O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141575
Resumo: As teorias recentes da sociologia política localizam a existência dos problemas de inclusão e reconhecimento no interior das chamadas sociedades multiculturais do século XX, mas as teorias não tratam das sociedades multiculturais derivadas da colonização no século XVI, e que abrigam em seu interior contrastes étnicos muito mais intensos. A população brasileira é composta por povos imigrantes de várias origens e de 800 mil descendentes de povos nativos, agrupados em cerca de 200 nações, que falam 180 idiomas diferentes. Este estudo visou analisar as atuais políticas educacionais brasileiras, enfocando a forma pela qual elas consideram a diversidade e o reconhecimento para elaborar e executar ações de inclusão. Foi construído um modelo teórico baseado na perspectiva de Habermas sobre as teorias de inclusão e reconhecimento, com que foram analisadas as concepções de inclusão, reconhecimento e diversidade nas políticas educacionais no Brasil, observando a potencialidade delas em efetivar a diversidade num contexto de discrepâncias. Notou-se que o conceito de inclusão reconhece algumas diferenças individuais, mas não concilia modos de vida e visões de mundo discrepantes, o que torna as políticas educacionais de inclusão brasileiras insuficientes para promover a coexistência das culturas no plano da diversidade e da emancipação.
id UNSP_b3f443c393621635048b9d6e2da7174e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141575
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileiraInclusãoDiversidadePolíticas educacionais brasileirasAs teorias recentes da sociologia política localizam a existência dos problemas de inclusão e reconhecimento no interior das chamadas sociedades multiculturais do século XX, mas as teorias não tratam das sociedades multiculturais derivadas da colonização no século XVI, e que abrigam em seu interior contrastes étnicos muito mais intensos. A população brasileira é composta por povos imigrantes de várias origens e de 800 mil descendentes de povos nativos, agrupados em cerca de 200 nações, que falam 180 idiomas diferentes. Este estudo visou analisar as atuais políticas educacionais brasileiras, enfocando a forma pela qual elas consideram a diversidade e o reconhecimento para elaborar e executar ações de inclusão. Foi construído um modelo teórico baseado na perspectiva de Habermas sobre as teorias de inclusão e reconhecimento, com que foram analisadas as concepções de inclusão, reconhecimento e diversidade nas políticas educacionais no Brasil, observando a potencialidade delas em efetivar a diversidade num contexto de discrepâncias. Notou-se que o conceito de inclusão reconhece algumas diferenças individuais, mas não concilia modos de vida e visões de mundo discrepantes, o que torna as políticas educacionais de inclusão brasileiras insuficientes para promover a coexistência das culturas no plano da diversidade e da emancipação.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Sociologia e Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]2016-07-19T12:59:34Z2016-07-19T12:59:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9268-9281application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9268-92812357-7819http://hdl.handle.net/11449/141575ISSN2357-7819-2014-9268-9281.pdf44529088248713630000-0001-8019-6506porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-09T06:06:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141575Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-09T06:06:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira
title O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira
spellingShingle O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira
Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]
Inclusão
Diversidade
Políticas educacionais brasileiras
title_short O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira
title_full O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira
title_fullStr O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira
title_full_unstemmed O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira
title_sort O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira
author Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]
author_facet Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]
Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]
author_role author
author2 Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini [UNESP]
Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Diversidade
Políticas educacionais brasileiras
topic Inclusão
Diversidade
Políticas educacionais brasileiras
description As teorias recentes da sociologia política localizam a existência dos problemas de inclusão e reconhecimento no interior das chamadas sociedades multiculturais do século XX, mas as teorias não tratam das sociedades multiculturais derivadas da colonização no século XVI, e que abrigam em seu interior contrastes étnicos muito mais intensos. A população brasileira é composta por povos imigrantes de várias origens e de 800 mil descendentes de povos nativos, agrupados em cerca de 200 nações, que falam 180 idiomas diferentes. Este estudo visou analisar as atuais políticas educacionais brasileiras, enfocando a forma pela qual elas consideram a diversidade e o reconhecimento para elaborar e executar ações de inclusão. Foi construído um modelo teórico baseado na perspectiva de Habermas sobre as teorias de inclusão e reconhecimento, com que foram analisadas as concepções de inclusão, reconhecimento e diversidade nas políticas educacionais no Brasil, observando a potencialidade delas em efetivar a diversidade num contexto de discrepâncias. Notou-se que o conceito de inclusão reconhece algumas diferenças individuais, mas não concilia modos de vida e visões de mundo discrepantes, o que torna as políticas educacionais de inclusão brasileiras insuficientes para promover a coexistência das culturas no plano da diversidade e da emancipação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:34Z
2016-07-19T12:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9268-9281
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141575
ISSN2357-7819-2014-9268-9281.pdf
4452908824871363
0000-0001-8019-6506
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141575
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9268-9281
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9268-9281.pdf
4452908824871363
0000-0001-8019-6506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9268-9281
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045908246429696