Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Regina Helena [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102051
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica da rede pública de ensino do Estado de São Paulo e teve como objetivo conhecer e analisar as potencialidades deum projeto envolvendo a Educação Matemática e a Educação Ambiental no sentido de produzir um processo do ensino-aprendizagem mais significativo para os participantes. O problema de pesquisa que procuramos responder foi o seguinte: Quais as potencialidades de um projeto relacionando EM e EA no tocante as relações de ensino-aprendizagem de professores e alunos? Os participantes diretos da pesquisa foram professoras de matemática e alunos da referida escola. Primeiramente, formamos um grupo de trabalho com as quatro professoras efetivas de Matemática desta escola e este grupo elaborou um projeto abordando o tema Depredação do Patrimônio Escolar que foi desenvolvido com os alunos de 7º e 8º séries do Ensino Fundamental em 2005 e 1º séries do Ensino Médio em 2006. Os alunos participantes, além de verificarem os gastos com uma reforma realizada na escola, refletiram sobre o que poderia ser feito para que o patrimônio escolar não fosse mais depredado e foram divulgadores para os demais alunos da escola. Com relação aos resultados, de uma forma geral, constatamos que as professoras envolvidas tiveram um crescimento no sentido de trabalharem e se relacionarem melhor em grupo. Os alunos, por sua vez, se tornaram mais questionadores e tiveram um crescimento não só em relação aos conteúdos específicos, mas enquanto pessoas que podem opinar sobre o ambiente em que convivem diariamente e serem ouvidos.
id UNSP_b4bef1b31af5e51a88cef682f2daf582
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102051
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SPEducação - MatemáticaEducação ambientalCrime contra o patrimonioEscolaDepredação do patrimônio escolarEnvironmental educationMathematics educationDaminging school patrimonyAction researchEsta pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica da rede pública de ensino do Estado de São Paulo e teve como objetivo conhecer e analisar as potencialidades deum projeto envolvendo a Educação Matemática e a Educação Ambiental no sentido de produzir um processo do ensino-aprendizagem mais significativo para os participantes. O problema de pesquisa que procuramos responder foi o seguinte: Quais as potencialidades de um projeto relacionando EM e EA no tocante as relações de ensino-aprendizagem de professores e alunos? Os participantes diretos da pesquisa foram professoras de matemática e alunos da referida escola. Primeiramente, formamos um grupo de trabalho com as quatro professoras efetivas de Matemática desta escola e este grupo elaborou um projeto abordando o tema Depredação do Patrimônio Escolar que foi desenvolvido com os alunos de 7º e 8º séries do Ensino Fundamental em 2005 e 1º séries do Ensino Médio em 2006. Os alunos participantes, além de verificarem os gastos com uma reforma realizada na escola, refletiram sobre o que poderia ser feito para que o patrimônio escolar não fosse mais depredado e foram divulgadores para os demais alunos da escola. Com relação aos resultados, de uma forma geral, constatamos que as professoras envolvidas tiveram um crescimento no sentido de trabalharem e se relacionarem melhor em grupo. Os alunos, por sua vez, se tornaram mais questionadores e tiveram um crescimento não só em relação aos conteúdos específicos, mas enquanto pessoas que podem opinar sobre o ambiente em que convivem diariamente e serem ouvidos.This study was conducted in a school of Basic Education of the Public School System of Sao Paulo State and aimed to understand and analyze the potential of a project involving the Mathematics and Environmental Education to produce a process of teaching-learning more significant for the participants. The research problem we seek to answer was: What are the potential of a project linking Matematics Education and Environmental Education regarding relations teaching-learning of teachers and students? The direct participants of the study were mathematics teachers and students of that school. First we formed a working group with effective mathematics teachers at this school and this group has development a project covering the therme Damaging School Patrimony which was developed with students in 7th and 8th grades of elementary school in 2005 and 1 st series School in 2006. The students, in addition to verify the expenditures made in reform school, reflected on what could be done so that the school was not worth more were pillaged and advisers to the other students in the shool. Regarding the results, in general, we have found that the teachers involved had a growth in order to work and relate better in groups. Students, in turn, have become more questioning and grew not only in relation to specific content, but a people who can give their opinion about the environment we live daily and be heard.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Munhoz, Regina Helena [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2008-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis249 f.application/pdfMUNHOZ, Regina Helena. Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP. 2008. 249 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102051000604169munhoz_rh_dr_bauru.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:29:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:27:55.234520Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP
title Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP
spellingShingle Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP
Munhoz, Regina Helena [UNESP]
Educação - Matemática
Educação ambiental
Crime contra o patrimonio
Escola
Depredação do patrimônio escolar
Environmental education
Mathematics education
Daminging school patrimony
Action research
title_short Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP
title_full Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP
title_fullStr Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP
title_full_unstemmed Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP
title_sort Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP
author Munhoz, Regina Helena [UNESP]
author_facet Munhoz, Regina Helena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Regina Helena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Matemática
Educação ambiental
Crime contra o patrimonio
Escola
Depredação do patrimônio escolar
Environmental education
Mathematics education
Daminging school patrimony
Action research
topic Educação - Matemática
Educação ambiental
Crime contra o patrimonio
Escola
Depredação do patrimônio escolar
Environmental education
Mathematics education
Daminging school patrimony
Action research
description Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica da rede pública de ensino do Estado de São Paulo e teve como objetivo conhecer e analisar as potencialidades deum projeto envolvendo a Educação Matemática e a Educação Ambiental no sentido de produzir um processo do ensino-aprendizagem mais significativo para os participantes. O problema de pesquisa que procuramos responder foi o seguinte: Quais as potencialidades de um projeto relacionando EM e EA no tocante as relações de ensino-aprendizagem de professores e alunos? Os participantes diretos da pesquisa foram professoras de matemática e alunos da referida escola. Primeiramente, formamos um grupo de trabalho com as quatro professoras efetivas de Matemática desta escola e este grupo elaborou um projeto abordando o tema Depredação do Patrimônio Escolar que foi desenvolvido com os alunos de 7º e 8º séries do Ensino Fundamental em 2005 e 1º séries do Ensino Médio em 2006. Os alunos participantes, além de verificarem os gastos com uma reforma realizada na escola, refletiram sobre o que poderia ser feito para que o patrimônio escolar não fosse mais depredado e foram divulgadores para os demais alunos da escola. Com relação aos resultados, de uma forma geral, constatamos que as professoras envolvidas tiveram um crescimento no sentido de trabalharem e se relacionarem melhor em grupo. Os alunos, por sua vez, se tornaram mais questionadores e tiveram um crescimento não só em relação aos conteúdos específicos, mas enquanto pessoas que podem opinar sobre o ambiente em que convivem diariamente e serem ouvidos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-17
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUNHOZ, Regina Helena. Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP. 2008. 249 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102051
000604169
munhoz_rh_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv MUNHOZ, Regina Helena. Educação matemática e educação ambiental: uma abordagem sobre o tema depredação do patrimônio escolar em uma instituição de ensino público de Bauru - SP. 2008. 249 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000604169
munhoz_rh_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/102051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 249 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129523536887808