Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154259
Resumo: Esta pesquisa tem como embasamento teórico-metodológico a Linguística de Corpus (SINCLAIR, 1991; MEYER, 2004; MCENERY; XIAO; TONO, 2006) e investigações sobre corpora de aprendizes (TRIBBLE, 1990; GRANGER, 1998; GRANGER; HUNG; PETCHTYSON, 2002; ORENHA-OTTAIANO, 2012, 2016). Relaciona-se ao Grupo de Pesquisa denominado “Fraseologia e colocações a partir de corpora” (FRASCORP), devidamente catalogado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, além de integrar uma das propostas do projeto guarda-chuva “A compilação de materiais didáticos e glossários especializados baseados em corpora e sua contribuição para uma Pedagogia do Léxico e da Tradução”, desenvolvido na UNESP de São José do Rio Preto, pela Profa. Dra. Adriane Orenha-Ottaiano. O trabalho traz as investigações sobre dois Corpora de Redações de Aprendizes do Ensino Fundamental (CRAEF 1 e CRAEF 2). O CRAEF 1 é composto por 123 redações escritas por 30 estudantes do terceiro ano do Ciclo Básico (terceiro ano do Ensino Fundamental), de uma escola pública do centro da cidade de Votuporanga, no noroeste paulista. O CRAEF 2 é composto por 101 redações escritas por 29 estudantes do terceiro ano do Ciclo Básico de uma escola pública da periferia da mesma cidade. Para realizar a análise fraseológica, utilizamos o software WordSmith Tools (SCOTT, 2012), versão 6.0, a fim de verificar os itens de maior representatividade (Keywords) nos referidos corpora de aprendizes. Analisamos o léxico-fraseológico, mais especificamente as colocações, de cada sala mencionada, bem como as particularidades da escrita dos aprendizes de ambas as escolas em foco. Portanto, o presente estudo visa a apresentar uma das aplicações da Linguística de Corpus voltada ao ensino de colocações no Português do Brasil, nas séries iniciais, e, a partir dos resultados propiciados pelas análises com o uso de corpora, desenvolver materiais autênticos de ensino da variante brasileira do português.
id UNSP_bb0283da29880c2d66152cf5318877cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154259
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental IDevelopment of collocational competence based on primary education learner corporaColocaçõesCorpora de aprendizesCompetência colocacionalPortuguês do BrasilCollocationsLearner corporaCollocational competenceBrazilian portugueseEsta pesquisa tem como embasamento teórico-metodológico a Linguística de Corpus (SINCLAIR, 1991; MEYER, 2004; MCENERY; XIAO; TONO, 2006) e investigações sobre corpora de aprendizes (TRIBBLE, 1990; GRANGER, 1998; GRANGER; HUNG; PETCHTYSON, 2002; ORENHA-OTTAIANO, 2012, 2016). Relaciona-se ao Grupo de Pesquisa denominado “Fraseologia e colocações a partir de corpora” (FRASCORP), devidamente catalogado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, além de integrar uma das propostas do projeto guarda-chuva “A compilação de materiais didáticos e glossários especializados baseados em corpora e sua contribuição para uma Pedagogia do Léxico e da Tradução”, desenvolvido na UNESP de São José do Rio Preto, pela Profa. Dra. Adriane Orenha-Ottaiano. O trabalho traz as investigações sobre dois Corpora de Redações de Aprendizes do Ensino Fundamental (CRAEF 1 e CRAEF 2). O CRAEF 1 é composto por 123 redações escritas por 30 estudantes do terceiro ano do Ciclo Básico (terceiro ano do Ensino Fundamental), de uma escola pública do centro da cidade de Votuporanga, no noroeste paulista. O CRAEF 2 é composto por 101 redações escritas por 29 estudantes do terceiro ano do Ciclo Básico de uma escola pública da periferia da mesma cidade. Para realizar a análise fraseológica, utilizamos o software WordSmith Tools (SCOTT, 2012), versão 6.0, a fim de verificar os itens de maior representatividade (Keywords) nos referidos corpora de aprendizes. Analisamos o léxico-fraseológico, mais especificamente as colocações, de cada sala mencionada, bem como as particularidades da escrita dos aprendizes de ambas as escolas em foco. Portanto, o presente estudo visa a apresentar uma das aplicações da Linguística de Corpus voltada ao ensino de colocações no Português do Brasil, nas séries iniciais, e, a partir dos resultados propiciados pelas análises com o uso de corpora, desenvolver materiais autênticos de ensino da variante brasileira do português.The present research is based on the theoretical-methodological framework of Corpus Linguistics (SINCLAIR, 1991; MEYER, 2004; MCENERY; XIAO; TONO, 2006) and on research in learner corpora (TRIBBLE, 1990; GRANGER, 