Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1544 http://hdl.handle.net/11449/142528 |
Resumo: | This paper deals with the existing educational policies in Brazil and Portugal aimed at Elderly. Since population aging is a reality worldwide, public policies aimed at this segment of the population are needed to ensure the rights of these people. With regard to education, it has a key role to an old age with quality of life as it able older people to keep their minds active, and remain embedded in social contexts. Therefore, we tried to observe the existing policies in this area in Brazil and in Portugal in order to perform a comparation able to contribute to this debate. |
id |
UNSP_b88b595cd964afaa2eac8526decab4ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142528 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e PortugalAgingPublic policyPermanent educationEnvelhecimentoPolíticas públicasEducação permanenteThis paper deals with the existing educational policies in Brazil and Portugal aimed at Elderly. Since population aging is a reality worldwide, public policies aimed at this segment of the population are needed to ensure the rights of these people. With regard to education, it has a key role to an old age with quality of life as it able older people to keep their minds active, and remain embedded in social contexts. Therefore, we tried to observe the existing policies in this area in Brazil and in Portugal in order to perform a comparation able to contribute to this debate.O presente trabalho trata das políticas públicas educacionais existentes no Brasil e em Portugal voltadas para a Terceira Idade. Visto que o envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo, políticas públicas direcionadas a esse segmento da população são necessárias para garantir os direitos delas. No que se refere à educação, esta tem um papel fundamental para uma velhice com qualidade de vida, uma vez que permite aos idosos manterem suas mentes ativas, além de permanecerem inseridos em contextos sociais. Assim, buscou-se observar as políticas existentes nesse âmbito tanto no Brasil como em Portugal a fim de realizar um comparativo que possa contribuir para esse debate.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lauria, Bianca Vince [UNESP]Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP]2016-08-04T13:35:40Z2016-08-04T13:35:40Z2015-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-6application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/15448º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142528ISSN2176-9761-2015-01-06-lauria.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142528Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal |
title |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal |
spellingShingle |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal Lauria, Bianca Vince [UNESP] Aging Public policy Permanent education Envelhecimento Políticas públicas Educação permanente |
title_short |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal |
title_full |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal |
title_fullStr |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal |
title_sort |
Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal |
author |
Lauria, Bianca Vince [UNESP] |
author_facet |
Lauria, Bianca Vince [UNESP] Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lauria, Bianca Vince [UNESP] Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aging Public policy Permanent education Envelhecimento Políticas públicas Educação permanente |
topic |
Aging Public policy Permanent education Envelhecimento Políticas públicas Educação permanente |
description |
This paper deals with the existing educational policies in Brazil and Portugal aimed at Elderly. Since population aging is a reality worldwide, public policies aimed at this segment of the population are needed to ensure the rights of these people. With regard to education, it has a key role to an old age with quality of life as it able older people to keep their minds active, and remain embedded in social contexts. Therefore, we tried to observe the existing policies in this area in Brazil and in Portugal in order to perform a comparation able to contribute to this debate. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 2016-08-04T13:35:40Z 2016-08-04T13:35:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1544 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142528 ISSN2176-9761-2015-01-06-lauria.pdf |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1544 http://hdl.handle.net/11449/142528 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-06-lauria.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-6 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128181813641216 |