Narrativas de filhos ouvintes de pais surdos – Codas, sobre o crescer bilíngue
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202404 |
Resumo: | O presente estudo teve por finalidade discutir o que os filhos ouvintes de pais surdos – Codas, narram sobre o seu desenvolvimento linguístico, familiar, educacional e social. De modo mais específico, analisar as marcas que revelam a constituição da identidade/subjetividade dos Codas, que se reconhecem como sujeitos bilíngues e biculturais. Para a consecução da pesquisa entrevistamos quatro Codas adultos, de diferentes estados do Brasil, sendo dois com titulação de doutor e dois com titulação de mestre na área das Ciências Humanas, todos atuando em escolas públicas, sendo dois como professores e dois como tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas abertas recorrentes, seguindo a metodologia das histórias de vida, por meio de narrativas orais. As entrevistas pretenderam compreender o uso da Libras e do Português como constitutivos da identidade/subjetividade dos Codas nas relações familiares, educacional e social. O método empregado na produção dos dados se ancora na concepção da metodologia biográfico-narrativa de Moriña (2017), sendo sua análise e discussão organizadas em núcleos de significação, a partir das orientações dos estudos de Aguiar e Ozella (2006, 2013). Para melhor compreensão do fenômeno investigado, os dados foram agrupados em cinco núcleos de significação, a saber: 1. Narrativas que marcam a maturidade precoce na constituição da subjetividade dos Codas; 2. Formação dos Codas como sujeitos bilíngues e biculturais; 3. Orgulho dos pais como cidadãos de direito em sociedade; 4. Aspectos do processo formativo escolar e universitário e 5. Codas: os primeiros Tils nas relações dos pais surdos em sociedade. Esses núcleos são trazidos para conversar com Bakhtin, numa visão humana da constituição do ser pelo outro e que está em constante evolução. Acrescentou-se os postulados de teóricos da cultura, nos campos da antropologia, da educação e da filosofia, bem como, as concepções de pesquisadores Codas. Os resultados evidenciaram que os Codas, desde muito cedo auxiliaram na constituição dos elos dialógicos entre seus pais e o mundo ouvinte, percebiam os olhares diferentes que lhes eram direcionados, que os levaram a um amadurecimento precoce, sendo mais resilientes na vida. Eles constituíram-se bilíngues e biculturais, numa compreensão consciente hoje, cujas vozes são motivos do orgulho para os seus pais, que os incentivaram a uma formação acadêmica e à participação na militância surda, que parece ter levado a fazerem a escolha pela profissão no campo da tradução e interpretação em Libras e língua portuguesa ou educação de surdos. |
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Narrativas de filhos ouvintes de pais surdos – Codas, sobre o crescer bilíngueNarratives of hearing children of deaf adults - Codas, about growing bilingualNarrativas de niños oyentes a padres sordos - Codas, acerca del crecimiento bilingüeNarratifs d'enfants de parents sourds - Codas, à propos de croissance bilingueCodasLíngua de sinaisConstituição bilíngueIdentidade e culturaSign languageBilingual constitutionIdentity and cultureO presente estudo teve por finalidade discutir o que os filhos ouvintes de pais surdos – Codas, narram sobre o seu desenvolvimento linguístico, familiar, educacional e social. De modo mais específico, analisar as marcas que revelam a constituição da identidade/subjetividade dos Codas, que se reconhecem como sujeitos bilíngues e biculturais. Para a consecução da pesquisa entrevistamos quatro Codas adultos, de diferentes estados do Brasil, sendo dois com titulação de doutor e dois com titulação de mestre na área das Ciências Humanas, todos atuando em escolas públicas, sendo dois como professores e dois como tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas abertas recorrentes, seguindo a metodologia das histórias de vida, por meio de narrativas orais. As entrevistas pretenderam compreender o uso da Libras e do Português como constitutivos da identidade/subjetividade dos Codas nas relações familiares, educacional e social. O método empregado na produção dos dados se ancora na concepção da metodologia biográfico-narrativa de Moriña (2017), sendo sua análise e discussão organizadas em núcleos de significação, a partir das orientações dos estudos de Aguiar e Ozella (2006, 2013). Para melhor compreensão do fenômeno investigado, os dados foram agrupados em cinco núcleos de significação, a saber: 1. Narrativas que marcam a maturidade precoce na constituição da subjetividade dos Codas; 2. Formação dos Codas como sujeitos bilíngues e biculturais; 3. Orgulho dos pais como cidadãos de direito em sociedade; 4. Aspectos do processo formativo escolar e universitário e 5. Codas: os primeiros Tils nas relações dos pais surdos em sociedade. Esses núcleos são trazidos para conversar com Bakhtin, numa visão humana da constituição do ser pelo outro e que está em constante evolução. Acrescentou-se os postulados de teóricos da cultura, nos campos da antropologia, da educação e da filosofia, bem como, as concepções de pesquisadores Codas. Os resultados evidenciaram que os Codas, desde muito cedo auxiliaram na constituição dos elos dialógicos entre seus pais e o mundo ouvinte, percebiam os olhares diferentes que lhes eram direcionados, que os levaram a um amadurecimento precoce, sendo mais resilientes na vida. Eles constituíram-se bilíngues e biculturais, numa compreensão consciente hoje, cujas vozes são motivos do orgulho para os seus pais, que os incentivaram a uma formação acadêmica e à participação na militância surda, que parece ter levado a fazerem a escolha pela profissão no campo da tradução e interpretação em Libras e língua portuguesa ou educação de surdos.This study aimed to discuss what the hearing children of deaf parents - Codas, narrate about their linguistic, family, educational and social development. More specifically, the goal was to analyze the marks that reveal the constitution of the identity/subjectivity of the Codas, who recognize themselves as bilingual and bicultural subjects. To carry out the research, we interviewed four adult Codas, from different states of Brazil, two with a doctorate degree and two with a master's degree in the area of Humanities, all working in public schools, two as teachers and two as interpreters of the Brazilian Sign Language - Libras. The information was collected through recurring open semi-structured interviews, following the methodology of life stories, through oral narratives. The interviews aimed to understand the use of Libras and Portuguese as constituting the identity/subjectivity of the Codas in family, educational and social relationships. The method used in the production of data is anchored in the conception of Moriña's biographical-narrative methodology, in which the discussions are organized in meaning cores, based on the guidelines of the studies by Aguiar and Ozella (2006, 2013). For a better understanding of the phenomenon investigated, the data were grouped into five meaning cores, namely: 1. Narratives that mark early maturity in the constitution of the Codas' subjectivity; 2. Formation of Codas as bilingual and bicultural subjects; 3. Pride of parents as citizens of rights in society; 4. Aspects of the school and university training process and 5. Codas: the first sign language interpreters in the relationship of deaf parents in society. These axes are brought to talk with Bakhtin, in a human vision of the constitution of being by the other and which is in constant evolution. The postulates of theoreticians of culture, of the field of anthropology, of education, and of philosophy were added, as well as the concepts of Codas researchers. The results showed that Codas, from an early age helped in the establishment of dialogical links between their parents and the hearing world, perceived the different looks that were directed at them, which led them to an early maturation, being more resilient in life. They were bilingual and bicultural, narrating their understanding of being a source of pride for their parents, who encouraged them to have an academic education and to participate in deaf activism, which seems to have led them to choose the profession in the field of translation and interpretation in Libras and Portuguese or in education for the deaf.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sander, Ricardo Ernani [UNESP}2021-01-20T12:53:40Z2021-01-20T12:53:40Z2020-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20240433004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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