A interação entre crianças na creche e o desenvolvimento do juízo moral: práticas interventivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191716 |
Resumo: | A Educação Infantil tem compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas diversas dimensões, entre elas a formação moral, garantidas por diversas leis e reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular.Essa atenção, entretanto, acaba sendo minimizada na rotina escolar, que se foca nos cuidados com segurança e no ensino de educação linguística e lógica matemática. Para Piaget (1994), é na troca entre os pares, que a formação moral se acentua e necessita de uma intervenção adequada dos educadores para conduzir essa aquisição que será determinante na evolução da criança, em busca da autonomia. A presente pesquisa teve como objetivoinvestigar e analisar como ocorrem as interações entre as crianças na creche e o papel do professor enquanto mediador desse processo com vistas à construção da moralidade infantil. A metodologia utilizada, de base qualitativa, além da revisão da literatura especializada, a observaçãona rotina de crianças de 2 a 3 anos de idade, num total de 16 crianças de uma turma de Infantil, denominada de Minigrupo de um Núcleo de Educação Infantil de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa apontou para a necessidade da formação dos educadores em desenvolvimento moral, pois várias intervenções tem somente contribuído para a formação da moral heterônoma. Neste sentido, a pesquisadora propôs um guia de orientações por meio de um material físico e online de forma que possa contribuir para esta formação. |
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A interação entre crianças na creche e o desenvolvimento do juízo moral: práticas interventivasThe interaction of children in daycare and the development of moral judgment: interventional practicesEducação InfantilInteraçãoPsicologia moralEarly childhood educationInteractionMoral psychologyA Educação Infantil tem compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas diversas dimensões, entre elas a formação moral, garantidas por diversas leis e reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular.Essa atenção, entretanto, acaba sendo minimizada na rotina escolar, que se foca nos cuidados com segurança e no ensino de educação linguística e lógica matemática. Para Piaget (1994), é na troca entre os pares, que a formação moral se acentua e necessita de uma intervenção adequada dos educadores para conduzir essa aquisição que será determinante na evolução da criança, em busca da autonomia. A presente pesquisa teve como objetivoinvestigar e analisar como ocorrem as interações entre as crianças na creche e o papel do professor enquanto mediador desse processo com vistas à construção da moralidade infantil. A metodologia utilizada, de base qualitativa, além da revisão da literatura especializada, a observaçãona rotina de crianças de 2 a 3 anos de idade, num total de 16 crianças de uma turma de Infantil, denominada de Minigrupo de um Núcleo de Educação Infantil de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa apontou para a necessidade da formação dos educadores em desenvolvimento moral, pois várias intervenções tem somente contribuído para a formação da moral heterônoma. Neste sentido, a pesquisadora propôs um guia de orientações por meio de um material físico e online de forma que possa contribuir para esta formação.Early Childhood Education is committed to the global human development, on its several aspects, including moral development, guaranteed by various laws and recognized by the Base NacionalComum Curricular (National Common Curricular Base). This care, however, ends up being minimizing on the school routine, which focuses on safety and on linguistics and mathematical logic. According to Piaget (1994), it is through exchanging between the pairs that moral development is more noticeable and demands an appropriate intervention from educators to deal with the acquisition which will be crucial for the child development, in the pursuit of autonomy. This research investigates and analyzes how interactions occur among children in nursery and the role of the teacher as a mediator of this process aiming at the development of child morality. The methodology used is of a qualitative basis, further the specialized literature review, the observation on the 2-3-year-old children routine, in a total of 16 children from a nursery class, named Minigrupo (minigroup) from an Early Childhood Education Center located in a mid-sized town in São Paulo state. The research indicated the necessity of educators formation in moral development, thus several interventions have only contributed for the heteronomous moral. In this case, the researcher proposed an orientation guide by physical and online tools in order to contribute for this formation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Rita Melissa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Cassiany Amaral Navas2020-03-03T12:25:06Z2020-03-03T12:25:06Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19171600092937533004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:28:12.594335Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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