Trabalho colaborativo e suas contribuições para a formação continuada de professores de ciências que sejam sensíveis à diversidade cultural: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josenaide Alves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22537
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, cujo objetivo geral foi identificar quais são os significados que os professores de Ciências atribuem ao trabalho colaborativo que considera a diversidade cultural, os aspectos históricos das ciências e suas reflexões sobre essa abordagem. A pesquisa foi desenvolvida no período entre agosto de 2015 a junho de 2016 e envolveu dois professores, dos gêneros masculino e feminino, que atuam nos anos inicias do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Amargosa-BA. Esses profissionais são pedagogos, ensinam Ciências Naturais e parte-se do pressuposto que não tiveram contato direto com essa abordagem na formação inicial, sendo, por tanto, importante e necessário a realização de um trabalho colaborativo que lhes promovesse reflexões sobre a própria prática pedagógica e, por conseguinte, a abertura de possibilidades para melhoria na qualidade do ensino de Ciências intercultural, a partir da cultura das ciências e das culturas dos estudantes. Para isto, foram realizados onze encontros e neles foram considerados aspectos históricos das ciências e suas relações com o diálogo intercultural, os quais aconteceram nos momentos de Atividades Complementares (AC) da escola sob estudo. Os encontros tiveram duração de quarenta minutos a uma hora e cinquenta minutos, no turno noturno. Antes de iniciar o trabalho colaborativo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses professores, pelo que também se pretendeu a realização das mesmas entrevistas após o trabalho colaborativo. O intuito foi analisar os significados atribuídos pelos participantes antes e após as suas participações nos encontros. Além disto, foram utilizados para coleta de dados gravações em áudio com a finalidade de melhor compreender as concepções dos participantes reveladas durante as entrevistas. Os resultados indicam que o trabalho colaborativo com construção de sequência didática, baseada na interculturalidade, contribuiu para a abertura de diálogos e compartilhamentos de experiências entre os membros do grupo, possibilitando reflexões sobre a atividade científica, os fatos históricos das ciências e a consideração da diversidade cultural no espaço escolar, nas aulas de Ciências Naturais e na própria formação do pedagogo. Isso favoreceu para os professores ampliarem seus pontos de vista sobre Ciências e dar continuidade à sua formação nessa área de conhecimento.
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Esses profissionais são pedagogos, ensinam Ciências Naturais e parte-se do pressuposto que não tiveram contato direto com essa abordagem na formação inicial, sendo, por tanto, importante e necessário a realização de um trabalho colaborativo que lhes promovesse reflexões sobre a própria prática pedagógica e, por conseguinte, a abertura de possibilidades para melhoria na qualidade do ensino de Ciências intercultural, a partir da cultura das ciências e das culturas dos estudantes. Para isto, foram realizados onze encontros e neles foram considerados aspectos históricos das ciências e suas relações com o diálogo intercultural, os quais aconteceram nos momentos de Atividades Complementares (AC) da escola sob estudo. Os encontros tiveram duração de quarenta minutos a uma hora e cinquenta minutos, no turno noturno. Antes de iniciar o trabalho colaborativo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses professores, pelo que também se pretendeu a realização das mesmas entrevistas após o trabalho colaborativo. O intuito foi analisar os significados atribuídos pelos participantes antes e após as suas participações nos encontros. Além disto, foram utilizados para coleta de dados gravações em áudio com a finalidade de melhor compreender as concepções dos participantes reveladas durante as entrevistas. Os resultados indicam que o trabalho colaborativo com construção de sequência didática, baseada na interculturalidade, contribuiu para a abertura de diálogos e compartilhamentos de experiências entre os membros do grupo, possibilitando reflexões sobre a atividade científica, os fatos históricos das ciências e a consideração da diversidade cultural no espaço escolar, nas aulas de Ciências Naturais e na própria formação do pedagogo. Isso favoreceu para os professores ampliarem seus pontos de vista sobre Ciências e dar continuidade à sua formação nessa área de conhecimento.ABSTRACT This paper presents results of a case study, whose general objective was to identify the meanings that the science teachers attribute to the collaborative work that considers the cultural aspects, the historical aspects of the sciences and their reflections on this approach.The research was developed in the period of August of 2015 and June of 2016, and involved two teachers of male and female gender, that act in the primary years of fundamental teaching level form a public school localized in the municipality of Amargosa, BA. These professionals are pedagogues, they teach Natural science and it starting from the estimate that they don’t had direct contact with this approach in their basic formation, for that reason, its important and necessary the develop of a collaborative work that promote reflections about their pedagogical practice and a opening of possibilities to the improve of the intercultural science teaching quality, from the culture of science and the culture of students. It was realized eleven meetings and was considered historical aspects of science and their relationships with the intercultural dialogue were made in the space of complementary activities of the studied school. The meetings had forty to hour and a half minute’s duration, in the night shift. Before start the collaborative work were realized semi structured interviews with those teachers, and were developed interviews in the end of the collaborative work. The purpose was to analyze the meanings attributed by the participants before and after their participation in the meetings. Moreover, it was used to data collect audio records with the objective of understand the conceptions of participants revealed during the interviews. The results shows that the collaborative work with the construction of a didactical sequence, based on the interculturality contributes to the opening of dialogues and sharing of experiences between the members of the group, giving the possibility to make reflections about the scientific activity, the historical aspects of sciences and the consideration of cultural diversity into the scholar space, the natural science class and into the pedagogue training. This work stimulated the professors to enlarge their view point about science and give continuity to their training in that area of knowledge.Submitted by Josenaide Silva (josenaide.a.s@hotmail.com) on 2017-05-18T16:48:49Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO 08-05.pdf: 2098883 bytes, checksum: f524594afde3331fee4def764481443d (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br) on 2017-05-19T10:42:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO 08-05.pdf: 2098883 bytes, checksum: f524594afde3331fee4def764481443d (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-19T10:42:03Z (GMT). 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