Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fumis, Henrique José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251453
Resumo: Recentemente a BNCC incluiu os Jogos Eletrônicos (JEs) como um objeto de conhecimento da Educação Física, e os currículos estaduais começaram a propor aulas para esse conteúdo. Embora os recentes estudos apresentem dados favoráveis à utilização dos JEs na Educação Física Escolar (EFE), ainda existem lacunas sobre como os JEs devem ser abordados e se de fato, na perspectiva do estudante, esse objeto de conhecimento faz sentido para a EFE. O objetivo do presente estudo é analisar a possibilidade de utilização dos JEs na EFE e promover o uso destes nas aulas para ampliar as possibilidades de prática. Um questionário eletrônico foi aplicado inicialmente para caracterização dos participantes, considerando o acesso a equipamentos eletrônicos, os meios que utilizam para acessar os JEs, o tempo gasto com JEs diariamente, o nível de atividade física e os jogos e brincadeiras que mais gostam nas aulas. Após o questionário os alunos foram submetidos a uma intervenção de 10 aulas de Educação Física com o tema: JEs. Por fim, os estudantes realizaram uma autoavaliação e avaliaram também essa intervenção, através de um questionário, onde puderam apontar como foram as aulas, pontos positivos e negativos, sugerir ideias e apontar se os JEs realmente devem integrar as aulas de Educação Física.
id UNSP_b5a8f471c1c4fd7076107b23b5054b2f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251453
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolarEfectos de los juegos electrónicos en las clases de educación física escolarJogos eletrônicosEducação física escolarEducaçãoEscolaJuegos electrónicosEducación física escolarEducaciónEscuelaRecentemente a BNCC incluiu os Jogos Eletrônicos (JEs) como um objeto de conhecimento da Educação Física, e os currículos estaduais começaram a propor aulas para esse conteúdo. Embora os recentes estudos apresentem dados favoráveis à utilização dos JEs na Educação Física Escolar (EFE), ainda existem lacunas sobre como os JEs devem ser abordados e se de fato, na perspectiva do estudante, esse objeto de conhecimento faz sentido para a EFE. O objetivo do presente estudo é analisar a possibilidade de utilização dos JEs na EFE e promover o uso destes nas aulas para ampliar as possibilidades de prática. Um questionário eletrônico foi aplicado inicialmente para caracterização dos participantes, considerando o acesso a equipamentos eletrônicos, os meios que utilizam para acessar os JEs, o tempo gasto com JEs diariamente, o nível de atividade física e os jogos e brincadeiras que mais gostam nas aulas. Após o questionário os alunos foram submetidos a uma intervenção de 10 aulas de Educação Física com o tema: JEs. Por fim, os estudantes realizaram uma autoavaliação e avaliaram também essa intervenção, através de um questionário, onde puderam apontar como foram as aulas, pontos positivos e negativos, sugerir ideias e apontar se os JEs realmente devem integrar as aulas de Educação Física.Recientemente, la BNCC incluyó los Juegos Electrónicos (JEs) como objeto de conocimiento en Educación Física, y los planes de estudio estatales comenzaron a proponer clases para este contenido. Si bien estudios recientes presentan datos favorables al uso de los JE en la Educación Física Escolar (EFE), aún existen lagunas sobre cómo deben abordarse los JE y si, de hecho, desde la perspectiva del alumno, este objeto de conocimiento tiene sentido para la EFE. El objetivo del presente estudio es analizar la posibilidad de utilizar los JE en EFE y promover su uso en las clases para ampliar las posibilidades de práctica. Inicialmente se aplicó un cuestionario electrónico para caracterizar a los participantes, considerando el acceso a los equipos electrónicos, los medios que utilizan para acceder a los JE, el tiempo diario que pasan con los JE, el nivel de actividad física y los juegos y actividades que más disfrutan en clase. Después del cuestionario, los estudiantes fueron sometidos a una intervención de 10 clases de Educación Física con el tema: JEs. Finalmente, los alumnos realizaron una autoevaluación y también evaluaron esta intervención, a través de un cuestionario, donde pudieron señalar cómo fueron las clases, puntos positivos y negativos, sugerir ideas y señalar si realmente los JEs deberían formar parte de las clases de Educación Física.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Augusto Cesinando de [UNESP]Fumis, Henrique José2023-11-24T12:37:53Z2023-11-24T12:37:53Z2023-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFUMIS, Henrique José. Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Augusto Cesinando de Carvalho. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:20:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251453Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:08:31.156843Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
Efectos de los juegos electrónicos en las clases de educación física escolar
title Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
spellingShingle Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
Fumis, Henrique José
Jogos eletrônicos
Educação física escolar
Educação
Escola
Juegos electrónicos
Educación física escolar
Educación
Escuela
title_short Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
title_full Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
title_fullStr Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
title_full_unstemmed Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
title_sort Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
author Fumis, Henrique José
author_facet Fumis, Henrique José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Augusto Cesinando de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Fumis, Henrique José
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Educação física escolar
Educação
Escola
Juegos electrónicos
Educación física escolar
Educación
Escuela
topic Jogos eletrônicos
Educação física escolar
Educação
Escola
Juegos electrónicos
Educación física escolar
Educación
Escuela
description Recentemente a BNCC incluiu os Jogos Eletrônicos (JEs) como um objeto de conhecimento da Educação Física, e os currículos estaduais começaram a propor aulas para esse conteúdo. Embora os recentes estudos apresentem dados favoráveis à utilização dos JEs na Educação Física Escolar (EFE), ainda existem lacunas sobre como os JEs devem ser abordados e se de fato, na perspectiva do estudante, esse objeto de conhecimento faz sentido para a EFE. O objetivo do presente estudo é analisar a possibilidade de utilização dos JEs na EFE e promover o uso destes nas aulas para ampliar as possibilidades de prática. Um questionário eletrônico foi aplicado inicialmente para caracterização dos participantes, considerando o acesso a equipamentos eletrônicos, os meios que utilizam para acessar os JEs, o tempo gasto com JEs diariamente, o nível de atividade física e os jogos e brincadeiras que mais gostam nas aulas. Após o questionário os alunos foram submetidos a uma intervenção de 10 aulas de Educação Física com o tema: JEs. Por fim, os estudantes realizaram uma autoavaliação e avaliaram também essa intervenção, através de um questionário, onde puderam apontar como foram as aulas, pontos positivos e negativos, sugerir ideias e apontar se os JEs realmente devem integrar as aulas de Educação Física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T12:37:53Z
2023-11-24T12:37:53Z
2023-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FUMIS, Henrique José. Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Augusto Cesinando de Carvalho. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251453
identifier_str_mv FUMIS, Henrique José. Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Augusto Cesinando de Carvalho. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129164433162240