Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235954 |
Resumo: | Esta tese teve o objetivo de refletir sobre possibilidades de a formação continuada de professores em metodologias ativas com tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, durante e pós-pandemia. O trabalho foi fundamentado em contribuições como as de Gatti (2021), Nóvoa (2017), Inforsato (2018), Imbernón (2011), Kenski (2018), Carbonell (2016), Franco (2020), Moran (2018), Mill (2012), Macedo (2021), Santos (2014), Fontoura (2011) e outros. A pesquisa-formação foi utilizada como abordagem metodológica, considerando o seu compromisso inicial e explícito com a formação, compreendida e valorizada como meio de pesquisar a experiência e, consequentemente, de promover alguma transformação no pesquisador e naqueles com quem a investigação acontece. Para tanto, estudou-se o caso do curso de extensão “Metodologias ativas com TDICs”, realizado entre os meses de agosto a outubro de 2021, e destinado a professores da educação básica, atuantes na rede pública de Poços de Caldas (MG). Os resultados apontaram desafios e possibilidades acerca da ampliação do acesso aos recursos digitais, por parte de professores, estudantes e instituições educacionais; das demandas dos professores por saberes técnico-pedagógicos sobre o uso desses artefatos; e da necessidade de re/construir crenças e práticas superadoras do foco na transmissão e na reprodução dos conteúdos curriculares, privilegiando a leitura crítica dos contextos socioculturais dos sujeitos que ensinam e que aprendem mutuamente. A pandemia causada pelo Coronavírus evidenciou, na educação e em outras áreas, fraturas existentes antes mesmo dessa crise sanitária. Por isso, a opção pelo termo pós-pandemia tem a ver com a defesa pela continuidade das questões discutidas aqui, mesmo depois de superado o período pandêmico que, até a apresentação desta tese, se encontra em uma fase menos aguda. Pesquisas já advogavam por processos de ensino-aprendizagem mais criativos, colaborativos, autorais e reflexivos e pela apropriação da cultura digital em favor desses aspectos. A prática pedagógica desempenha um papel essencial nessas mudanças e a formação continuada tem muito a contribuir. |
id |
UNSP_ba2069c11d0218a218888fd6bae5f290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/235954 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemiaContinuing education in active methodologies and digital technologies: in search of innovative pedagogical practices during and pos-pandemicFormação continuada de professoresMetodologias ativasTecnologias digitais de informação e comunicaçãoPráticas pedagógicas inovadorasPandemiaContinuing educationActive methodologiesDigital technologies for information and communicationInnovative pedagogical practicesPandemicEsta tese teve o objetivo de refletir sobre possibilidades de a formação continuada de professores em metodologias ativas com tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, durante e pós-pandemia. O trabalho foi fundamentado em contribuições como as de Gatti (2021), Nóvoa (2017), Inforsato (2018), Imbernón (2011), Kenski (2018), Carbonell (2016), Franco (2020), Moran (2018), Mill (2012), Macedo (2021), Santos (2014), Fontoura (2011) e outros. A pesquisa-formação foi utilizada como abordagem metodológica, considerando o seu compromisso inicial e explícito com a formação, compreendida e valorizada como meio de pesquisar a experiência e, consequentemente, de promover alguma transformação no pesquisador e naqueles com quem a investigação acontece. Para tanto, estudou-se o caso do curso de extensão “Metodologias ativas com TDICs”, realizado entre os meses de agosto a outubro de 2021, e destinado a professores da educação básica, atuantes na rede pública de Poços de Caldas (MG). Os resultados apontaram desafios e possibilidades acerca da ampliação do acesso aos recursos digitais, por parte de professores, estudantes e instituições educacionais; das demandas dos professores por saberes técnico-pedagógicos sobre o uso desses artefatos; e da necessidade de re/construir crenças e práticas superadoras do foco na transmissão e na reprodução dos conteúdos curriculares, privilegiando a leitura crítica dos contextos socioculturais dos sujeitos que ensinam e que aprendem mutuamente. A pandemia causada pelo Coronavírus evidenciou, na educação e em outras áreas, fraturas existentes antes mesmo dessa crise sanitária. Por isso, a opção pelo termo pós-pandemia tem a ver com a defesa pela continuidade das questões discutidas aqui, mesmo depois de superado o período pandêmico que, até a apresentação desta tese, se encontra em uma fase menos aguda. Pesquisas já advogavam por processos de ensino-aprendizagem mais criativos, colaborativos, autorais e reflexivos e pela apropriação da cultura digital em favor desses aspectos. A prática pedagógica desempenha um papel essencial nessas mudanças e a formação continuada tem muito a contribuir.The main objective of this research was to verify the possibilities of continuing education in active methodologies related with digital technologies for information and communication (DTIC) contributes to the development of innovative pedagogical practices, during and post-pandemic. The study was based on Gatti (2021), Nóvoa (2017), Inforsato (2018), Imbernón (2011), Kenski (2018), Carbonell (2016), Franco (2020), Moran (2018), Mill (2012), Macedo (2021), Santos (2014), Fontoura (2011) and others. Training research was used as a methodological approach, considering its initial and explicit commitment to professional teacher development, which is understood and valued as way of researching the experience and, consequently, promoting some transformation in the researcher and those who are involved. Therefore, we studied the case of the extension