Análise crítica das matrizes pedagógicas e epistemológicas da aprendizagem baseada em problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213512 |
Resumo: | Este trabalho se caracteriza como uma análise crítica das matrizes teóricas que estão na base da Aprendizagem Baseada em Problemas, conhecida no Brasil como PBL (do inglês Problem Based Learning). Após a verificação de sua ampla implementação na educação médica e em outros cursos de nível superior, foi constatado a carência de abordagens mais críticas na análise de seus fundamentos teóricos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi, por um lado, resgatar a sua origem, explicitando suas matrizes teóricas e, por outro, elaborar subsídios para a crítica desses pressupostos, bem como das implicações dessa perspectiva pedagógica. Levando em consideração sua gênese e transformações até o estabelecimento de sua forma mais evoluída, o movimento histórico do processo de fundamentação teórica desvela a existência de um ecletismo teórico formador dos esteios dessa forma de trabalho educativo. As análises críticas desenvolvidas à luz do materialismo histórico-dialético e da pedagogia histórico-crítica conduziram aos apontamentos de que, por um lado, a Aprendizagem Baseada em Problemas (e as Metodologias Ativas) circunscreve-se na onda de pedagogias e metodologias emergentes do final do último século em oposição ao ensino “tradicional”, revigorando o lema escolanovista “aprender a aprender”, cujo núcleo fundamental sintetiza uma concepção educativa voltada para a formação, nos indivíduos, da disposição para uma constante e infatigável adaptação à sociedade regida pelo capital, e de que, por outro, ela se insere no movimento denominado como o “recuo da teoria” na pesquisa em educação, devido a concepção que essa perspectiva pedagógica carrega em relação ao papel do professor enquanto um facilitador/orientador e a qual tipo de conhecimento deve compor os currículos dos cursos de graduação e profissionalizantes: aquele conectado imediatamente à prática profissional, o que se caracteriza em uma visão pragmatista e utilitarista do conhecimento. As implicações dessas questões são de que esta abordagem pedagógica, por um lado, descaracteriza o professor e desvaloriza o conhecimento teórico-científico na formação de docentes, já que o mais importante é o desenvolvimento de habilidades e competências de facilitadores da construção dos conhecimentos que os estudantes irão construir por si próprios e, por outro, desvaloriza os conhecimentos teórico-científico que não estejam diretamente ligados à prática profissional na composição dos currículos. Deste modo, esta dissertação se constitui, por um lado, em uma tentativa inicial de elaboração e criação de subsídios para abordagens mais críticas na análise das matrizes teóricas que estão na base da Aprendizagem Baseada em Problemas e, por outro e simultaneamente, em uma tentativa inicial de apresentar análises a essas matrizes tendo como referência o materialismo histórico-dialético e a pedagogia histórico-crítica, com intuito de contribuir no combate contra o esvaziamento de conteúdos teóricos-científicos na formação docente e no trabalho educativo em nível superior. Mais do que isso, este trabalho defende, por um lado, a concepção de que uma proposta pedagógica ou didático-metodológica deve ir além de formar nos indivíduos disposições adaptativas, e, por outro, que se faz mister que o trabalho educativo busque criar condições para que os indivíduos desenvolvam a individualidade para si, por intermédio da dialética de apropriação-objetivação de conhecimentos teórico-acadêmicos. |
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Análise crítica das matrizes pedagógicas e epistemológicas da aprendizagem baseada em problemasCritical analysis of the pedagogical and epistemological matrices of problem based learningAprendizagem Baseada em ProblemasPBLAprender a aprenderEnsino superiorPedagogia histórico-críticaProblem Based LearningLearn to learnHigher educationHistorical-critical pedagogyEste trabalho se caracteriza como uma análise crítica das matrizes teóricas que estão na base da Aprendizagem Baseada em Problemas, conhecida no Brasil como PBL (do inglês Problem Based Learning). Após a verificação de sua ampla implementação na educação médica e em outros cursos de nível superior, foi constatado a carência de abordagens mais críticas na análise de seus fundamentos teóricos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi, por um lado, resgatar a sua origem, explicitando suas matrizes teóricas e, por outro, elaborar subsídios para a crítica desses pressupostos, bem como das implicações dessa perspectiva pedagógica. Levando em consideração sua gênese e transformações até o estabelecimento de sua forma mais evoluída, o movimento histórico do processo de fundamentação teórica desvela a existência de um ecletismo teórico formador dos esteios dessa forma de trabalho educativo. As análises críticas desenvolvidas à luz do materialismo histórico-dialético e da pedagogia histórico-crítica conduziram aos apontamentos de que, por um lado, a Aprendizagem Baseada em Problemas (e as Metodologias Ativas) circunscreve-se na onda de pedagogias e metodologias emergentes do final do último século em oposição ao ensino “tradicional”, revigorando o lema escolanovista “aprender a aprender”, cujo núcleo fundamental sintetiza uma concepção educativa voltada para a formação, nos indivíduos, da disposição para uma constante e infatigável adaptação à sociedade regida pelo capital, e de que, por outro, ela se insere no movimento denominado como o “recuo da teoria” na pesquisa em educação, devido a concepção que essa perspectiva pedagógica