Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Superti, Tatiane
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244008
Resumo: Como o ensino escolar histórico-cultural pode promover a consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Assim, preocupados com esse problema, construímos nosso objeto de pesquisa relacionado ao ensino de literatura e assumimos como abordagem metodológica a investigação teórico-bibliográfica fundamentada no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. O objetivo principal centra-se na construção de reflexões estéticocientíficas baseadas na psicologia da arte em L. S. Vigotski e na estética de G. Lukács para fundamentar o ensino de literatura na educação escolar. E como objetivos específicos temos: 1) aprofundar investigações teóricas a respeito da psicologia da arte vigotskiana; 2) discutir a relação entre teoria psicológica histórico-cultural da consciência e a psicologia da arte em Vigotski; 3) estudar a concepção estética de Lukács e discutir a sua relação com a teoria vigotskiana da arte; 4) elaborar apontamentos metodológicos histórico-culturais para o ensino de literatura na educação escolar. Entendemos o processo de construção da consciência enquanto constituição de um sistema interfuncional, promovendo a humanização do cérebro, cuja unidade fundamental é o significado da palavra, o qual carrega em si a unidade intelectualafetiva. A pedagogia histórico-crítica, bem como o conceito de escola-comunidade, permite-nos compreender a escola como espaço social do saber sistematizado e como uma instituição em movimento, cabendo-nos transformá-la no sentido da emancipação humana. A estética marxista contribuiu para compreendermos o quanto a realidade objetiva implica em desenvolvimento dos sentimentos, sentidos e sensibilidade humana, sendo a arte fundamental à formação psicológica de todas as pessoas. Como resultado das investigações, elaboramos a proposta de ensino da literatura em Unidades que implicam: 1) Seleção das obras – principal e de interlocução; 2) Vivência estética das obras de interlocução; 3) Construção interna do objeto estético; 4) Vivência estética da obra principal. Defendemos que a apropriação integral de uma obra literária é centralizada pelo processo de apropriação do pensamento teórico e sensível objetivado na obra, pois, trata-se de característica fundamental de uma obra de arte. Como conclusão, evidenciamos o tipo de conceito ou de imagem psicológica possibilitada por meio da arte, diferenciando-se parcialmente do conceito científico, integrando-a na educação escolar como forma de avanço e complexificação do pensamento, dos sentimentos, da consciência e da personalidade humana. No conceito artístico estão indissociavelmente imbricados o pensamento teórico e a emoção conceitual, constituindo o sentido do artista trabalhado na obra. Na resposta à nossa pergunta central, qual seja: como o ensino de literatura pode promover o desenvolvimento da consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Propusemos as Unidades de Ensino (UEs) de literatura, contribuindo para o conceito científico tomar centralidade no sistema psicológico dos estudantes, além de possibilitar a constituição desse sistema integrando a emoção na medida de generalidade conceitual. Enfatizamos ainda o papel da professora(or) ao trabalhar com UEs, instrumento educativo orientador do processo de desenvolvimento da consciência conceitual e crítica das (os) adolescentes na escola. Defendemos, portanto, que o processo educativo históricocultural numa escola-comunidade organizado por UEs engendrará as condições educativas necessárias, enfatizando o papel preponderante da literatura, na efetivação do processo de humanização e emancipação dos seres humanos na educação escolar.
