Concepções de criança e infância: percepções de educadoras da Educação Infantil do município de São José de Piranhas-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUVÊNCIO, Jucicleide de Sousa.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29053
Resumo: A graciosidade, inocência e fragilidade das crianças nem sempre se constituíram aspectos de muita apreciação ou de interesse no mundo dos adultos. Realidade que se converteu a partir de novas concepções e percepções a respeito da criança e de sua infância. Nesse sentido, reflete-se, neste estudo, o percurso histórico do reconhecimento da criança, atrelado às noções de infância, enquanto processo que colaborou para estabelecer especificidades e práticas diferenciadas à educação infantil. Para tal feito, busca-se responder ao seguinte questionamento problematizador: como as percepções docentes acerca da criança e da infância podem orientar a efetivação de práticas educativas que levem em conta as particularidades das crianças? Desse modo, o objetivo geral do trabalho consiste em analisar as concepções de criança e infância a partir das percepções de educadoras da Educação Infantil do município de São José de Piranhas - PB. Enquanto objetivos específicos, refletir sobre as concepções e o papel social da criança no contexto histórico, do século XIII ao século XXI; discutir as ideias de criança e o cuidado para com ela, em documentos oficiais; assim como compreender os processos educacionais da criança na Educação Infantil no Brasil. Para corresponder a esses objetivos, o estudo envolveu a reflexão das concepções teorizadas por autores clássicos da educação e da pedagogia, em que se destacam as obras de Rousseau (2004), Dewey (2002), Montessori (s/d), além de Froebel por meio de seus intérpretes; assim como os trabalhos de autores como Ariès (1986), Bujes (2001), Fernandes (2018), Kishimoto e Pinazza (2007), Kuhlmann Júnior (2010), Postman (1999), entre outros, e documentos institucionais e oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB – Lei nº 9.394/96), o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil de 1998 (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009 (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular de 2018 (BNCC). Dessa forma, o percurso metodológico da pesquisa se caracteriza por ser um estudo de natureza qualitativa, com objetivo de análise exploratória do objeto, comportando como procedimentos metodológicos: a leitura de obras clássicas da educação e da pedagogia, a revisão bibliográfica, o exame de fontes documentais e a aplicação do instrumento de coleta de dados questionário. Assim, a partir da análise dos dados, espera-se compreender a importância de reconhecer as especificidades do mundo da criança, na medida em que esse conhecimento poderá influenciar na forma de envolver as crianças em relações educativas que promovam o acesso à cultura, à ludicidade, à educação, a tríade relação cuidar, educar e brincar e ao desenvolvimento de suas habilidades, sempre respeitando as suas individualidades e subjetividades.
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Para tal feito, busca-se responder ao seguinte questionamento problematizador: como as percepções docentes acerca da criança e da infância podem orientar a efetivação de práticas educativas que levem em conta as particularidades das crianças? Desse modo, o objetivo geral do trabalho consiste em analisar as concepções de criança e infância a partir das percepções de educadoras da Educação Infantil do município de São José de Piranhas - PB. Enquanto objetivos específicos, refletir sobre as concepções e o papel social da criança no contexto histórico, do século XIII ao século XXI; discutir as ideias de criança e o cuidado para com ela, em documentos oficiais; assim como compreender os processos educacionais da criança na Educação Infantil no Brasil. Para corresponder a esses objetivos, o estudo envolveu a reflexão das concepções teorizadas por autores clássicos da educação e da pedagogia, em que se destacam as obras de Rousseau (2004), Dewey (2002), Montessori (s/d), além de Froebel por meio de seus intérpretes; assim como os trabalhos de autores como Ariès (1986), Bujes (2001), Fernandes (2018), Kishimoto e Pinazza (2007), Kuhlmann Júnior (2010), Postman (1999), entre outros, e documentos institucionais e oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB – Lei nº 9.394/96), o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil de 1998 (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009 (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular de 2018 (BNCC). Dessa forma, o percurso metodológico da pesquisa se caracteriza por ser um estudo de natureza qualitativa, com objetivo de análise exploratória do objeto, comportando como procedimentos metodológicos: a leitura de obras clássicas da educação e da pedagogia, a revisão bibliográfica, o exame de fontes documentais e a aplicação do instrumento de coleta de dados questionário. Assim, a partir da análise dos dados, espera-se compreender a importância de reconhecer as especificidades do mundo da criança, na medida em que esse conhecimento poderá influenciar na forma de envolver as crianças em relações educativas que promovam o acesso à cultura, à ludicidade, à educação, a tríade relação cuidar, educar e brincar e ao desenvolvimento de suas habilidades, sempre respeitando as suas individualidades e subjetividades.Children's grace, innocence and fragility were not always aspects of great appreciation or interest in the adult world. Reality that was converted from new conceptions and perceptions about the child and his childhood. In this sense, this study reflects the historical path of child recognition, linked to the notions of childhood, as a process that collaborated to establish specificities and differentiated practices in early childhood education. For this purpose, we seek to answer the following problematizing question: how can teachers' perceptions about children and childhood guide the implementation of educational practices that take into account the particularities of children? Thus, the general objective of the work is to analyze the conceptions of children and childhood from the perceptions of Early Childhood Education educators in the municipality of São José de Piranhas-PB. As specific objectives, reflect on the conceptions and the social role of the child in the historical context, from the 13th to the 21st century; discuss children's ideas and care for them, in official documents; as well as understanding the educational processes of children in Early Childhood Education in Brazil. To meet these objectives, the study involved reflection on the concepts theorized by classic authors of education and pedagogy, in which the works of Rousseau (2004), Dewey (2002), Montessori (undated), in addition to Froebel through their interpreters; as well as works by authors such as Ariès (1986), Bujes (2001), Fernandes (2018), Kishimoto and Pinazza (2007), Kuhlmann Júnior (2010), Postman (1999), among others, and institutional and official documents, such as the 1996 National Education Guidelines and Bases Law (LDB – Law nº 9.394/96), the 1998 National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (RCNEI), the 2009 National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and the 2018 National Common Curriculum Base (BNCC). Thus, the methodological path of the research is characterized by being a study of a qualitative nature, with the objective of exploratory analysis of the object, behaving as methodological procedures: the reading of classic works of education and pedagogy, the bibliographic review, the examination of sources documents and the application of the questionnaire data collection instrument. Thus, based on data analysis, it is expected to understand the importance of recognizing the specificities of the child's world, as this knowledge may influence the way of involving children in educational relationships that promote access to culture, playfulness, education, the triad relation caring, educating and playing and development of their skills, always respecting their individualities and subjectivities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hercília Maria.FERNANDES, Hercília M.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933PEREIRA , Zildene Francisca.PIRES , Aparecida Carneiro.JUVÊNCIO, Jucicleide de Sousa.2023-02-242023-03-13T21:41:49Z2023-03-132023-03-13T21:41:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29053JUVÊNCIO, Jucicleide de Sousa.Concepções de criança e infância: percepções de educadoras da Educação Infantil do município de São José de Piranhas-PB. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T11:26:08Zoai:localhost:riufcg/29053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T11:26:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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