Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carlotto, Mary Sandra [UNESP], Marôco, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100010
http://hdl.handle.net/11449/28962
Resumo: Realizou-se adaptação cultural do Inventário de Burnout de Copenhagen para estudantes (CBI-S) em português e estimou-se sua confiabilidade e validade. O CBI-S foi preenchido por 958 estudantes universitários brasileiros e 556 portugueses. O modelo fatorial original apresentou bom ajustamento entretanto, foram removidos dois itens com confiabilidade individual baixa (λ<0,5). A nova estrutura apresentou bom ajustamento a 2/3 da amostra total sendo invariante no 1/3 restante da amostra original. Verficou-se adequada consistência interna e validade convergente, discriminante e concorrente. Os pesos fatoriais do CBI-S não foram invariantes nas amostras de Brasil e Portugal. O CBI-S apresentou adequada confiabilidade e validade entretanto, verificou-se ausência de estabilidade transcultural.
id UNSP_b33426c6e01e11c29628bfae0ce590e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28962
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and BrazilInventário de Burnout de Copenhagen - versão estudantes: adaptação e validação transcultural para Portugal e BrasilBurnoutestudantes universitáriosavaliaçãoPsicometriaBurnoutcollege studentsevaluationPsychometricsRealizou-se adaptação cultural do Inventário de Burnout de Copenhagen para estudantes (CBI-S) em português e estimou-se sua confiabilidade e validade. O CBI-S foi preenchido por 958 estudantes universitários brasileiros e 556 portugueses. O modelo fatorial original apresentou bom ajustamento entretanto, foram removidos dois itens com confiabilidade individual baixa (λ<0,5). A nova estrutura apresentou bom ajustamento a 2/3 da amostra total sendo invariante no 1/3 restante da amostra original. Verficou-se adequada consistência interna e validade convergente, discriminante e concorrente. Os pesos fatoriais do CBI-S não foram invariantes nas amostras de Brasil e Portugal. O CBI-S apresentou adequada confiabilidade e validade entretanto, verificou-se ausência de estabilidade transcultural.The Copenhagen Burnout Inventory for college students (CBI-S) was adapted to the Portuguese language and its reliability and validity studied in a sample of both Brazilian (n=958) and Portuguese (n=556) college students. The confirmatory factor analysis of the CBI-S showed good fit but two items were removed since they lack individual reliability (λ<.50). The new structure showed a good fit on 2/3 of the total sample and was invariant in the other 1/3 of the sample. The CBI-S factor weights were not invariant in the Brazilian and Portuguese samples. Internal consistency as well as convergent, discriminant and concurrent validity were good. The Portuguese CBI-S showed adequate reliability and validity but did not show cross-cultural validity.Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita FilhoUniversidade Luterana do BrasilInstituto Superior de Psicologia AplicadaUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Luterana do BrasilInstituto Superior de Psicologia AplicadaCampos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]Carlotto, Mary Sandra [UNESP]Marôco, João2014-05-20T15:13:51Z2014-05-20T15:13:51Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article87-97application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100010Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 26, n. 1, p. 87-97, 2013.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2896210.1590/S0102-79722013000100010S0102-79722013000100010WOS:000327706000010S0102-79722013000100010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-27T18:43:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28962Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-27T18:43:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
Inventário de Burnout de Copenhagen - versão estudantes: adaptação e validação transcultural para Portugal e Brasil
title Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
spellingShingle Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
Burnout
estudantes universitários
avaliação
Psicometria
Burnout
college students
evaluation
Psychometrics
title_short Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
title_full Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
title_fullStr Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
title_full_unstemmed Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
title_sort Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
author Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
author_facet Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
Carlotto, Mary Sandra [UNESP]
Marôco, João
author_role author
author2 Carlotto, Mary Sandra [UNESP]
Marôco, João
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Luterana do Brasil
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
Carlotto, Mary Sandra [UNESP]
Marôco, João
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout
estudantes universitários
avaliação
Psicometria
Burnout
college students
evaluation
Psychometrics
topic Burnout
estudantes universitários
avaliação
Psicometria
Burnout
college students
evaluation
Psychometrics
description Realizou-se adaptação cultural do Inventário de Burnout de Copenhagen para estudantes (CBI-S) em português e estimou-se sua confiabilidade e validade. O CBI-S foi preenchido por 958 estudantes universitários brasileiros e 556 portugueses. O modelo fatorial original apresentou bom ajustamento entretanto, foram removidos dois itens com confiabilidade individual baixa (λ<0,5). A nova estrutura apresentou bom ajustamento a 2/3 da amostra total sendo invariante no 1/3 restante da amostra original. Verficou-se adequada consistência interna e validade convergente, discriminante e concorrente. Os pesos fatoriais do CBI-S não foram invariantes nas amostras de Brasil e Portugal. O CBI-S apresentou adequada confiabilidade e validade entretanto, verificou-se ausência de estabilidade transcultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
2014-05-20T15:13:51Z
2014-05-20T15:13:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100010
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 26, n. 1, p. 87-97, 2013.
0102-7972
http://hdl.handle.net/11449/28962
10.1590/S0102-79722013000100010
S0102-79722013000100010
WOS:000327706000010
S0102-79722013000100010.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100010
http://hdl.handle.net/11449/28962
identifier_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 26, n. 1, p. 87-97, 2013.
0102-7972
10.1590/S0102-79722013000100010
S0102-79722013000100010
WOS:000327706000010
S0102-79722013000100010.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica
0,258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87-97
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546454720970752