Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzini, Eduardo José [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005
http://hdl.handle.net/11449/30129
Resumo: As pesquisas brasileiras sobre produção de conhecimento no campo da Educação Especial iniciaram-se há mais de 15 anos. No presente objetivou-se analisar o tipo de conhecimento produzido nessa área frente à metodologia empregada nas dissertações e teses financiadas pelo Programa de Apoio a Educação Especial. Os trabalhos de conclusão de curso analisados referiam-se àqueles projetos aprovados pelo Proesp no âmbito do Estado de São Paulo. O período de análise ficou compreendido entre 2004 e 2008. Vinte e sete estudos foram localizados. A análise dos estudos foi realizada por meio de cinco categorias: 1) pesquisas que apresentaram generalização e aplicação imediata dos resultados; 2) pesquisas que apresentaram resultados imediatos para um grupo específico de participantes; 3) pesquisas descritivas com achados inovadores; 4) pesquisas de intervenção com achados inovadores; 5) pesquisas descritivas que corroboraram outras pesquisas. Foi possível concluir que os estudos avançaram nos conhecimentos sobre a inclusão e que o uso de metodologias pouco utilizadas no campo da educação serviu de subsídio para obter os resultados.
id UNSP_b4ffa071a4f238743ca74d12cb57877a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30129
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisasType of knowledge about inclusion produced by researchEducação EspecialProdução de ConhecimentoInclusãoSpecial EducationTrends ResearchInclusionAs pesquisas brasileiras sobre produção de conhecimento no campo da Educação Especial iniciaram-se há mais de 15 anos. No presente objetivou-se analisar o tipo de conhecimento produzido nessa área frente à metodologia empregada nas dissertações e teses financiadas pelo Programa de Apoio a Educação Especial. Os trabalhos de conclusão de curso analisados referiam-se àqueles projetos aprovados pelo Proesp no âmbito do Estado de São Paulo. O período de análise ficou compreendido entre 2004 e 2008. Vinte e sete estudos foram localizados. A análise dos estudos foi realizada por meio de cinco categorias: 1) pesquisas que apresentaram generalização e aplicação imediata dos resultados; 2) pesquisas que apresentaram resultados imediatos para um grupo específico de participantes; 3) pesquisas descritivas com achados inovadores; 4) pesquisas de intervenção com achados inovadores; 5) pesquisas descritivas que corroboraram outras pesquisas. Foi possível concluir que os estudos avançaram nos conhecimentos sobre a inclusão e que o uso de metodologias pouco utilizadas no campo da educação serviu de subsídio para obter os resultados.The Brazilian research on knowledge production in the field of Special Education began more than 15 years ago. The objective was to analyze the type of knowledge produced in the area before the methodology used in dissertations funded by the Programa de Apoio a Educação Especial - PROESP. The final paper analyzed referred to those projects approved by PROESP within the State of São Paulo. The analysis period was between 2004 and 2008. Twenty-seven studies were found. The review was conducted through five categories: 1) studies that showed generalization and immediate application of the results, 2) research that showed immediate results for a specific group of participants, 3) descriptive research with innovative findings, 4) intervention research with innovative findings and 5) descriptive research that corroborated other studies. It was concluded that the studies advance in knowledge on inclusion and the use of some infrequent methodologies in education served as a subsidy to get the results.Unesp Programa de Pós-graduação em Educação Departamento de Educação EspecialUnesp Programa de Pós-graduação em Educação Departamento de Educação EspecialAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]2014-05-20T15:16:39Z2014-05-20T15:16:39Z2011-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article53-70application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 17, n. 1, p. 53-70, 2011.1413-6538http://hdl.handle.net/11449/3012910.1590/S1413-65382011000100005S1413-65382011000100005S1413-65382011000100005.pdf9155295594995876SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especial0,197info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
Type of knowledge about inclusion produced by research
title Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
spellingShingle Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
Manzini, Eduardo José [UNESP]
Educação Especial
Produção de Conhecimento
Inclusão
Special Education
Trends Research
Inclusion
title_short Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
title_full Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
title_fullStr Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
title_full_unstemmed Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
title_sort Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
author Manzini, Eduardo José [UNESP]
author_facet Manzini, Eduardo José [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzini, Eduardo José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Produção de Conhecimento
Inclusão
Special Education
Trends Research
Inclusion
topic Educação Especial
Produção de Conhecimento
Inclusão
Special Education
Trends Research
Inclusion
description As pesquisas brasileiras sobre produção de conhecimento no campo da Educação Especial iniciaram-se há mais de 15 anos. No presente objetivou-se analisar o tipo de conhecimento produzido nessa área frente à metodologia empregada nas dissertações e teses financiadas pelo Programa de Apoio a Educação Especial. Os trabalhos de conclusão de curso analisados referiam-se àqueles projetos aprovados pelo Proesp no âmbito do Estado de São Paulo. O período de análise ficou compreendido entre 2004 e 2008. Vinte e sete estudos foram localizados. A análise dos estudos foi realizada por meio de cinco categorias: 1) pesquisas que apresentaram generalização e aplicação imediata dos resultados; 2) pesquisas que apresentaram resultados imediatos para um grupo específico de participantes; 3) pesquisas descritivas com achados inovadores; 4) pesquisas de intervenção com achados inovadores; 5) pesquisas descritivas que corroboraram outras pesquisas. Foi possível concluir que os estudos avançaram nos conhecimentos sobre a inclusão e que o uso de metodologias pouco utilizadas no campo da educação serviu de subsídio para obter os resultados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
2014-05-20T15:16:39Z
2014-05-20T15:16:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 17, n. 1, p. 53-70, 2011.
1413-6538
http://hdl.handle.net/11449/30129
10.1590/S1413-65382011000100005
S1413-65382011000100005
S1413-65382011000100005.pdf
9155295594995876
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005
http://hdl.handle.net/11449/30129
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 17, n. 1, p. 53-70, 2011.
1413-6538
10.1590/S1413-65382011000100005
S1413-65382011000100005
S1413-65382011000100005.pdf
9155295594995876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial
0,197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53-70
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128169658548224