Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iachel, Gustavo [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102005
Resumo: O presente estudo objetivou refletir sobre a tese: É possível, através da análise das falas de pesquisadores reconhecidos como referências nacionais pelos seus pares, refletir sobre a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, bem como recolher concepções que nos levam a pensar sobre os caminhos da pesquisa em ensino de astronomia e da formação docente para esse propósito. A partir disso, realizamos a pesquisa da natureza qualitativa. Em seu percurso, consultamos doutores relacionados à Astronomia ou não seu ensino, localizamos através do portal de currículos da plataforma Lattes, com o intuito de solicitar-lhes possíveis nomes de pesquisadores tidos como referências nacionais na pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil. Os pesquisadores foram entrevistados e contribuíram com a pesquisa ao se expressarem sobre variados temas relacionados ao estudo proposto. A partir da análise de suas falas, fomos capazes de inferir conhecimentos sobre a atual situação do ensino e da pesquisa em Educação em Astronomia no país, bem como delimitamos os prováveis caminhos pelos quais a formação inicial e a formação continuada poderão seguir no futuro. Três considerações finais, entre as variadas inferências realizadas, são as mais expressivas: i. A inclusão de disciplinas relacionadas à Astronomia na formação inicial docente seria uma mudança ideal, porém distante; ii. A formação continuada no país é deficiente e paliativa; e iii. Os centros de referência para o ensino de Astronomia terão, cada vez mais, um importante papel no auxílio à formação de docentes autônomos
id UNSP_b5eb904ab11be9e1399cacc988e647ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102005
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomiaAstronomiaEducaçãoProfessores - FormaçãoPesquisaEnsinoAstronomyO presente estudo objetivou refletir sobre a tese: É possível, através da análise das falas de pesquisadores reconhecidos como referências nacionais pelos seus pares, refletir sobre a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, bem como recolher concepções que nos levam a pensar sobre os caminhos da pesquisa em ensino de astronomia e da formação docente para esse propósito. A partir disso, realizamos a pesquisa da natureza qualitativa. Em seu percurso, consultamos doutores relacionados à Astronomia ou não seu ensino, localizamos através do portal de currículos da plataforma Lattes, com o intuito de solicitar-lhes possíveis nomes de pesquisadores tidos como referências nacionais na pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil. Os pesquisadores foram entrevistados e contribuíram com a pesquisa ao se expressarem sobre variados temas relacionados ao estudo proposto. A partir da análise de suas falas, fomos capazes de inferir conhecimentos sobre a atual situação do ensino e da pesquisa em Educação em Astronomia no país, bem como delimitamos os prováveis caminhos pelos quais a formação inicial e a formação continuada poderão seguir no futuro. Três considerações finais, entre as variadas inferências realizadas, são as mais expressivas: i. A inclusão de disciplinas relacionadas à Astronomia na formação inicial docente seria uma mudança ideal, porém distante; ii. A formação continuada no país é deficiente e paliativa; e iii. Os centros de referência para o ensino de Astronomia terão, cada vez mais, um importante papel no auxílio à formação de docentes autônomosThe present study aimed to reflect on the thesis: it is a possible, thought the analysis of the speeches of researchers recognized as national references by their peers, reflect on the initial and in-service teachers education for basic education as welll as gather ideas that lead us to think on the paths of research in Astronomy Education and teacher education for this purpose. From this, we conducted a qualitative research. In its course, we have consulted doctors related to astronomy or to its teaching, located through the portal Lattes in order to ask them possible names of researchers regarded as national experts is research astronomy education in Brasil. The researchers identified were interviewed and contributed expressing on various topics related to the proposed study. From the analysis of their answers, we were able to infer knowledge about the current situation of teaching and research in Astronomy Education in Brazil, as well as delimiting the probable ways in which the initial and in-service education could follow in the future. Three final considerations among the various inferences made, the most significant are: i. Inclusion of subjects related to astronomy in initial teacher education would be an ideal change, however distant; ii. In-service education in the country is poor and palliative; and iii. Reference centers for teaching astronomy increasingly will play an important role in helping the autonomous teacher's educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iachel, Gustavo [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2013-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis201 f.application/pdfIACHEL, Gustavo. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia. 2013. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102005000740836000740836.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:19:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:50:58.668235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia
title Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia
spellingShingle Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia
Iachel, Gustavo [UNESP]
Astronomia
Educação
Professores - Formação
Pesquisa
Ensino
Astronomy
title_short Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia
title_full Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia
title_fullStr Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia
title_full_unstemmed Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia
title_sort Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia
author Iachel, Gustavo [UNESP]
author_facet Iachel, Gustavo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Iachel, Gustavo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Educação
Professores - Formação
Pesquisa
Ensino
Astronomy
topic Astronomia
Educação
Professores - Formação
Pesquisa
Ensino
Astronomy
description O presente estudo objetivou refletir sobre a tese: É possível, através da análise das falas de pesquisadores reconhecidos como referências nacionais pelos seus pares, refletir sobre a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, bem como recolher concepções que nos levam a pensar sobre os caminhos da pesquisa em ensino de astronomia e da formação docente para esse propósito. A partir disso, realizamos a pesquisa da natureza qualitativa. Em seu percurso, consultamos doutores relacionados à Astronomia ou não seu ensino, localizamos através do portal de currículos da plataforma Lattes, com o intuito de solicitar-lhes possíveis nomes de pesquisadores tidos como referências nacionais na pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil. Os pesquisadores foram entrevistados e contribuíram com a pesquisa ao se expressarem sobre variados temas relacionados ao estudo proposto. A partir da análise de suas falas, fomos capazes de inferir conhecimentos sobre a atual situação do ensino e da pesquisa em Educação em Astronomia no país, bem como delimitamos os prováveis caminhos pelos quais a formação inicial e a formação continuada poderão seguir no futuro. Três considerações finais, entre as variadas inferências realizadas, são as mais expressivas: i. A inclusão de disciplinas relacionadas à Astronomia na formação inicial docente seria uma mudança ideal, porém distante; ii. A formação continuada no país é deficiente e paliativa; e iii. Os centros de referência para o ensino de Astronomia terão, cada vez mais, um importante papel no auxílio à formação de docentes autônomos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IACHEL, Gustavo. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia. 2013. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102005
000740836
000740836.pdf
33004056079P0
4449947783474945
identifier_str_mv IACHEL, Gustavo. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de astronomia. 2013. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013.
000740836
000740836.pdf
33004056079P0
4449947783474945
url http://hdl.handle.net/11449/102005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129128299233280