da Geometria Tridimensional apresentada em dois livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental submetidos aos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2013) e aprovado pelo Ministério da Educação. Mediante levantamento bibliográfico da literatura pertinente e análise de documentos oficiais foi possível verificar que os mesmos apresentaram progressos em alguns aspectos atendendo de forma parcial as propostas atuais para esse ensino demonstrando que ainda precisam evoluir |
id |
UNSP_b3003c4714e4062123aa083ca4e32dab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/131827 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemGeometriaLivros didáticosRaciocínioCogniçãoO presente trabalho realiza um estudo referente à Geometria Tridimensional, no que tange a sua metodologia apresentada nos livros didáticos de Matemática. Esse instrumento tem passado por um processo de avaliação mais rigoroso nas últimas décadas pelos órgãos governamentais para a promoção do livro com qualidade o que é importante, porém uma análise crítica de seus conteúdos é essencial para que esse instrumento torne-se adequado a cada realidade e um aliado no planejamento do educador no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Essa disciplina é considerada por vários autores e especialista da educação como um conhecimento muito pertinente para a formação integral do aluno, ao proporcionar o desenvolvimento do raciocínio visual, espacial e lógico, abrangendo também a formação cultural e profissional. Nesse sentido, considerando a importância da escolha de um livro adequado e coerente para a qualidade desse ensino, objetivouse com esse estudo realizar uma análise e reflexão sobre os conteúdos da Geometria Tridimensional apresentada em dois livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental submetidos aos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2013) e aprovado pelo Ministério da Educação. Mediante levantamento bibliográfico da literatura pertinente e análise de documentos oficiais foi possível verificar que os mesmos apresentaram progressos em alguns aspectos atendendo de forma parcial as propostas atuais para esse ensino demonstrando que ainda precisam evoluirUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP]2015-12-10T14:07:46Z2015-12-10T14:07:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfSANTOS, Edinéia Cristina dos. A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131827000851754http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf58752883438196830000-0003-4393-6127Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:17:20.520125Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental |
title |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Geometria Livros didáticos Raciocínio Cognição |
title_short |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental |
author |
Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Geometria Livros didáticos Raciocínio Cognição |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Geometria Livros didáticos Raciocínio Cognição |
description |
O presente trabalho realiza um estudo referente à Geometria Tridimensional, no que tange a sua metodologia apresentada nos livros didáticos de Matemática. Esse instrumento tem passado por um processo de avaliação mais rigoroso nas últimas décadas pelos órgãos governamentais para a promoção do livro com qualidade o que é importante, porém uma análise crítica de seus conteúdos é essencial para que esse instrumento torne-se adequado a cada realidade e um aliado no planejamento do educador no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Essa disciplina é considerada por vários autores e especialista da educação como um conhecimento muito pertinente para a formação integral do aluno, ao proporcionar o desenvolvimento do raciocínio visual, espacial e lógico, abrangendo também a formação cultural e profissional. Nesse sentido, considerando a importância da escolha de um livro adequado e coerente para a qualidade desse ensino, objetivouse com esse estudo realizar uma análise e reflexão sobre os conteúdos da Geometria Tridimensional apresentada em dois livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental submetidos aos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2013) e aprovado pelo Ministério da Educação. Mediante levantamento bibliográfico da literatura pertinente e análise de documentos oficiais foi possível verificar que os mesmos apresentaram progressos em alguns aspectos atendendo de forma parcial as propostas atuais para esse ensino demonstrando que ainda precisam evoluir |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10T14:07:46Z 2015-12-10T14:07:46Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Edinéia Cristina dos. A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/131827 000851754 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf 5875288343819683 0000-0003-4393-6127 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Edinéia Cristina dos. A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. 000851754 5875288343819683 0000-0003-4393-6127 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/131827 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128785153785856 |