Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13 http://hdl.handle.net/11449/115355 |
Resumo: | This study aimed to verify the partial information literacy of librarianship undergraduates with regard to ethical and legal issues related to the use of information and compare with the standards of ACRL (2000). To this end, we applied an electronic questionnaire with 230 students from fifteen schools of Library science in southeastern Brazil. From the results it was realized that the standardization of reference, participants showed a performance below expectations, possibly compromising the recovery of a document by others. In the other questions that addressed issues regarding copyright and intellectual property, the majority of participants have shown that knowledge, behaviors and attitudes appropriate in relation to this aspect. |
id |
UNSP_b509d721b056ffbcebd65c8a0d3d02ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115355 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudestecompetência informacionalBiblioteca universitáriabibliotecáriocurrículoGraduandosThis study aimed to verify the partial information literacy of librarianship undergraduates with regard to ethical and legal issues related to the use of information and compare with the standards of ACRL (2000). To this end, we applied an electronic questionnaire with 230 students from fifteen schools of Library science in southeastern Brazil. From the results it was realized that the standardization of reference, participants showed a performance below expectations, possibly compromising the recovery of a document by others. In the other questions that addressed issues regarding copyright and intellectual property, the majority of participants have shown that knowledge, behaviors and attitudes appropriate in relation to this aspect.O presente estudo teve como objetivos parciais verificar a competência informacional de graduandos de biblioteconomia no que se refere aos aspectos éticos e legais relacionados ao uso da informação, bem como comparar com os padrões da ACRL (2000). Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico com 230 estudantes de biblioteconomia de quinze escolas situadas na região sudeste do país. A partir dos resultados, percebeu-se que, quanto à normalização de referências, os participantes apresentaram um desempenho abaixo do esperado, o que comprometer a recuperação de um documento por outras pessoas. Nas outras questões que abordavam temas referentes aos direitos autorais, à propriedade intelectual e ao copyright, a maioria dos participantes demonstrou que possui conhecimentos, condutas e atitudes adequados no que tange a este aspecto.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mata, Marta Leandro da [UNESP]Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]2015-02-24T13:58:00Z2015-02-24T13:58:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article119-134application/pdfhttp://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13Revista EDICIC, v. 1, n. 1, p. 119-134, 2011.2236-5753http://hdl.handle.net/11449/115355ISSN2236-5753-2011-01-01-119-134.pdf05928099285809008808213730426235Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista EDICICinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:10:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:03:00.925527Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste |
title |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste |
spellingShingle |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste Mata, Marta Leandro da [UNESP] competência informacional Biblioteca universitária bibliotecário currículo Graduandos |
title_short |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste |
title_full |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste |
title_fullStr |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste |
title_full_unstemmed |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste |
title_sort |
Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste |
author |
Mata, Marta Leandro da [UNESP] |
author_facet |
Mata, Marta Leandro da [UNESP] Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Marta Leandro da [UNESP] Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência informacional Biblioteca universitária bibliotecário currículo Graduandos |
topic |
competência informacional Biblioteca universitária bibliotecário currículo Graduandos |
description |
This study aimed to verify the partial information literacy of librarianship undergraduates with regard to ethical and legal issues related to the use of information and compare with the standards of ACRL (2000). To this end, we applied an electronic questionnaire with 230 students from fifteen schools of Library science in southeastern Brazil. From the results it was realized that the standardization of reference, participants showed a performance below expectations, possibly compromising the recovery of a document by others. In the other questions that addressed issues regarding copyright and intellectual property, the majority of participants have shown that knowledge, behaviors and attitudes appropriate in relation to this aspect. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-02-24T13:58:00Z 2015-02-24T13:58:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13 Revista EDICIC, v. 1, n. 1, p. 119-134, 2011. 2236-5753 http://hdl.handle.net/11449/115355 ISSN2236-5753-2011-01-01-119-134.pdf 0592809928580900 8808213730426235 |
url |
http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13 http://hdl.handle.net/11449/115355 |
identifier_str_mv |
Revista EDICIC, v. 1, n. 1, p. 119-134, 2011. 2236-5753 ISSN2236-5753-2011-01-01-119-134.pdf 0592809928580900 8808213730426235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista EDICIC |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
119-134 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128600406228992 |