Ensino de Química e o esvaziamento dos conhecimentos científicos: análise de uma proposta curricular do Estado de São Paulo, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elaine Cristina Santos da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255438
https://lattes.cnpq.br/2974058842619409
https://orcid.org/0000-0002-8548-2453
Resumo: Este estudo é uma pesquisa documental, tendo por referencial teórico a Pedagogia Histórico – Crítica e por objeto de análise o Novo Currículo Paulista (Currículo em Ação), etapa Ensino Médio, Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, disciplina de Química da primeira série, Caderno do Estudante e Caderno do Professor. Diversos autores indicam o alinhamento de documentos curriculares brasileiros aos interesses da classe empresarial e o esvaziamento dos conteúdos e da escola, sendo que este esvaziamento ancora-se nas pedagogias do aprender a aprender. Para a Pedagogia Histórico- Crítica, o papel da educação escolar é contribuir com a humanização dos indivíduos, por meio da socialização do saber científico , artístico e filosófico, contribuindo para a transformação da realidade social e superação do sistema capitalista. Nosso objeto de pesquisa é o esvaziamento do conhecimento de Química no Currículo em ação e este estudo teve por objetivo geral: analisar o esvaziamento curricular de conhecimentos científicos de Química no novo currículo do estado de São Paulo e por objetivos específicos: identificar a expressão dos ideários da pedagogia do aprender a aprender; verificar de que forma as pedagogias do aprender contribuem para o esvaziamento de conhecimentos científicos no currículo paulista. Para análise das expressões dos ideários do aprender a aprender foram estabelecidas cinco categorias de análise. Os resultados indicam que ideários do aprender a aprender e o esvaziamento de conhecimentos científicos estão mascarados no Currículo em Ação , exigindo atenção dos professores para desvela-los .
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spelling Ensino de Química e o esvaziamento dos conhecimentos científicos: análise de uma proposta curricular do Estado de São Paulo, à luz da Pedagogia Histórico-CríticaChemistry teaching and the emptying of scientific knowledge: an analysis of a curriculum proposal from the State of São Paulo, in the light of Historical-Critical PedagogyEnsino de QuímicaPedagogia histórico-críticaAprender a aprenderCotidianoChemistry teachingHistorical-critical pedagogyLearning to learnDailyEste estudo é uma pesquisa documental, tendo por referencial teórico a Pedagogia Histórico – Crítica e por objeto de análise o Novo Currículo Paulista (Currículo em Ação), etapa Ensino Médio, Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, disciplina de Química da primeira série, Caderno do Estudante e Caderno do Professor. Diversos autores indicam o alinhamento de documentos curriculares brasileiros aos interesses da classe empresarial e o esvaziamento dos conteúdos e da escola, sendo que este esvaziamento ancora-se nas pedagogias do aprender a aprender. Para a Pedagogia Histórico- Crítica, o papel da educação escolar é contribuir com a humanização dos indivíduos, por meio da socialização do saber científico , artístico e filosófico, contribuindo para a transformação da realidade social e superação do sistema capitalista. Nosso objeto de pesquisa é o esvaziamento do conhecimento de Química no Currículo em ação e este estudo teve por objetivo geral: analisar o esvaziamento curricular de conhecimentos científicos de Química no novo currículo do estado de São Paulo e por objetivos específicos: identificar a expressão dos ideários da pedagogia do aprender a aprender; verificar de que forma as pedagogias do aprender contribuem para o esvaziamento de conhecimentos científicos no currículo paulista. Para análise das expressões dos ideários do aprender a aprender foram estabelecidas cinco categorias de análise. Os resultados indicam que ideários do aprender a aprender e o esvaziamento de conhecimentos científicos estão mascarados no Currículo em Ação , exigindo atenção dos professores para desvela-los .This study is a documentary survey, using Historical-Critical Pedagogy as its theoretical framework and the New São Paulo Curriculum (Curriculum in Action) as its object of analysis, at the High School stage, in the area of Natural Sciences and its technologies, in the subject of Chemistry in the first grade, in the student's notebook and the teacher's notebook. Various authors have pointed to the alignment of Brazilian curriculum documents with the interests of the business class and the emptying out of content and the school, and this emptying out is anchored in the pedagogies of learning to learn. For Critical-Historical Pedagogy, the role of school education is to contribute to the humanization of individuals, through the socialization of scientific, artistic and philosophical knowledge, contributing to the transformation of social reality and overcoming the capitalist system. Our object of research is the emptying of chemistry knowledge in the curriculum in action and this study had the general objective of analyzing the curricular emptying of scientific knowledge in chemistry in the new curriculum of the state of São Paulo and the specific objective of identifying the expression of the ideals of the pedagogy of learning to learn. Five categories of analysis were established to analyze expressions of the ideals of learning to learn. The results indicate that ideals of learning to learn and the emptying of scientific knowledge are masked in the Curriculum in Action, requiring teachers' attention to unveil them.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Silva, Elaine Cristina Santos da2024-05-02T14:34:17Z2024-05-02T14:34:17Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Elaine Cristina Santos da. O Ensino de Química e o esvaziamento dos conhecimentos científicos: análise de uma proposta curricular do Estado de São Paulo, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Orientadora: Luciana Maria Lunardi Campos. 210 f. 2024. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255438https://lattes.cnpq.br/2974058842619409https://orcid.org/0000-0002-8548-2453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-03T06:48:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255438Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:09:05.319121Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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