[pt] A GÊNESE DO CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22167 |
Resumo: | [pt] Este estudo tem como objetivo compreender como se deu a passagem do paradigma da integração ao paradigma da inclusão, assinalando conexões entre as mudanças históricas evidenciadas no período compreendido entre as décadas de 1970 e 1990 com a educação especial. A pesquisa foi desenvolvida a partir de análise documental. Foram analisados documentos nacionais e internacionais que fazem referência aos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Além disso, construiu-se um balanço historiado do período da questão e foi mostrado como se deu o atendimento da pessoa com deficiência desde momentos anteriores até chegar ao presente, polemizando questões atuais como as políticas nacionais em vigor e ainda políticas regionais de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. Os conceitos de integração e inclusão foram analisados com embasamento nos estudos de Koselleck, pois o autor considera que conceitos são indicativos de algo que está para além da língua; são indicadores de transformações políticas e sociais de profundidade histórica. A pesquisa evidenciou mudanças ocorridas no atendimento dispensado às pessoas com deficiência nos Estados Unidos durante a crise do petróleo na década de 1970 e como estas modificações influenciaram e contribuíram para a hegemonia do paradigma da integração. Em relação ao paradigma da inclusão, evidencia-se sua hegemonia a partir da década de 1990, considerando que, com o processo de globalização, cada vez mais se faz necessário que uma parcela significativa da população seja consumidora o que é possibilitado pela participação ativa na comunidade de pessoas com necessidades educacionais especiais, proporcionada por uma educação inclusiva. Além disso, são analisados alguns documentos que norteiam a prática pedagógica na Fundação de Apoio à Escola Técnica da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, nas escolas dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Mesquita para refletir sobre a aplicabilidade do conceito de inclusão nas políticas locais. |
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[pt] A GÊNESE DO CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL [en] THE GENESIS OF THE CONCEPT OF INCLUSION IN SPECIAL EDUCATION [pt] INTEGRACAO [pt] INCLUSAO[pt] EDUCACAO ESPECIAL[en] INTEGRATION [en] INCLUSION[en] SPECIAL EDUCATION[pt] Este estudo tem como objetivo compreender como se deu a passagem do paradigma da integração ao paradigma da inclusão, assinalando conexões entre as mudanças históricas evidenciadas no período compreendido entre as décadas de 1970 e 1990 com a educação especial. A pesquisa foi desenvolvida a partir de análise documental. Foram analisados documentos nacionais e internacionais que fazem referência aos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Além disso, construiu-se um balanço historiado do período da questão e foi mostrado como se deu o atendimento da pessoa com deficiência desde momentos anteriores até chegar ao presente, polemizando questões atuais como as políticas nacionais em vigor e ainda políticas regionais de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. Os conceitos de integração e inclusão foram analisados com embasamento nos estudos de Koselleck, pois o autor considera que conceitos são indicativos de algo que está para além da língua; são indicadores de transformações políticas e sociais de profundidade histórica. A pesquisa evidenciou mudanças ocorridas no atendimento dispensado às pessoas com deficiência nos Estados Unidos durante a crise do petróleo na década de 1970 e como estas modificações influenciaram e contribuíram para a hegemonia do paradigma da integração. Em relação ao paradigma da inclusão, evidencia-se sua hegemonia a partir da década de 1990, considerando que, com o processo de globalização, cada vez mais se faz necessário que uma parcela significativa da população seja consumidora o que é possibilitado pela participação ativa na comunidade de pessoas com necessidades educacionais especiais, proporcionada por uma educação inclusiva. Além disso, são analisados alguns documentos que norteiam a prática pedagógica na Fundação de Apoio à Escola Técnica da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, nas escolas dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Mesquita para refletir sobre a aplicabilidade do conceito de inclusão nas políticas locais.[en] This work aims to understand how the transition between integration paradigm and the inclusion paradigm happened, ticking connections between the historic changes that occurred the 1970s until 1990 with the special education. The research was developed through documents analysis. National and international documents about rights of the people with special educational needs were analyzed. It was made a historical analyze about the time of the theme and it was showed how the treatment of the people with desabilities happened of the past until the present, problematizing current questions like the national policies and the locals policies of the treatment of the special educational needs students. The integration’s concept and the inclusion’s concept was analyzed using the Koselleck’s studies, because the author believes that concepts indicate something that is beyond the language and concepts indicate social and political changes that are importants to the history. The research revealed changes that happened in the special education in the United States during the oil crisis in the 1970s and how these modifications influenced and contributed to the hegemony of the integration paradigm. The paper revealed that the inclusion paradigm became hegemonic from 1990s because is necessary to the globalization process that a significant part of the population is consumer. It is possible if people with special educational needs participate in the community actively what is proportionate in a inclusive education. Furthermore, some documents that guide the pedagogic practice in the Foundation to Supports the Technical Schools of the State Secretariat of Science and Technology for Government of Rio de Janeiro and in the cities of the Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis and Mesquita were analyzed to reflect about the application of the inclusion’s concept in the local policies.MAXWELLANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCADENISE BARRETO DA SILVA2013-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22167porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22167Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-04-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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