Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcia Franco de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148670
Resumo: O presente trabalho dedicou-se a investigar Arte na Infância como objeto a ser desvelado na questão proposta para esta pesquisa, quais as representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e as implicações destas sobre a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com professoras de Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo. Utilizamos a metodologia de pesquisa de representação social com enfoque qualiquantitativo e aprofundamos as análises dos discursos dos professores em grupo focal. A criança, nesta pesquisa, é entendida como ser sócio, histórico e cultural, protagonista da construção de seu conhecimento e Arte concebida como produto de uma cultura e um período histórico. As concepções ou representações das professoras sobre Arte na Infância se constituem nas categorias materiais; manifestações culturais; atitudes e potencialidades. Os principais teóricos dessa pesquisa Bordieu e Passeron (2011); Lefevre e Lefreve (2012); Malaguzzi (1999); Moscovici (1978) e Jodelet (1989). Por meio desta pesquisa, observamos que os professores reconhecem a importância da Arte na Infância, porém têm dúvidas em relação à condução das atividades com bebês e crianças. Além disso, ressaltam a exploração de novos materiais, curiosidade e a espontaneidade das crianças. Reconhecem também que Arte compõe o repertório teórico dos documentos oficiais e suas concepções e representações relacionam-se aos materiais; às manifestações culturais; às atitudes e às potencialidades das crianças. Por fim, a pesquisa revelou os deslocamentos que estão sendo promovidos nesta contemporaneidade em relação à concepção de criança. Este trabalho pretende desvelar pistas que possam mostrar rotas para orientar professores nos encaminhamentos dos fazeres artísticos junto aos bebês e as crianças nas Creches.
id UNSP_b5cb85384ff0dd7b47e736c69b7418e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148670
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantilThe teacher´s social representations and conceptions on Art in Childhood and their implications on Child EducationRepresentações sociaisConcepçõesArteInfânciaSocial representationsConceptionsArtChildhoodO presente trabalho dedicou-se a investigar Arte na Infância como objeto a ser desvelado na questão proposta para esta pesquisa, quais as representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e as implicações destas sobre a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com professoras de Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo. Utilizamos a metodologia de pesquisa de representação social com enfoque qualiquantitativo e aprofundamos as análises dos discursos dos professores em grupo focal. A criança, nesta pesquisa, é entendida como ser sócio, histórico e cultural, protagonista da construção de seu conhecimento e Arte concebida como produto de uma cultura e um período histórico. As concepções ou representações das professoras sobre Arte na Infância se constituem nas categorias materiais; manifestações culturais; atitudes e potencialidades. Os principais teóricos dessa pesquisa Bordieu e Passeron (2011); Lefevre e Lefreve (2012); Malaguzzi (1999); Moscovici (1978) e Jodelet (1989). Por meio desta pesquisa, observamos que os professores reconhecem a importância da Arte na Infância, porém têm dúvidas em relação à condução das atividades com bebês e crianças. Além disso, ressaltam a exploração de novos materiais, curiosidade e a espontaneidade das crianças. Reconhecem também que Arte compõe o repertório teórico dos documentos oficiais e suas concepções e representações relacionam-se aos materiais; às manifestações culturais; às atitudes e às potencialidades das crianças. Por fim, a pesquisa revelou os deslocamentos que estão sendo promovidos nesta contemporaneidade em relação à concepção de criança. Este trabalho pretende desvelar pistas que possam mostrar rotas para orientar professores nos encaminhamentos dos fazeres artísticos junto aos bebês e as crianças nas Creches.This work investigated Art in Childhood as an object to be unveiled in the proposed question for this research, what are the teachers´ social representations and conceptions on Art in Childhood and their implications on Child Education? The research was fulfilled with teachers of a Child Education Center in São Paulo city. We used a social representation research methodology with quali-quantitative focus and we deepened the analysis of the teachers´ speeches in focal group. Child, in this work, is understood as a social, historical and cultural human being, protagonista of his own knowledge, and Art is designed as a product of a culture and a historical period. The most important theorists of this research are Bordieu and Passeron (2011); Lefevre and Lefreve (2012); Malaguzzi (1999); Moscovici (1978) and Jodelet (1989). By means of this research, we observed that teachers recognize the importance of Art in Childhood, but they have doubts in relation to how to conduct de activities with babies and children. Besides that, they emphasize new material exploration, children curiosity and spontaneity. They also recognize that Art composes the oficial documents theoretical repertory and their conceptions and representations are related to materials; cultural manifestations; children atitudes and children potentialities. Lastly, this research revealed the displacements that are being promoted in this contemporaneity in relation to the conception of child. This work intends to unveil tracks that could show routes to guide teachers in the referrals of artistical doings with babies and children from the Child Education Center.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, Joao Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Marcia Franco de [UNESP]2017-02-03T12:17:54Z2017-02-03T12:17:54Z2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14867000087943433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-29T06:12:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148670Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:00:32.063984Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
The teacher´s social representations and conceptions on Art in Childhood and their implications on Child Education
title Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
spellingShingle Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
Oliveira, Marcia Franco de [UNESP]
Representações sociais
Concepções
Arte
Infância
Social representations
Conceptions
Art
Childhood
title_short Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
title_full Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
title_fullStr Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
title_full_unstemmed Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
title_sort Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil
author Oliveira, Marcia Franco de [UNESP]
author_facet Oliveira, Marcia Franco de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma Filho, Joao Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcia Franco de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Concepções
Arte
Infância
Social representations
Conceptions
Art
Childhood
topic Representações sociais
Concepções
Arte
Infância
Social representations
Conceptions
Art
Childhood
description O presente trabalho dedicou-se a investigar Arte na Infância como objeto a ser desvelado na questão proposta para esta pesquisa, quais as representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e as implicações destas sobre a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com professoras de Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo. Utilizamos a metodologia de pesquisa de representação social com enfoque qualiquantitativo e aprofundamos as análises dos discursos dos professores em grupo focal. A criança, nesta pesquisa, é entendida como ser sócio, histórico e cultural, protagonista da construção de seu conhecimento e Arte concebida como produto de uma cultura e um período histórico. As concepções ou representações das professoras sobre Arte na Infância se constituem nas categorias materiais; manifestações culturais; atitudes e potencialidades. Os principais teóricos dessa pesquisa Bordieu e Passeron (2011); Lefevre e Lefreve (2012); Malaguzzi (1999); Moscovici (1978) e Jodelet (1989). Por meio desta pesquisa, observamos que os professores reconhecem a importância da Arte na Infância, porém têm dúvidas em relação à condução das atividades com bebês e crianças. Além disso, ressaltam a exploração de novos materiais, curiosidade e a espontaneidade das crianças. Reconhecem também que Arte compõe o repertório teórico dos documentos oficiais e suas concepções e representações relacionam-se aos materiais; às manifestações culturais; às atitudes e às potencialidades das crianças. Por fim, a pesquisa revelou os deslocamentos que estão sendo promovidos nesta contemporaneidade em relação à concepção de criança. Este trabalho pretende desvelar pistas que possam mostrar rotas para orientar professores nos encaminhamentos dos fazeres artísticos junto aos bebês e as crianças nas Creches.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
2017-02-03T12:17:54Z
2017-02-03T12:17:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148670
000879434
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/148670
identifier_str_mv 000879434
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129010921635840