A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maurício Mathias [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97617
Resumo: O ensino público brasileiro vem passando por mudanças que refletem a luta mundial pela inclusão social de pessoas com deficiência ao exercício pleno da cidadania. A inclusão escolar do portador de deficiências intelectuais faz parte desta mudança e já criou um universo vasto de discussão em torno dos direitos das pessoas com essa modalidade extremamente variável e discutível de deficiência. Este trabalho discute a inclusão de crianças portadoras de deficiências no ensino regular brasileiro e seus desdobramentos jurídicos e normativos, onde instituições assistenciais e o poder público se confrontam a fim de definir a responsabilidade pela educação dos deficientes intelectuais em nosso país. Historicamente, a educação dos portadores de deficiência intelectual esteve a cargo da chamada educação especial oferecida pôr instituições assistências que tradicionalmente detêm os saberes especializados sobre as formas de atenção e cuidado recomendadas aos deficientes. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o debate se intensificou em torno do direito da pessoa deficiente à educação pública oferecida pelas redes regulares de ensino, como prevê a carta magna. Mas esta possibilidade tem encontrado oposição exatamente pôr parte da parcela privada da educação especial brasileira, que advoga para si os direitos de tutela o exercício da educação dos deficientes. O foco deste trabalho são os embates jurídicos e as estratégias normativas envolvidos nessa luta, onde se destaca a história constitutiva dos saberes especializados sobre a deficiência intelectual e os embates judiciais entre as diferentes posições sobre os direitos à educação dessas pessoas, questão essencial para a construção de uma sociedade democrática atenta à pluralidade da cidadania
id UNSP_da4f729004f2680d15e9d1a7bc99b651
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97617
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiaisInclusão em educaçãoEducação especialInclusionSpecial educationDisabilityO ensino público brasileiro vem passando por mudanças que refletem a luta mundial pela inclusão social de pessoas com deficiência ao exercício pleno da cidadania. A inclusão escolar do portador de deficiências intelectuais faz parte desta mudança e já criou um universo vasto de discussão em torno dos direitos das pessoas com essa modalidade extremamente variável e discutível de deficiência. Este trabalho discute a inclusão de crianças portadoras de deficiências no ensino regular brasileiro e seus desdobramentos jurídicos e normativos, onde instituições assistenciais e o poder público se confrontam a fim de definir a responsabilidade pela educação dos deficientes intelectuais em nosso país. Historicamente, a educação dos portadores de deficiência intelectual esteve a cargo da chamada educação especial oferecida pôr instituições assistências que tradicionalmente detêm os saberes especializados sobre as formas de atenção e cuidado recomendadas aos deficientes. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o debate se intensificou em torno do direito da pessoa deficiente à educação pública oferecida pelas redes regulares de ensino, como prevê a carta magna. Mas esta possibilidade tem encontrado oposição exatamente pôr parte da parcela privada da educação especial brasileira, que advoga para si os direitos de tutela o exercício da educação dos deficientes. O foco deste trabalho são os embates jurídicos e as estratégias normativas envolvidos nessa luta, onde se destaca a história constitutiva dos saberes especializados sobre a deficiência intelectual e os embates judiciais entre as diferentes posições sobre os direitos à educação dessas pessoas, questão essencial para a construção de uma sociedade democrática atenta à pluralidade da cidadaniaThe Brazilian public education has been going through changes that reflect the world’ struggle for social inclusion of people with disabilities in their plenary exercise of citizenship. The school inclusion of patients with intellectual disabilities is part of this change and it has created a vast universe of discussion around the rights of people with this extremely variable and questionable kind of disability. The present study discusses the inclusion of children with disabillities in the brazilian regular education and its legal and normative developments in which charities institutions and government face up to each other in order to define the responsibility for the intellectually disabled’s education in our country. Historically, the education of people with intellectual disabilities was in the hands of what we called special education provided by institutions that traditionally have the specialized knowledge about the forms of attention and care recommended for the disabled. With the enactment of the 1988 Federal Constitution, the debate about the rights of disabled people to public education offered by the regular education has intensified, as the magna carta says. However, this possibility has found resistance exactly from the private portion of special education in Brazil which claim for themselves the rights to tutorage and education for the intelectually disabled. The legal struggles and strategies involved in this battle are the main focus of this work which emphasizes the constitutive history of the specialized knowledge about intellectual disability and the judicial battles between the different positions on the rights to education of these people, a key issue for building a democratic society aware of the plurality of citizenshipUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Maurício Mathias [UNESP]2014-06-11T19:29:03Z2014-06-11T19:29:03Z2010-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 f.application/pdfRODRIGUES, Maurício Mathias. A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais. 2010. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.http://hdl.handle.net/11449/97617000633555rodrigues_mm_me_assis.pdf33004048021P67682931307865542Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:44:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97617Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:25:02.512282Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais
title A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais
spellingShingle A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais
Rodrigues, Maurício Mathias [UNESP]
Inclusão em educação
Educação especial
Inclusion
Special education
Disability
title_short A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais
title_full A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais
title_fullStr A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais
title_full_unstemmed A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais
title_sort A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais
author Rodrigues, Maurício Mathias [UNESP]
author_facet Rodrigues, Maurício Mathias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maurício Mathias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão em educação
Educação especial
Inclusion
Special education
Disability
topic Inclusão em educação
Educação especial
Inclusion
Special education
Disability
description O ensino público brasileiro vem passando por mudanças que refletem a luta mundial pela inclusão social de pessoas com deficiência ao exercício pleno da cidadania. A inclusão escolar do portador de deficiências intelectuais faz parte desta mudança e já criou um universo vasto de discussão em torno dos direitos das pessoas com essa modalidade extremamente variável e discutível de deficiência. Este trabalho discute a inclusão de crianças portadoras de deficiências no ensino regular brasileiro e seus desdobramentos jurídicos e normativos, onde instituições assistenciais e o poder público se confrontam a fim de definir a responsabilidade pela educação dos deficientes intelectuais em nosso país. Historicamente, a educação dos portadores de deficiência intelectual esteve a cargo da chamada educação especial oferecida pôr instituições assistências que tradicionalmente detêm os saberes especializados sobre as formas de atenção e cuidado recomendadas aos deficientes. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o debate se intensificou em torno do direito da pessoa deficiente à educação pública oferecida pelas redes regulares de ensino, como prevê a carta magna. Mas esta possibilidade tem encontrado oposição exatamente pôr parte da parcela privada da educação especial brasileira, que advoga para si os direitos de tutela o exercício da educação dos deficientes. O foco deste trabalho são os embates jurídicos e as estratégias normativas envolvidos nessa luta, onde se destaca a história constitutiva dos saberes especializados sobre a deficiência intelectual e os embates judiciais entre as diferentes posições sobre os direitos à educação dessas pessoas, questão essencial para a construção de uma sociedade democrática atenta à pluralidade da cidadania
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-29
2014-06-11T19:29:03Z
2014-06-11T19:29:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Maurício Mathias. A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais. 2010. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/97617
000633555
rodrigues_mm_me_assis.pdf
33004048021P6
7682931307865542
identifier_str_mv RODRIGUES, Maurício Mathias. A inclusão das diferenças e as diferenças na inclusão: impasses na inclusão de alunos com necessidades especiais. 2010. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
000633555
rodrigues_mm_me_assis.pdf
33004048021P6
7682931307865542
url http://hdl.handle.net/11449/97617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128511679922176