Inclusão escolar: um estudo da formação continuada dos professores de educação física na cidade de Araraquara - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonato, Neusa Aparecida Mendes [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90324
Resumo: No ano de 2001 foi criado pelo MEC o Programa Nacional de Educação Física Adaptada, visando assegurar o acesso e permanência de alunos com necessidades educacionais especiais, com efetiva participação nas aulas de Educação Física. A partir daí no ano de 2004, a Diretoria de Ensino da Região de Araraquara, através de sua oficina pedagógica, ofereceu curso de capacitação aos professores de Educação Física sobre a inclusão desses alunos. Portanto, esse estudo objetivou verificar ocorrência de cursos de formação continuada na área de Educação Física com a temática Inclusão Escolar e quantos professores participaram, que níveis de escolaridade atuam, e qual foi o tipo de repercussão em sua prática escolar. Procurou-se também caracterizar essa Diretoria situando-a desde o início de sua implantação, averiguando as ações das políticas públicas de inclusão e formação continuada. Como abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa com o foco no estudo de caso, tendo como participantes, 57 Professores de Educação Física, 27 escolas estaduais da cidade de Araraquara-SP, seus respectivos diretores e/ou coordenadores pedagógicos e um exdirigente de ensino dessa Diretoria. A coleta de dados foi realizada através de questionários com perguntas abertas e fechadas para os Professores de Educação Física, diretores e/ou coordenadores pedagógicos das escolas e entrevista semi-estruturada com o ex-dirigente de ensino. Os dados mostraram que dos 59 Professores de Educação Física que atuam nas escolas, 57 deles foram participantes da presente pesquisa, e deste total, 20 realizaram o curso de formação continuada relacionado à temática Educação Física Adaptada e Inclusão Escolar oferecido pela Oficina Pedagógica, sendo que 1 participou de curso não relacionado à área da Educação Física e 37 não participaram de nenhum curso. As respostas...
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Portanto, esse estudo objetivou verificar ocorrência de cursos de formação continuada na área de Educação Física com a temática Inclusão Escolar e quantos professores participaram, que níveis de escolaridade atuam, e qual foi o tipo de repercussão em sua prática escolar. Procurou-se também caracterizar essa Diretoria situando-a desde o início de sua implantação, averiguando as ações das políticas públicas de inclusão e formação continuada. Como abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa com o foco no estudo de caso, tendo como participantes, 57 Professores de Educação Física, 27 escolas estaduais da cidade de Araraquara-SP, seus respectivos diretores e/ou coordenadores pedagógicos e um exdirigente de ensino dessa Diretoria. A coleta de dados foi realizada através de questionários com perguntas abertas e fechadas para os Professores de Educação Física, diretores e/ou coordenadores pedagógicos das escolas e entrevista semi-estruturada com o ex-dirigente de ensino. Os dados mostraram que dos 59 Professores de Educação Física que atuam nas escolas, 57 deles foram participantes da presente pesquisa, e deste total, 20 realizaram o curso de formação continuada relacionado à temática Educação Física Adaptada e Inclusão Escolar oferecido pela Oficina Pedagógica, sendo que 1 participou de curso não relacionado à área da Educação Física e 37 não participaram de nenhum curso. As respostas...In 2001 the National Program for Adapted Physical Education was created by MEC, aiming to ensure access and retention of students with special educational needs, with effective participation in the classes of Physical Education. In 2004, the Board of Education of the Region of Araraquara, through its educational workshop, offered a training course for teachers of Physical Education on the inclusion of these students. Therefore, this study aimed to verify the occurrence of continuing formation courses in the area of Physical Education with the theme Scholar Inclusion and how many teachers participated, their level of education work, and the of impact on their school practice. One was tried to characterize this Board of Education placing it at the beginning of its deployment, examined the actions of public policies of inclusion and continuing formation. As a methodological approach using the qualitative research with a focus on case study, the participants were, 57 Teachers of Physical Education, 27 state schools in the city of Araraquara-SP, their directors and/or educational coordinators and a former leader of is Board of Education. Data collection was conducted through questionnaires with closed and open questions for Teachers of Physical Education, directors and/or coordinators of the schools teaching and semi-structured interview with former leader of education. The data showed that the 59 Teachers of Physical Education who work in schools, 57 of them were participants of this research, and from this total, 20 took the course for continuing formation related to the theme Adapted Physical Education and Scholar Inclusion offered by Educational Workshop, one of them took the course not related to the area of Physical Education and 37 did not participate in any course. The responses from teachers about the needs they have to promote the inclusion of students with disabilities in classes... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoli, Luci Pastor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonato, Neusa Aparecida Mendes [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2009-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f. : il., gráfs.application/pdfBONATO, Neusa Aparecida Mendes. Inclusão escolar: um estudo da formação continuada dos professores de educação física na cidade de Araraquara - SP. 2009. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90324000603262bonato_nam_me_arafcl.pdf33004030079P22469098115508385Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90324Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:37:30.650057Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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