Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182439 |
Resumo: | O presente estudo, que tem como perspectiva metodológica a epistemologia materialista histórico-dialética, desenvolveu-se durante a implementação da pedagogia histórico-crítica em uma escola de Ensino Fundamental I, da cidade de Jundiaí/SP. Definiu-se como problema de pesquisa a investigação acerca de como podem se configurar as práticas pedagógicas sob a concepção da pedagogia histórico-crítica, buscando verificar e compreender como essa pedagogia pode se materializar na prática cotidiana de uma escola pública de Ensino Fundamental I. A pesquisa tem, desse modo, um caráter não só analítico-crítico, mas também propositivo, na medida em que objetiva identificar formas de materializar as proposições da pedagogia histórico-crítica na realidade da escola, colocá-las em prática, assumindo a luta de classes no contexto da educação ao executar ações que visam a colocar a escola pública a serviço dos interesses das classes subalternas. Pretende-se contribuir para a construção de subsídios teórico-práticos que fundamentem a implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I. Com isso, opta-se por analisar o processo educativo à luz dos interesses da classe trabalhadora, com a clara intencionalidade de buscar uma educação que siga as necessidades dessa classe. Não se objetiva neutralidade ou isenção. Pelo contrário, há assunção de um compromisso político com a transformação social, visto que se tenciona a implementação de uma pedagogia socialista em um processo no qual a atividade teórica oriente a mudança da realidade objetiva, qual seja, a prática educativa na escola pública. |
id |
UNSP_ba0bcca36ee893a1aac0c2731adb593e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182439 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticosContribuciones a la implementación de la pedagogía histórico-crítica en escuelas de Educación Primária: aspectos teóricos y prácticosPedagogia histórico-críticaEducação escolarLuta de classesPedagogía histórico-críticaEducación escolarLucha de clasesO presente estudo, que tem como perspectiva metodológica a epistemologia materialista histórico-dialética, desenvolveu-se durante a implementação da pedagogia histórico-crítica em uma escola de Ensino Fundamental I, da cidade de Jundiaí/SP. Definiu-se como problema de pesquisa a investigação acerca de como podem se configurar as práticas pedagógicas sob a concepção da pedagogia histórico-crítica, buscando verificar e compreender como essa pedagogia pode se materializar na prática cotidiana de uma escola pública de Ensino Fundamental I. A pesquisa tem, desse modo, um caráter não só analítico-crítico, mas também propositivo, na medida em que objetiva identificar formas de materializar as proposições da pedagogia histórico-crítica na realidade da escola, colocá-las em prática, assumindo a luta de classes no contexto da educação ao executar ações que visam a colocar a escola pública a serviço dos interesses das classes subalternas. Pretende-se contribuir para a construção de subsídios teórico-práticos que fundamentem a implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I. Com isso, opta-se por analisar o processo educativo à luz dos interesses da classe trabalhadora, com a clara intencionalidade de buscar uma educação que siga as necessidades dessa classe. Não se objetiva neutralidade ou isenção. Pelo contrário, há assunção de um compromisso político com a transformação social, visto que se tenciona a implementação de uma pedagogia socialista em um processo no qual a atividade teórica oriente a mudança da realidade objetiva, qual seja, a prática educativa na escola pública.El presente estudio, que tiene como perspectiva metodológica la epistemología materialista histórico-dialéctica, se desarrollódurante la implementación de la pedagogíahistórico-críticaen una escuela de Educación Primaria de la ciudad de Jundiaí/SP. Se definió como problema de investigación la búsqueda de cómo pueden configurarse las prácticas pedagógicas bajo la pedagogía histórico-crítica, intentando verificar y comprender como esa pedagogía puede materializarse en la práctica cotidiana de una escuela pública de Educación Primaria. La investigación, de esa manera, tiene un carácter no solo analítico y crítico, sino también propositivo, pues objetiva identificar formas de materializar las proposiciones de la pedagogía histórico-crítica en la realidad de la escuela, ponerlas en práctica, asumiendo la lucha de clases en el contexto de la educación al ejecutar acciones que buscan que la escuela esté a servicio de los intereses de las clases subordinadas. Se pretende contribuir con la construcción de fundamentos teóricos y prácticos que basen la implementación de la pedagogía histórico-crítica en escuelas de Educación Primaria. Así, se elige analizar el proceso educativo bajo los intereses de la clase obrera, con la clara intención de buscar unaeducación que siga las necesidades de esa clase. No se objetiva neutralidad u omisión. Por lo contrario, se asume un compromiso político con la transformación social, pues se aspira a la implementación de una pedagogía socialista en un proceso en que la actividad teórica oriente el cambio de la realidad, o sea, de la práctica educativa en la escuela pública.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP]2019-07-01T17:08:47Z2019-07-01T17:08:47Z2019-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18243900091811633004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:21:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182439Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:15.808109Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos Contribuciones a la implementación de la pedagogía histórico-crítica en escuelas de Educación Primária: aspectos teóricos y prácticos |
title |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos |
spellingShingle |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP] Pedagogia histórico-crítica Educação escolar Luta de classes Pedagogía histórico-crítica Educación escolar Lucha de clases |
title_short |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos |
title_full |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos |
title_fullStr |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos |
title_full_unstemmed |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos |
title_sort |
Contribuições à implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos |
author |
Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palma Filho, João Cardoso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Raquel Elisabete de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica Educação escolar Luta de classes Pedagogía histórico-crítica Educación escolar Lucha de clases |
topic |
Pedagogia histórico-crítica Educação escolar Luta de classes Pedagogía histórico-crítica Educación escolar Lucha de clases |
description |
O presente estudo, que tem como perspectiva metodológica a epistemologia materialista histórico-dialética, desenvolveu-se durante a implementação da pedagogia histórico-crítica em uma escola de Ensino Fundamental I, da cidade de Jundiaí/SP. Definiu-se como problema de pesquisa a investigação acerca de como podem se configurar as práticas pedagógicas sob a concepção da pedagogia histórico-crítica, buscando verificar e compreender como essa pedagogia pode se materializar na prática cotidiana de uma escola pública de Ensino Fundamental I. A pesquisa tem, desse modo, um caráter não só analítico-crítico, mas também propositivo, na medida em que objetiva identificar formas de materializar as proposições da pedagogia histórico-crítica na realidade da escola, colocá-las em prática, assumindo a luta de classes no contexto da educação ao executar ações que visam a colocar a escola pública a serviço dos interesses das classes subalternas. Pretende-se contribuir para a construção de subsídios teórico-práticos que fundamentem a implementação da pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I. Com isso, opta-se por analisar o processo educativo à luz dos interesses da classe trabalhadora, com a clara intencionalidade de buscar uma educação que siga as necessidades dessa classe. Não se objetiva neutralidade ou isenção. Pelo contrário, há assunção de um compromisso político com a transformação social, visto que se tenciona a implementação de uma pedagogia socialista em um processo no qual a atividade teórica oriente a mudança da realidade objetiva, qual seja, a prática educativa na escola pública. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01T17:08:47Z 2019-07-01T17:08:47Z 2019-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182439 000918116 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182439 |
identifier_str_mv |
000918116 33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129321420718080 |