Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005 http://hdl.handle.net/11449/30129 |
Resumo: | As pesquisas brasileiras sobre produção de conhecimento no campo da Educação Especial iniciaram-se há mais de 15 anos. No presente objetivou-se analisar o tipo de conhecimento produzido nessa área frente à metodologia empregada nas dissertações e teses financiadas pelo Programa de Apoio a Educação Especial. Os trabalhos de conclusão de curso analisados referiam-se àqueles projetos aprovados pelo Proesp no âmbito do Estado de São Paulo. O período de análise ficou compreendido entre 2004 e 2008. Vinte e sete estudos foram localizados. A análise dos estudos foi realizada por meio de cinco categorias: 1) pesquisas que apresentaram generalização e aplicação imediata dos resultados; 2) pesquisas que apresentaram resultados imediatos para um grupo específico de participantes; 3) pesquisas descritivas com achados inovadores; 4) pesquisas de intervenção com achados inovadores; 5) pesquisas descritivas que corroboraram outras pesquisas. Foi possível concluir que os estudos avançaram nos conhecimentos sobre a inclusão e que o uso de metodologias pouco utilizadas no campo da educação serviu de subsídio para obter os resultados. |
id |
UNSP_b4ffa071a4f238743ca74d12cb57877a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30129 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisasType of knowledge about inclusion produced by researchEducação EspecialProdução de ConhecimentoInclusãoSpecial EducationTrends ResearchInclusionAs pesquisas brasileiras sobre produção de conhecimento no campo da Educação Especial iniciaram-se há mais de 15 anos. No presente objetivou-se analisar o tipo de conhecimento produzido nessa área frente à metodologia empregada nas dissertações e teses financiadas pelo Programa de Apoio a Educação Especial. Os trabalhos de conclusão de curso analisados referiam-se àqueles projetos aprovados pelo Proesp no âmbito do Estado de São Paulo. O período de análise ficou compreendido entre 2004 e 2008. Vinte e sete estudos foram localizados. A análise dos estudos foi realizada por meio de cinco categorias: 1) pesquisas que apresentaram generalização e aplicação imediata dos resultados; 2) pesquisas que apresentaram resultados imediatos para um grupo específico de participantes; 3) pesquisas descritivas com achados inovadores; 4) pesquisas de intervenção com achados inovadores; 5) pesquisas descritivas que corroboraram outras pesquisas. Foi possível concluir que os estudos avançaram nos conhecimentos sobre a inclusão e que o uso de metodologias pouco utilizadas no campo da educação serviu de subsídio para obter os resultados.The Brazilian research on knowledge production in the field of Special Education began more than 15 years ago. The objective was to analyze the type of knowledge produced in the area before the methodology used in dissertations funded by the Programa de Apoio a Educação Especial - PROESP. The final paper analyzed referred to those projects approved by PROESP within the State of São Paulo. The analysis period was between 2004 and 2008. Twenty-seven studies were found. The review was conducted through five categories: 1) studies that showed generalization and immediate application of the results, 2) research that showed immediate results for a specific group of participants, 3) descriptive research with innovative findings, 4) intervention research with innovative findings and 5) descriptive research that corroborated other studies. It was concluded that the studies advance in knowledge on inclusion and the use of some infrequent methodologies in education served as a subsidy to get the results.Unesp Programa de Pós-graduação em Educação Departamento de Educação EspecialUnesp Programa de Pós-graduação em Educação Departamento de Educação EspecialAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]2014-05-20T15:16:39Z2014-05-20T15:16:39Z2011-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article53-70application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 17, n. 1, p. 53-70, 2011.1413-6538http://hdl.handle.net/11449/3012910.1590/S1413-65382011000100005S1413-65382011000100005S1413-65382011000100005.pdf9155295594995876SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especial0,197info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas Type of knowledge about inclusion produced by research |
title |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas |
spellingShingle |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas Manzini, Eduardo José [UNESP] Educação Especial Produção de Conhecimento Inclusão Special Education Trends Research Inclusion |
title_short |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas |
title_full |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas |
title_fullStr |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas |
title_full_unstemmed |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas |
title_sort |
Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas |
author |
Manzini, Eduardo José [UNESP] |
author_facet |
Manzini, Eduardo José [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manzini, Eduardo José [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Produção de Conhecimento Inclusão Special Education Trends Research Inclusion |
topic |
Educação Especial Produção de Conhecimento Inclusão Special Education Trends Research Inclusion |
description |
As pesquisas brasileiras sobre produção de conhecimento no campo da Educação Especial iniciaram-se há mais de 15 anos. No presente objetivou-se analisar o tipo de conhecimento produzido nessa área frente à metodologia empregada nas dissertações e teses financiadas pelo Programa de Apoio a Educação Especial. Os trabalhos de conclusão de curso analisados referiam-se àqueles projetos aprovados pelo Proesp no âmbito do Estado de São Paulo. O período de análise ficou compreendido entre 2004 e 2008. Vinte e sete estudos foram localizados. A análise dos estudos foi realizada por meio de cinco categorias: 1) pesquisas que apresentaram generalização e aplicação imediata dos resultados; 2) pesquisas que apresentaram resultados imediatos para um grupo específico de participantes; 3) pesquisas descritivas com achados inovadores; 4) pesquisas de intervenção com achados inovadores; 5) pesquisas descritivas que corroboraram outras pesquisas. Foi possível concluir que os estudos avançaram nos conhecimentos sobre a inclusão e que o uso de metodologias pouco utilizadas no campo da educação serviu de subsídio para obter os resultados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 2014-05-20T15:16:39Z 2014-05-20T15:16:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005 Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 17, n. 1, p. 53-70, 2011. 1413-6538 http://hdl.handle.net/11449/30129 10.1590/S1413-65382011000100005 S1413-65382011000100005 S1413-65382011000100005.pdf 9155295594995876 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100005 http://hdl.handle.net/11449/30129 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 17, n. 1, p. 53-70, 2011. 1413-6538 10.1590/S1413-65382011000100005 S1413-65382011000100005 S1413-65382011000100005.pdf 9155295594995876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial 0,197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53-70 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128169658548224 |