carrega em relação ao papel do professor enquanto um facilitador/orientador e a qual tipo de conhecimento deve compor os currículos dos cursos de graduação e profissionalizantes: aquele conectado imediatamente à prática profissional, o que se caracteriza em uma visão pragmatista e utilitarista do conhecimento. As implicações dessas questões são de que esta abordagem pedagógica, por um lado, descaracteriza o professor e desvaloriza o conhecimento teórico-científico na formação de docentes, já que o mais importante é o desenvolvimento de habilidades e competências de facilitadores da construção dos conhecimentos que os estudantes irão construir por si próprios e, por outro, desvaloriza os conhecimentos teórico-científico que não estejam diretamente ligados à prática profissional na composição dos currículos. Deste modo, esta dissertação se constitui, por um lado, em uma tentativa inicial de elaboração e criação de subsídios para abordagens mais críticas na análise das matrizes teóricas que estão na base da Aprendizagem Baseada em Problemas e, por outro e simultaneamente, em uma tentativa inicial de apresentar análises a essas matrizes tendo como referência o materialismo histórico-dialético e a pedagogia histórico-crítica, com intuito de contribuir no combate contra o esvaziamento de conteúdos teóricos-científicos na formação docente e no trabalho educativo em nível superior. Mais do que isso, este trabalho defende, por um lado, a concepção de que uma proposta pedagógica ou didático-metodológica deve ir além de formar nos indivíduos disposições adaptativas, e, por outro, que se faz mister que o trabalho educativo busque criar condições para que os indivíduos desenvolvam a individualidade para si, por intermédio da dialética de apropriação-objetivação de conhecimentos teórico-acadêmicos.This work is characterized as a critical analysis of the theoretical matrices that are at the base of Problem Based Learning, known in Brazil as PBL. After verifying its widespread implementation in medical education and other higher education courses, there was a lack of more critical approaches in the analysis of its theoretical foundations. Therefore, the objective of this research was, on the one hand, to rescue its origin, explaining its theoretical matrices and, on the other, to elaborate subsidies for the critique of these assumptions, as well as the implications of this pedagogical perspective. Considering its genesis and transformations until the establishment of its most evolved form, the historical movement of the theoretical foundation process reveals the existence of a theoretical eclecticism that forms the mainstays of this form of educational work. The critical analyzes developed in the light of historical-dialectical materialism and historical-critical pedagogy led to the notations that, on the one hand, Problem-Based Learning (and Active Methodologies) is circumscribed in the wave of pedagogies and methodologies emerging at the end of the last century as opposed to “traditional” teaching, reinvigorating the “New School” motto “learn to learn”, whose fundamental nucleus synthesizes an educational conception aimed at the formation, in individuals, of the disposition for a constant and indefatigable adaptation to the society governed by capital, and that, on the other hand, it is part of the movement known as the “retreat from theory” in research in education, due to the conception that this pedagogical perspective carries in relation to the role of the teacher as a facilitator/advisor and to what type of knowledge must compose the curricula of undergraduate and professional courses: the one immediately connected to professional practice, whatever it arises in a pragmatic and utilitarian view of knowledge. The implications of these questions are that this pedagogical approach, on the one hand, mischaracterizes the teacher and devalues the theoretical-scientific knowledge in the training of teachers, since the most important is the development of skills and competences of facilitators of the construction of the knowledge that students will build on their own and, on the other hand, devalues theoretical and scientific knowledge that are not directly linked to professional practice in the composition of curricula. Thus, this dissertation is constituted, on the one hand, in an initial attempt to elaborate and create subsidies for more critical approaches in the analysis of the theoretical matrices that are at the basis of Problem-Based Learning and, on the other and simultaneously, in an attempt initial to present analyzes to these matrices having as reference the historical-dialectical materialism and the historical-critical pedagogy, with the intention of contributing in the fight against the emptying of theoretical-scientific contents in the teacher formation and in the educative work in superior level. More than that, this work defends, on the one hand, the conception that a pedagogical or didactic-methodological proposal must go beyond forming adaptive dispositions in individuals, and, on the other, that it is necessary that educational work seeks to create conditions so that individuals develop individuality for itself, through the dialectic of appropriation-objectification of theoretical and academic knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira-Pereira, Wesley de [UNESP]2021-07-21T16:39:34Z2021-07-21T16:39:34Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21351233004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213512Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:58:48.546476Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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