A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141823 |
Resumo: | Na tentativa de estabelecer a conexão entre um programa de formação continuada desenvolvido e a prática pedagógica de professores, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das manifestações de professores de Educação Física, os enfrentamentos com os quais tais docentes se deparam em suas aulas e escolas ao longo deste programa de formação. A abordagem metodológica de natureza qualitativa se orientou por um estudo descritivo-interpretativo, envolvendo 20 professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por filmagens dos 8 encontros do programa de formação realizados no 1o. semestre de 2013. Os resultados apontaram 4 eixos de análise: 1. Os alunos; 2. Estratégias e conteúdos de ensino; 3. Espaços físicos, materiais, tempo de duração e frequência das aulas; 4. Relações com a comunidade escolar. Há inúmeras dificuldades, desde aquelas da prática pedagógica em sala de aula até as da escola, revelando tradições, resistências e problemas que englobam os professores, os alunos, a estrutura, o próprio componente curricular, a família, a organização municipal das instituições. Tal revelação sinaliza para o fato de que as propostas de formação continuada precisariam se dar pensando também nas escolas enquanto comunidades de aprendizagem, ou seja, vendo-as como espaço que ensinam, mas que também tem o compromisso com a formação docente (cursos, debates, leituras, reflexões, propostas de ações). Para isso, são necessárias intensas mudanças políticas e estruturais que garantam este novo cenário de desenvolvimento profissional para os professores. |
id |
UNSP_b5cf4185a507f9851f24a4bb4cd60876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141823 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação físicaFormação continuadaReflexõesProfessoresNa tentativa de estabelecer a conexão entre um programa de formação continuada desenvolvido e a prática pedagógica de professores, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das manifestações de professores de Educação Física, os enfrentamentos com os quais tais docentes se deparam em suas aulas e escolas ao longo deste programa de formação. A abordagem metodológica de natureza qualitativa se orientou por um estudo descritivo-interpretativo, envolvendo 20 professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por filmagens dos 8 encontros do programa de formação realizados no 1o. semestre de 2013. Os resultados apontaram 4 eixos de análise: 1. Os alunos; 2. Estratégias e conteúdos de ensino; 3. Espaços físicos, materiais, tempo de duração e frequência das aulas; 4. Relações com a comunidade escolar. Há inúmeras dificuldades, desde aquelas da prática pedagógica em sala de aula até as da escola, revelando tradições, resistências e problemas que englobam os professores, os alunos, a estrutura, o próprio componente curricular, a família, a organização municipal das instituições. Tal revelação sinaliza para o fato de que as propostas de formação continuada precisariam se dar pensando também nas escolas enquanto comunidades de aprendizagem, ou seja, vendo-as como espaço que ensinam, mas que também tem o compromisso com a formação docente (cursos, debates, leituras, reflexões, propostas de ações). Para isso, são necessárias intensas mudanças políticas e estruturais que garantam este novo cenário de desenvolvimento profissional para os professores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP]Guimarães, Jaqueline [UNESP]Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]Apolonio, Ana Beatriz [UNESP]2016-07-19T13:00:36Z2016-07-19T13:00:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4932-4944application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4932-49442357-7819http://hdl.handle.net/11449/141823ISSN2357-7819-2014-4932-4944.pdf5593652376712829porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T18:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141823Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:14:00.792331Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física |
title |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física |
spellingShingle |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP] Formação continuada Reflexões Professores |
title_short |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física |
title_full |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física |
title_fullStr |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física |
title_full_unstemmed |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física |
title_sort |
A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física |
author |
Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP] |
author_facet |
Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP] Guimarães, Jaqueline [UNESP] Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP] Apolonio, Ana Beatriz [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Jaqueline [UNESP] Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP] Apolonio, Ana Beatriz [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP] Guimarães, Jaqueline [UNESP] Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP] Apolonio, Ana Beatriz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Reflexões Professores |
topic |
Formação continuada Reflexões Professores |
description |
Na tentativa de estabelecer a conexão entre um programa de formação continuada desenvolvido e a prática pedagógica de professores, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das manifestações de professores de Educação Física, os enfrentamentos com os quais tais docentes se deparam em suas aulas e escolas ao longo deste programa de formação. A abordagem metodológica de natureza qualitativa se orientou por um estudo descritivo-interpretativo, envolvendo 20 professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por filmagens dos 8 encontros do programa de formação realizados no 1o. semestre de 2013. Os resultados apontaram 4 eixos de análise: 1. Os alunos; 2. Estratégias e conteúdos de ensino; 3. Espaços físicos, materiais, tempo de duração e frequência das aulas; 4. Relações com a comunidade escolar. Há inúmeras dificuldades, desde aquelas da prática pedagógica em sala de aula até as da escola, revelando tradições, resistências e problemas que englobam os professores, os alunos, a estrutura, o próprio componente curricular, a família, a organização municipal das instituições. Tal revelação sinaliza para o fato de que as propostas de formação continuada precisariam se dar pensando também nas escolas enquanto comunidades de aprendizagem, ou seja, vendo-as como espaço que ensinam, mas que também tem o compromisso com a formação docente (cursos, debates, leituras, reflexões, propostas de ações). Para isso, são necessárias intensas mudanças políticas e estruturais que garantam este novo cenário de desenvolvimento profissional para os professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:36Z 2016-07-19T13:00:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4932-4944 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141823 ISSN2357-7819-2014-4932-4944.pdf 5593652376712829 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141823 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4932-4944 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4932-4944.pdf 5593652376712829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4932-4944 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128621955514368 |