course “Active methodologies with DICT”, held between August and October 2021 and aimed at teachers of basic education, working in the public schools of Poços de Caldas (MG). The results pointed out challenges and possibilities regarding the expansion of access to digital resources, on the part of teachers, students and educational institutions; teachers' demands for technical-pedagogical knowledge about use of these artifacts; and the need to rebuild beliefs and practices that overcome the focus on the transmission and reproduction of curricular contents, privileging the critical reading of the sociocultural contexts of the subjects who teach and who learn mutually. The pandemic caused by the Covid-19 virus has highlighted fractures in education, and in other areas, that existed even before this health crisis. So, the option for the term post-pandemic has to do with defending the continuity of the issues discussed here, even after overcoming the pandemic period that, until the presentation of this thesis, is in a less acute phase. Research has already advocated for more creative, collaborative, authorial and reflective teaching-learning processes and for the appropriation of digital culture in favor of these aspects. Pedagogical practice plays an essential role in these changes and continuing education has much to contributeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ketiuce Ferreira [UNESP]2022-08-03T12:32:07Z2022-08-03T12:32:07Z2022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23595433004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235954Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:39:37.987005Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia Continuing education in active methodologies and digital technologies: in search of innovative pedagogical practices during and pos-pandemic |
title |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia |
spellingShingle |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia Silva, Ketiuce Ferreira [UNESP] Formação continuada de professores Metodologias ativas Tecnologias digitais de informação e comunicação Práticas pedagógicas inovadoras Pandemia Continuing education Active methodologies Digital technologies for information and communication Innovative pedagogical practices Pandemic |
title_short |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia |
title_full |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia |
title_fullStr |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia |
title_sort |
Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia |
author |
Silva, Ketiuce Ferreira [UNESP] |
author_facet |
Silva, Ketiuce Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ketiuce Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Metodologias ativas Tecnologias digitais de informação e comunicação Práticas pedagógicas inovadoras Pandemia Continuing education Active methodologies Digital technologies for information and communication Innovative pedagogical practices Pandemic |
topic |
Formação continuada de professores Metodologias ativas Tecnologias digitais de informação e comunicação Práticas pedagógicas inovadoras Pandemia Continuing education Active methodologies Digital technologies for information and communication Innovative pedagogical practices Pandemic |
description |
Esta tese teve o objetivo de refletir sobre possibilidades de a formação continuada de professores em metodologias ativas com tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, durante e pós-pandemia. O trabalho foi fundamentado em contribuições como as de Gatti (2021), Nóvoa (2017), Inforsato (2018), Imbernón (2011), Kenski (2018), Carbonell (2016), Franco (2020), Moran (2018), Mill (2012), Macedo (2021), Santos (2014), Fontoura (2011) e outros. A pesquisa-formação foi utilizada como abordagem metodológica, considerando o seu compromisso inicial e explícito com a formação, compreendida e valorizada como meio de pesquisar a experiência e, consequentemente, de promover alguma transformação no pesquisador e naqueles com quem a investigação acontece. Para tanto, estudou-se o caso do curso de extensão “Metodologias ativas com TDICs”, realizado entre os meses de agosto a outubro de 2021, e destinado a professores da educação básica, atuantes na rede pública de Poços de Caldas (MG). Os resultados apontaram desafios e possibilidades acerca da ampliação do acesso aos recursos digitais, por parte de professores, estudantes e instituições educacionais; das demandas dos professores por saberes técnico-pedagógicos sobre o uso desses artefatos; e da necessidade de re/construir crenças e práticas superadoras do foco na transmissão e na reprodução dos conteúdos curriculares, privilegiando a leitura crítica dos contextos socioculturais dos sujeitos que ensinam e que aprendem mutuamente. A pandemia causada pelo Coronavírus evidenciou, na educação e em outras áreas, fraturas existentes antes mesmo dessa crise sanitária. Por isso, a opção pelo termo pós-pandemia tem a ver com a defesa pela continuidade das questões discutidas aqui, mesmo depois de superado o período pandêmico que, até a apresentação desta tese, se encontra em uma fase menos aguda. Pesquisas já advogavam por processos de ensino-aprendizagem mais criativos, colaborativos, autorais e reflexivos e pela apropriação da cultura digital em favor desses aspectos. A prática pedagógica desempenha um papel essencial nessas mudanças e a formação continuada tem muito a contribuir. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-03T12:32:07Z 2022-08-03T12:32:07Z 2022-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/235954 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/235954 |
identifier_str_mv |
33004030079P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128684195840000 |