id UNSP_b8060303cec8fe9ff26e1257f8a5e25d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244008
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/oVygotskian art psychology and literature teaching: aesthetic-scientific reflections for the teacher's educational workEnsino de literaturaPsicologia histórico-culturalPedagogia histórico-críticaPsicologia da arteEstética marxistaLiterature teachingHistorical-cultural psychologyHistorical-critical pedagogyArt psychologyMarxist aestheticsComo o ensino escolar histórico-cultural pode promover a consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Assim, preocupados com esse problema, construímos nosso objeto de pesquisa relacionado ao ensino de literatura e assumimos como abordagem metodológica a investigação teórico-bibliográfica fundamentada no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. O objetivo principal centra-se na construção de reflexões estéticocientíficas baseadas na psicologia da arte em L. S. Vigotski e na estética de G. Lukács para fundamentar o ensino de literatura na educação escolar. E como objetivos específicos temos: 1) aprofundar investigações teóricas a respeito da psicologia da arte vigotskiana; 2) discutir a relação entre teoria psicológica histórico-cultural da consciência e a psicologia da arte em Vigotski; 3) estudar a concepção estética de Lukács e discutir a sua relação com a teoria vigotskiana da arte; 4) elaborar apontamentos metodológicos histórico-culturais para o ensino de literatura na educação escolar. Entendemos o processo de construção da consciência enquanto constituição de um sistema interfuncional, promovendo a humanização do cérebro, cuja unidade fundamental é o significado da palavra, o qual carrega em si a unidade intelectualafetiva. A pedagogia histórico-crítica, bem como o conceito de escola-comunidade, permite-nos compreender a escola como espaço social do saber sistematizado e como uma instituição em movimento, cabendo-nos transformá-la no sentido da emancipação humana. A estética marxista contribuiu para compreendermos o quanto a realidade objetiva implica em desenvolvimento dos sentimentos, sentidos e sensibilidade humana, sendo a arte fundamental à formação psicológica de todas as pessoas. Como resultado das investigações, elaboramos a proposta de ensino da literatura em Unidades que implicam: 1) Seleção das obras – principal e de interlocução; 2) Vivência estética das obras de interlocução; 3) Construção interna do objeto estético; 4) Vivência estética da obra principal. Defendemos que a apropriação integral de uma obra literária é centralizada pelo processo de apropriação do pensamento teórico e sensível objetivado na obra, pois, trata-se de característica fundamental de uma obra de arte. Como conclusão, evidenciamos o tipo de conceito ou de imagem psicológica possibilitada por meio da arte, diferenciando-se parcialmente do conceito científico, integrando-a na educação escolar como forma de avanço e complexificação do pensamento, dos sentimentos, da consciência e da personalidade humana. No conceito artístico estão indissociavelmente imbricados o pensamento teórico e a emoção conceitual, constituindo o sentido do artista trabalhado na obra. Na resposta à nossa pergunta central, qual seja: como o ensino de literatura pode promover o desenvolvimento da consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Propusemos as Unidades de Ensino (UEs) de literatura, contribuindo para o conceito científico tomar centralidade no sistema psicológico dos estudantes, além de possibilitar a constituição desse sistema integrando a emoção na medida de generalidade conceitual. Enfatizamos ainda o papel da professora(or) ao trabalhar com UEs, instrumento educativo orientador do processo de desenvolvimento da consciência conceitual e crítica das (os) adolescentes na escola. Defendemos, portanto, que o processo educativo históricocultural numa escola-comunidade organizado por UEs engendrará as condições educativas necessárias, enfatizando o papel preponderante da literatura, na efetivação do processo de humanização e emancipação dos seres humanos na educação escolar.How can historical-cultural school teaching promote high school students' critical and conceptual awareness? Thus, concerned with this problem, we built our research object related to the teaching of literature and assumed as a methodological approach the theoretical-bibliographic investigation based on dialectical historical materialism, historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy. The main objective focuses on the construction of aesthetic-scientific reflections based on the psychology of art in L. S. Vygotsky and on the aesthetics of G. Lukács to support the teaching of literature in school education. And as specific objectives we have: 1) to deepen theoretical investigations about the psychology of Vygotskian art; 2) discuss the relationship between historical-cultural psychological theory of consciousness and the psychology of art in Vygotsky; 3) study Lukács' aesthetic conception and discuss its relationship with the Vygotskian theory of art; 4) elaborate historical-cultural methodological notes for the teaching of literature in school education. We understand the process of building consciousness as the constitution of an interfunctional system, promoting the humanization of the brain, whose fundamental unit is the meaning of the word, which carries in itself the intellectual-affective unit. The historical-critical pedagogy, as well as the concept of school-community, allow us to understand the school as a social space of systematized knowledge and as an institution in movement, leaving us to transform it towards human emancipation. Marxist aesthetics contributed to understanding how much objective reality implies the development of feelings, senses and human sensitivity, with art being fundamental to the psychological formation of all people. As a result of the investigations, we elaborated the proposal of teaching literature in Units that imply: 1) Selection of works – main and interlocution; 2) Aesthetic experience of interlocution works; 3) Internal construction of the aesthetic object; 4) Aesthetic experience of the main work. We defend that the integral appropriation of a literary work is centralized by the process of appropriation of the theoretical and sensitive thought objectified in the work, since it is a fundamental characteristic of a work of art. In conclusion, we highlight the type of concept or psychological image made possible through art, partially different from the scientific concept, integrating it into school education as a way of advancing and complexifying thought, feelings, consciousness and human personality . In the artistic concept, theoretical