A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niz, Claudia Amorim Francez [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150112
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) encontram-se presentes na sociedade e no cotidiano escolar. Tal fato gera como urgência social a necessidade de um processo de formação continuada de professores para uso das tecnologias, objetivando a apropriação deste instrumental, por parte destes docentes. Este trabalho buscou analisar a prática pedagógica de 13 professores de unidades escolares que participaram de cursos na modalidade a distância oferecidos entre os anos de 2011 e 2013 pela Secretaria de Educação de um município do interior do Estado de São Paulo. Nesta perspectiva, foram analisados dois cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) oferecidos aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, o objetivo foi analisar a estrutura didática destes cursos, ou seja, seus conteúdos, metodologias, carga horária, recursos, tipos de atividades, etc. Noutro momento, buscou-se identificar se os professores utilizam em sua prática pedagógica os conteúdos aprendidos no curso em análise. A metodologia qualitativa contemplou as seguintes etapas: 1) levantamento bibliográfico e revisão da literatura; 2) pesquisa de campo em três momentos nos quais: o primeiro realizou-se uma análise dos cursos on-line, para conhecer a estrutura de tais cursos; segundo foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas para identificar o perfil dos docentes que participaram dos cursos, os conteúdos aprendidos e a prática pedagógica desses sujeitos; terceiro ocorreram as observações in-loco das aulas de dois professores usando a tecnologia; c) descrição dos dados obtidos; d) análise dos dados e discussão dos resultados. Este trabalho contribuiu para a elaboração de novos conhecimentos na área de formação de professores e EaD trazendo discussões e reflexões a respeito dessa temática.
id UNSP_b3ab414e9912eeb97c4fda03cb7be4e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150112
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivasThe continued teacher training and the use of technologies in a classroom: tensions, reflections and new perspectivesTecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)Formação continuadaEducação a Distância (EaD)Prática pedagógicaAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) encontram-se presentes na sociedade e no cotidiano escolar. Tal fato gera como urgência social a necessidade de um processo de formação continuada de professores para uso das tecnologias, objetivando a apropriação deste instrumental, por parte destes docentes. Este trabalho buscou analisar a prática pedagógica de 13 professores de unidades escolares que participaram de cursos na modalidade a distância oferecidos entre os anos de 2011 e 2013 pela Secretaria de Educação de um município do interior do Estado de São Paulo. Nesta perspectiva, foram analisados dois cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) oferecidos aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, o objetivo foi analisar a estrutura didática destes cursos, ou seja, seus conteúdos, metodologias, carga horária, recursos, tipos de atividades, etc. Noutro momento, buscou-se identificar se os professores utilizam em sua prática pedagógica os conteúdos aprendidos no curso em análise. A metodologia qualitativa contemplou as seguintes etapas: 1) levantamento bibliográfico e revisão da literatura; 2) pesquisa de campo em três momentos nos quais: o primeiro realizou-se uma análise dos cursos on-line, para conhecer a estrutura de tais cursos; segundo foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas para identificar o perfil dos docentes que participaram dos cursos, os conteúdos aprendidos e a prática pedagógica desses sujeitos; terceiro ocorreram as observações in-loco das aulas de dois professores usando a tecnologia; c) descrição dos dados obtidos; d) análise dos dados e discussão dos resultados. Este trabalho contribuiu para a elaboração de novos conhecimentos na área de formação de professores e EaD trazendo discussões e reflexões a respeito dessa temática.The Digital Information and Communication Technologies are present in society and in daily school life. This fact generates as social urgency the need of a continuous teacher training process for the use of technologies, aiming at the appropriation of these instruments by these teachers. This work aimed to analyze the pedagogical practice of 13 teachers from school units that participated in distance learning courses offered between 2011 and 2013 by the Education Department of a municipality in the interior of the State of São Paulo. In this perspective, two courses were analyzed in the form of Distance Education offered to teachers from 1st to 5th year of Elementary School, the objective was to analyze the didactic structure of these courses, which is, their contents, methodologies, workload, resources, types of activities, etc. At another moment, it was sought to identify if the teachers use in their pedagogical practice the contents learned in the course under analysis. The qualitative methodology includes the following steps: 1) bibliographic survey and literature review; 2) field research in three moments whereupon: the first one was an analysis of the online courses, to know their structure; at the second, 13 semi-structured interviews were carried out to identify the profile of the teachers who participated in the courses, the contents learned and the pedagogical practice of these subjects; at the third there were in-situ observations of the classes of two teachers using the technology; description of the obtained data; data analysis and discussion of results. This work contributed to the development of new knowledge in the teacher education area and Distance Education, bringing discussions and reflections on this subject.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Niz, Claudia Amorim Francez [UNESP]2017-04-11T19:35:36Z2017-04-11T19:35:36Z2017-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15011200088383733004030079P250251142245602410000-0001-8507-8242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150112Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:09.951156Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas
The continued teacher training and the use of technologies in a classroom: tensions, reflections and new perspectives
title A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas
spellingShingle A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas
Niz, Claudia Amorim Francez [UNESP]
Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Formação continuada
Educação a Distância (EaD)
Prática pedagógica
title_short A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas
title_full A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas
title_fullStr A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas
title_full_unstemmed A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas
title_sort A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas
author Niz, Claudia Amorim Francez [UNESP]
author_facet Niz, Claudia Amorim Francez [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Niz, Claudia Amorim Francez [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Formação continuada
Educação a Distância (EaD)
Prática pedagógica
topic Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Formação continuada
Educação a Distância (EaD)
Prática pedagógica
description As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) encontram-se presentes na sociedade e no cotidiano escolar. Tal fato gera como urgência social a necessidade de um processo de formação continuada de professores para uso das tecnologias, objetivando a apropriação deste instrumental, por parte destes docentes. Este trabalho buscou analisar a prática pedagógica de 13 professores de unidades escolares que participaram de cursos na modalidade a distância oferecidos entre os anos de 2011 e 2013 pela Secretaria de Educação de um município do interior do Estado de São Paulo. Nesta perspectiva, foram analisados dois cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) oferecidos aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, o objetivo foi analisar a estrutura didática destes cursos, ou seja, seus conteúdos, metodologias, carga horária, recursos, tipos de atividades, etc. Noutro momento, buscou-se identificar se os professores utilizam em sua prática pedagógica os conteúdos aprendidos no curso em análise. A metodologia qualitativa contemplou as seguintes etapas: 1) levantamento bibliográfico e revisão da literatura; 2) pesquisa de campo em três momentos nos quais: o primeiro realizou-se uma análise dos cursos on-line, para conhecer a estrutura de tais cursos; segundo foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas para identificar o perfil dos docentes que participaram dos cursos, os conteúdos aprendidos e a prática pedagógica desses sujeitos; terceiro ocorreram as observações in-loco das aulas de dois professores usando a tecnologia; c) descrição dos dados obtidos; d) análise dos dados e discussão dos resultados. Este trabalho contribuiu para a elaboração de novos conhecimentos na área de formação de professores e EaD trazendo discussões e reflexões a respeito dessa temática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11T19:35:36Z
2017-04-11T19:35:36Z
2017-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150112
000883837
33004030079P2
5025114224560241
0000-0001-8507-8242
url http://hdl.handle.net/11449/150112
identifier_str_mv 000883837
33004030079P2
5025114224560241
0000-0001-8507-8242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128715511562240