Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréia Parente da [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91244
Resumo: A necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)...
id UNSP_b65438f0939f7cde7986fb3150502304
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91244
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicaçãoProfessores - Formação - Educação especialComunicação na educação - Crianças deficientesEscolas especiais para deficientesComunicação alternativa e suplementarTeacher's QualificationAlternative and Supplementary CommunicationA necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Andréia Parente da [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2005-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis179 f. + anexoapplication/pdfSILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/91244000290899silva_ap_me_mar.pdf33004110040P55154063375333536Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91244Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
title Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
spellingShingle Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
Silva, Andréia Parente da [UNESP]
Professores - Formação - Educação especial
Comunicação na educação - Crianças deficientes
Escolas especiais para deficientes
Comunicação alternativa e suplementar
Teacher's Qualification
Alternative and Supplementary Communication
title_short Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
title_full Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
title_fullStr Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
title_full_unstemmed Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
title_sort Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação
author Silva, Andréia Parente da [UNESP]
author_facet Silva, Andréia Parente da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Deliberato, Débora [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréia Parente da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação - Educação especial
Comunicação na educação - Crianças deficientes
Escolas especiais para deficientes
Comunicação alternativa e suplementar
Teacher's Qualification
Alternative and Supplementary Communication
topic Professores - Formação - Educação especial
Comunicação na educação - Crianças deficientes
Escolas especiais para deficientes
Comunicação alternativa e suplementar
Teacher's Qualification
Alternative and Supplementary Communication
description A necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-25
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/91244
000290899
silva_ap_me_mar.pdf
33004110040P5
5154063375333536
identifier_str_mv SILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
000290899
silva_ap_me_mar.pdf
33004110040P5
5154063375333536
url http://hdl.handle.net/11449/91244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 179 f. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128120454119424