O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pinto, Virginia Bentes, Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=44
http://hdl.handle.net/11449/115188
Resumo: In the Learning Society, understand the nature of digital information is relevant for librarians, which broadened its performance, it must create, organize, add metadata, and evaluate usability and accessibility to disseminate digital information in environments web. This paper discusses the creation and implementation of the Information Architecture discipline as discipline in courses of Science Librarian of Universidade Federal do Ceará. It is an analysis evidenced from observations in the classroom. The methodology of this study is anchored in the qualitative approach and has a descriptive character. As a result, we present the construction process of the aims of discipline, the menu and the curriculum.
id UNSP_b487dfbfcc9fab8708f62cff55979180
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115188
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do CearáArquitetura da informaçãoEnsino de BiblioteconomiaInformação e TecnologiaBiblioteconomiaIn the Learning Society, understand the nature of digital information is relevant for librarians, which broadened its performance, it must create, organize, add metadata, and evaluate usability and accessibility to disseminate digital information in environments web. This paper discusses the creation and implementation of the Information Architecture discipline as discipline in courses of Science Librarian of Universidade Federal do Ceará. It is an analysis evidenced from observations in the classroom. The methodology of this study is anchored in the qualitative approach and has a descriptive character. As a result, we present the construction process of the aims of discipline, the menu and the curriculum.Na Sociedade da Aprendizagem, compreender a natureza digital da informação é relevante para o exercício profissional dos bibliotecários, que ampliando sua atuação, tem lidado com a necessidade de criar, organizar, inserir metadados, avaliar usabilidade e acessibilidade para disseminar informações digitais no ambiente web. Este artigo objetiva discutir a criação e implementação da disciplina Arquitetura da Informação nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará Campus Fortaleza e Cariri. Trata-se de uma análise elaborada a partir de observações evidenciadas em sala de aula. A metodologia deste estudo está ancorada na abordagem qualitativa e possui cunho descritivo. Como resultados, apresentamos o processo de construção dos objetivos da disciplina, da ementa e do conteúdo programático.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Ceará (UFC)Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP]Pinto, Virginia BentesVidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]2015-02-24T13:57:51Z2015-02-24T13:57:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article334-350application/pdfhttp://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=44Revista EDICIC, v. 1, n. 2, p. 334-350, 2011.2236-5753http://hdl.handle.net/11449/115188ISSN2236-5753-2011-01-02-334-350.pdf7390573927636069899234158532938342319937923475990000-0002-4216-0374Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista EDICICinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:38:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115188Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:54:37.096507Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP]
Arquitetura da informação
Ensino de Biblioteconomia
Informação e Tecnologia
Biblioteconomia
title_short O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title_full O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
title_sort O Ensino de arquitetura da informação: uma proposta para os cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
author Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP]
author_facet Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP]
Pinto, Virginia Bentes
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
author_role author
author2 Pinto, Virginia Bentes
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP]
Pinto, Virginia Bentes
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura da informação
Ensino de Biblioteconomia
Informação e Tecnologia
Biblioteconomia
topic Arquitetura da informação
Ensino de Biblioteconomia
Informação e Tecnologia
Biblioteconomia
description In the Learning Society, understand the nature of digital information is relevant for librarians, which broadened its performance, it must create, organize, add metadata, and evaluate usability and accessibility to disseminate digital information in environments web. This paper discusses the creation and implementation of the Information Architecture discipline as discipline in courses of Science Librarian of Universidade Federal do Ceará. It is an analysis evidenced from observations in the classroom. The methodology of this study is anchored in the qualitative approach and has a descriptive character. As a result, we present the construction process of the aims of discipline, the menu and the curriculum.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-02-24T13:57:51Z
2015-02-24T13:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=44
Revista EDICIC, v. 1, n. 2, p. 334-350, 2011.
2236-5753
http://hdl.handle.net/11449/115188
ISSN2236-5753-2011-01-02-334-350.pdf
7390573927636069
8992341585329383
4231993792347599
0000-0002-4216-0374
url http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=44
http://hdl.handle.net/11449/115188
identifier_str_mv Revista EDICIC, v. 1, n. 2, p. 334-350, 2011.
2236-5753
ISSN2236-5753-2011-01-02-334-350.pdf
7390573927636069
8992341585329383
4231993792347599
0000-0002-4216-0374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista EDICIC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 334-350
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129472525762560