A interação entre crianças na creche e o desenvolvimento do juízo moral: práticas interventivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Cassiany Amaral Navas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191716
Resumo: A Educação Infantil tem compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas diversas dimensões, entre elas a formação moral, garantidas por diversas leis e reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular.Essa atenção, entretanto, acaba sendo minimizada na rotina escolar, que se foca nos cuidados com segurança e no ensino de educação linguística e lógica matemática. Para Piaget (1994), é na troca entre os pares, que a formação moral se acentua e necessita de uma intervenção adequada dos educadores para conduzir essa aquisição que será determinante na evolução da criança, em busca da autonomia. A presente pesquisa teve como objetivoinvestigar e analisar como ocorrem as interações entre as crianças na creche e o papel do professor enquanto mediador desse processo com vistas à construção da moralidade infantil. A metodologia utilizada, de base qualitativa, além da revisão da literatura especializada, a observaçãona rotina de crianças de 2 a 3 anos de idade, num total de 16 crianças de uma turma de Infantil, denominada de Minigrupo de um Núcleo de Educação Infantil de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa apontou para a necessidade da formação dos educadores em desenvolvimento moral, pois várias intervenções tem somente contribuído para a formação da moral heterônoma. Neste sentido, a pesquisadora propôs um guia de orientações por meio de um material físico e online de forma que possa contribuir para esta formação.
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