Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91244 |
Resumo: | A necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)... |
id |
UNSP_b65438f0939f7cde7986fb3150502304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91244 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicaçãoProfessores - Formação - Educação especialComunicação na educação - Crianças deficientesEscolas especiais para deficientesComunicação alternativa e suplementarTeacher's QualificationAlternative and Supplementary CommunicationA necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Andréia Parente da [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2005-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis179 f. + anexoapplication/pdfSILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/91244000290899silva_ap_me_mar.pdf33004110040P55154063375333536Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91244Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação |
title |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação |
spellingShingle |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação Silva, Andréia Parente da [UNESP] Professores - Formação - Educação especial Comunicação na educação - Crianças deficientes Escolas especiais para deficientes Comunicação alternativa e suplementar Teacher's Qualification Alternative and Supplementary Communication |
title_short |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação |
title_full |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação |
title_fullStr |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação |
title_full_unstemmed |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação |
title_sort |
Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação |
author |
Silva, Andréia Parente da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Andréia Parente da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Deliberato, Débora [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréia Parente da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação - Educação especial Comunicação na educação - Crianças deficientes Escolas especiais para deficientes Comunicação alternativa e suplementar Teacher's Qualification Alternative and Supplementary Communication |
topic |
Professores - Formação - Educação especial Comunicação na educação - Crianças deficientes Escolas especiais para deficientes Comunicação alternativa e suplementar Teacher's Qualification Alternative and Supplementary Communication |
description |
A necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)... |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-02-25 2014-06-11T19:24:57Z 2014-06-11T19:24:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005. http://hdl.handle.net/11449/91244 000290899 silva_ap_me_mar.pdf 33004110040P5 5154063375333536 |
identifier_str_mv |
SILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005. 000290899 silva_ap_me_mar.pdf 33004110040P5 5154063375333536 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
179 f. + anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128120454119424 |