Diretor de escola no Brasil: reflexões sobre seu papel na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rebeca Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250424
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral identificar e analisar as atribuições do diretor escolar da rede estadual paulista, pautando-se na Resolução da SEE/SP 56/2016 e como objetivo específico realizar esta análise à luz das implicações neoliberais. Por meio de uma abordagem qualitativa realizou-se uma pesquisa bibliográfica e análise documental. A pesquisa bibliográfica abrangeu a temática da administração escolar bem como dos princípios do neoliberalismo e suas implicações para a gestão das escolas. Já a análise documental sobre a gestão escolar no Estado de São Paulo, com o objetivo de responder se as atribuições e exigências atuais constantes desta Resolução estão articuladas ao atual cenário neoliberal e como os princípios do neoliberalismo se revelam na Resolução SE 56/2016. Os resultados evidenciam que a Resolução abrange papel e atribuições do diretor de escola destacadamente funcionais ao neoliberalismo e à abordagem gerencialista da administração educacional. Registra-se, também, a necessidade de um aprofundamento quanto ao cotidiano do diretor de escola e como a Resolução SE 56/2016, transparece nas práticas cotidianas da escola.
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