thought and conceptual emotion are inseparably intertwined, constituting the meaning of the artist worked in the work. In response to our central question, which is: how can teaching literature promote the development of critical and conceptual awareness in high school students? We proposed Literature Teaching Units (UEs), contributing to the scientific concept taking center stage in the students' psychological system, in addition to enabling the constitution of this system by integrating emotion in the measure of conceptual generality. We also emphasize the role of the teacher(s) when working with UEs, an educational tool that guides the process of developing the conceptual and critical awareness of adolescents at school. We defend, therefore, that the historical-cultural educational process in a school-community organized by UEs will engender the necessary educational conditions, emphasizing the preponderant role of literature, in the realization of the process of humanization and emancipation of human beings in school education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Superti, Tatiane2023-06-12T17:30:14Z2023-06-12T17:30:14Z2023-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24400833004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:00:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244008Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:50:08.016138Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
Vygotskian art psychology and literature teaching: aesthetic-scientific reflections for the teacher's educational work
title Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
spellingShingle Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
Superti, Tatiane
Ensino de literatura
Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Psicologia da arte
Estética marxista
Literature teaching
Historical-cultural psychology
Historical-critical pedagogy
Art psychology
Marxist aesthetics
title_short Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
title_full Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
title_fullStr Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
title_full_unstemmed Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
title_sort Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
author Superti, Tatiane
author_facet Superti, Tatiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Superti, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Psicologia da arte
Estética marxista
Literature teaching
Historical-cultural psychology
Historical-critical pedagogy
Art psychology
Marxist aesthetics
topic Ensino de literatura
Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Psicologia da arte
Estética marxista
Literature teaching
Historical-cultural psychology
Historical-critical pedagogy
Art psychology
Marxist aesthetics
description Como o ensino escolar histórico-cultural pode promover a consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Assim, preocupados com esse problema, construímos nosso objeto de pesquisa relacionado ao ensino de literatura e assumimos como abordagem metodológica a investigação teórico-bibliográfica fundamentada no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. O objetivo principal centra-se na construção de reflexões estéticocientíficas baseadas na psicologia da arte em L. S. Vigotski e na estética de G. Lukács para fundamentar o ensino de literatura na educação escolar. E como objetivos específicos temos: 1) aprofundar investigações teóricas a respeito da psicologia da arte vigotskiana; 2) discutir a relação entre teoria psicológica histórico-cultural da consciência e a psicologia da arte em Vigotski; 3) estudar a concepção estética de Lukács e discutir a sua relação com a teoria vigotskiana da arte; 4) elaborar apontamentos metodológicos histórico-culturais para o ensino de literatura na educação escolar. Entendemos o processo de construção da consciência enquanto constituição de um sistema interfuncional, promovendo a humanização do cérebro, cuja unidade fundamental é o significado da palavra, o qual carrega em si a unidade intelectualafetiva. A pedagogia histórico-crítica, bem como o conceito de escola-comunidade, permite-nos compreender a escola como espaço social do saber sistematizado e como uma instituição em movimento, cabendo-nos transformá-la no sentido da emancipação humana. A estética marxista contribuiu para compreendermos o quanto a realidade objetiva implica em desenvolvimento dos sentimentos, sentidos e sensibilidade humana, sendo a arte fundamental à formação psicológica de todas as pessoas. Como resultado das investigações, elaboramos a proposta de ensino da literatura em Unidades que implicam: 1) Seleção das obras – principal e de interlocução; 2) Vivência estética das obras de interlocução; 3) Construção interna do objeto estético; 4) Vivência estética da obra principal. Defendemos que a apropriação integral de uma obra literária é centralizada pelo processo de apropriação do pensamento teórico e sensível objetivado na obra, pois, trata-se de característica fundamental de uma obra de arte. Como conclusão, evidenciamos o tipo de conceito ou de imagem psicológica possibilitada por meio da arte, diferenciando-se parcialmente do conceito científico, integrando-a na educação escolar como forma de avanço e complexificação do pensamento, dos sentimentos, da consciência e da personalidade humana. No conceito artístico estão indissociavelmente imbricados o pensamento teórico e a emoção conceitual, constituindo o sentido do artista trabalhado na obra. Na resposta à nossa pergunta central, qual seja: como o ensino de literatura pode promover o desenvolvimento da consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Propusemos as Unidades de Ensino (UEs) de literatura, contribuindo para o conceito científico tomar centralidade no sistema psicológico dos estudantes, além de possibilitar a constituição desse sistema integrando a emoção na medida de generalidade conceitual. Enfatizamos ainda o papel da professora(or) ao trabalhar com UEs, instrumento educativo orientador do processo de desenvolvimento da consciência conceitual e crítica das (os) adolescentes na escola. Defendemos, portanto, que o processo educativo históricocultural numa escola-comunidade organizado por UEs engendrará as condições educativas necessárias, enfatizando o papel preponderante da literatura, na efetivação do processo de humanização e emancipação dos seres humanos na educação escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-12T17:30:14Z
2023-06-12T17:30:14Z
2023-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244008
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/244008
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129255620476928