A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guimarães, Jaqueline [UNESP], Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP], Apolonio, Ana Beatriz [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141823
Resumo: Na tentativa de estabelecer a conexão entre um programa de formação continuada desenvolvido e a prática pedagógica de professores, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das manifestações de professores de Educação Física, os enfrentamentos com os quais tais docentes se deparam em suas aulas e escolas ao longo deste programa de formação. A abordagem metodológica de natureza qualitativa se orientou por um estudo descritivo-interpretativo, envolvendo 20 professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por filmagens dos 8 encontros do programa de formação realizados no 1o. semestre de 2013. Os resultados apontaram 4 eixos de análise: 1. Os alunos; 2. Estratégias e conteúdos de ensino; 3. Espaços físicos, materiais, tempo de duração e frequência das aulas; 4. Relações com a comunidade escolar. Há inúmeras dificuldades, desde aquelas da prática pedagógica em sala de aula até as da escola, revelando tradições, resistências e problemas que englobam os professores, os alunos, a estrutura, o próprio componente curricular, a família, a organização municipal das instituições. Tal revelação sinaliza para o fato de que as propostas de formação continuada precisariam se dar pensando também nas escolas enquanto comunidades de aprendizagem, ou seja, vendo-as como espaço que ensinam, mas que também tem o compromisso com a formação docente (cursos, debates, leituras, reflexões, propostas de ações). Para isso, são necessárias intensas mudanças políticas e estruturais que garantam este novo cenário de desenvolvimento profissional para os professores.
id UNSP_b5cf4185a507f9851f24a4bb4cd60876
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141823
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação físicaFormação continuadaReflexõesProfessoresNa tentativa de estabelecer a conexão entre um programa de formação continuada desenvolvido e a prática pedagógica de professores, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das manifestações de professores de Educação Física, os enfrentamentos com os quais tais docentes se deparam em suas aulas e escolas ao longo deste programa de formação. A abordagem metodológica de natureza qualitativa se orientou por um estudo descritivo-interpretativo, envolvendo 20 professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por filmagens dos 8 encontros do programa de formação realizados no 1o. semestre de 2013. Os resultados apontaram 4 eixos de análise: 1. Os alunos; 2. Estratégias e conteúdos de ensino; 3. Espaços físicos, materiais, tempo de duração e frequência das aulas; 4. Relações com a comunidade escolar. Há inúmeras dificuldades, desde aquelas da prática pedagógica em sala de aula até as da escola, revelando tradições, resistências e problemas que englobam os professores, os alunos, a estrutura, o próprio componente curricular, a família, a organização municipal das instituições. Tal revelação sinaliza para o fato de que as propostas de formação continuada precisariam se dar pensando também nas escolas enquanto comunidades de aprendizagem, ou seja, vendo-as como espaço que ensinam, mas que também tem o compromisso com a formação docente (cursos, debates, leituras, reflexões, propostas de ações). Para isso, são necessárias intensas mudanças políticas e estruturais que garantam este novo cenário de desenvolvimento profissional para os professores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP]Guimarães, Jaqueline [UNESP]Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]Apolonio, Ana Beatriz [UNESP]2016-07-19T13:00:36Z2016-07-19T13:00:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4932-4944application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4932-49442357-7819http://hdl.handle.net/11449/141823ISSN2357-7819-2014-4932-4944.pdf5593652376712829porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T18:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141823Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:14:00.792331Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
title A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
spellingShingle A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP]
Formação continuada
Reflexões
Professores
title_short A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
title_full A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
title_fullStr A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
title_full_unstemmed A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
title_sort A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física
author Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP]
author_facet Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP]
Guimarães, Jaqueline [UNESP]
Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]
Apolonio, Ana Beatriz [UNESP]
author_role author
author2 Guimarães, Jaqueline [UNESP]
Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]
Apolonio, Ana Beatriz [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza [UNESP]
Guimarães, Jaqueline [UNESP]
Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]
Apolonio, Ana Beatriz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Reflexões
Professores
topic Formação continuada
Reflexões
Professores
description Na tentativa de estabelecer a conexão entre um programa de formação continuada desenvolvido e a prática pedagógica de professores, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das manifestações de professores de Educação Física, os enfrentamentos com os quais tais docentes se deparam em suas aulas e escolas ao longo deste programa de formação. A abordagem metodológica de natureza qualitativa se orientou por um estudo descritivo-interpretativo, envolvendo 20 professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por filmagens dos 8 encontros do programa de formação realizados no 1o. semestre de 2013. Os resultados apontaram 4 eixos de análise: 1. Os alunos; 2. Estratégias e conteúdos de ensino; 3. Espaços físicos, materiais, tempo de duração e frequência das aulas; 4. Relações com a comunidade escolar. Há inúmeras dificuldades, desde aquelas da prática pedagógica em sala de aula até as da escola, revelando tradições, resistências e problemas que englobam os professores, os alunos, a estrutura, o próprio componente curricular, a família, a organização municipal das instituições. Tal revelação sinaliza para o fato de que as propostas de formação continuada precisariam se dar pensando também nas escolas enquanto comunidades de aprendizagem, ou seja, vendo-as como espaço que ensinam, mas que também tem o compromisso com a formação docente (cursos, debates, leituras, reflexões, propostas de ações). Para isso, são necessárias intensas mudanças políticas e estruturais que garantam este novo cenário de desenvolvimento profissional para os professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:36Z
2016-07-19T13:00:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4932-4944
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141823
ISSN2357-7819-2014-4932-4944.pdf
5593652376712829
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141823
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4932-4944
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4932-4944.pdf
5593652376712829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4932-4944
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128621955514368