1998; GRANGER; HUNG; PETCH-TYSON, 2002; ORENHA-OTTAIANO, 2012, 2016). It is linked to the Research Group "Corpus-based Phraseology and Collocations” (FRASCORP), duly registered in the Directory of Research Groups of CNPq, besides constituting one of the propositions of the umbrella project "The compilation of didactic materials and specialized glossaries based on corpora and its contribution to a Teaching of the Lexicon and of Translation", developed at UNESP/São José do Rio Preto by Prof. Dr. Adriane Orenha-Ottaiano. This work involves research on two Primary Education Learner Essay Corpora (CRAEF 1 and CRAEF 2). The CRAEF 1 is composed of 123 essays written by 30 students in the third year of the Basic (Elementary) Education of a school placed in downtown Votuporanga, a town in the northwest region of the state of São Paulo. The CRAEF 2 is composed of 101 essays written by 29 students in the third year of the Basic Education of a school placed in the suburb of the same town. To carry out the phraseological analysis, we used the software WordSmith Tools (SCOTT, 2012), version 6.0, in order to verify the most representative items (Keywords) in the aforementioned learner corpora. We analyzed the phraseological units, more specifically the collocations, found on the texts written by each group mentioned, as well as the particularities in the writing of the learners of both schools. Therefore, the present study aims at presenting one of the applications of Corpus Linguistics concerning the teaching of collocations in Brazilian Portuguese, in the initial stages, and, stemming from the results achieved by the analysis using corpora, develop authentic teaching materials for Brazilian Portuguese.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Orenha-Ottaiano, Adriane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de2018-06-15T13:59:20Z2018-06-15T13:59:20Z2018-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15425900090517133004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:06:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:54.238593Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I
Development of collocational competence based on primary education learner corpora
title Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I
spellingShingle Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I
Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
Colocações
Corpora de aprendizes
Competência colocacional
Português do Brasil
Collocations
Learner corpora
Collocational competence
Brazilian portuguese
title_short Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I
title_full Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I
title_fullStr Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I
title_full_unstemmed Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I
title_sort Desenvolvimento da competência colocacional baseado em corpora de aprendizes do ensino fundamental I
author Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
author_facet Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orenha-Ottaiano, Adriane [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Colocações
Corpora de aprendizes
Competência colocacional
Português do Brasil
Collocations
Learner corpora
Collocational competence
Brazilian portuguese
topic Colocações
Corpora de aprendizes
Competência colocacional
Português do Brasil
Collocations
Learner corpora
Collocational competence
Brazilian portuguese
description Esta pesquisa tem como embasamento teórico-metodológico a Linguística de Corpus (SINCLAIR, 1991; MEYER, 2004; MCENERY; XIAO; TONO, 2006) e investigações sobre corpora de aprendizes (TRIBBLE, 1990; GRANGER, 1998; GRANGER; HUNG; PETCHTYSON, 2002; ORENHA-OTTAIANO, 2012, 2016). Relaciona-se ao Grupo de Pesquisa denominado “Fraseologia e colocações a partir de corpora” (FRASCORP), devidamente catalogado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, além de integrar uma das propostas do projeto guarda-chuva “A compilação de materiais didáticos e glossários especializados baseados em corpora e sua contribuição para uma Pedagogia do Léxico e da Tradução”, desenvolvido na UNESP de São José do Rio Preto, pela Profa. Dra. Adriane Orenha-Ottaiano. O trabalho traz as investigações sobre dois Corpora de Redações de Aprendizes do Ensino Fundamental (CRAEF 1 e CRAEF 2). O CRAEF 1 é composto por 123 redações escritas por 30 estudantes do terceiro ano do Ciclo Básico (terceiro ano do Ensino Fundamental), de uma escola pública do centro da cidade de Votuporanga, no noroeste paulista. O CRAEF 2 é composto por 101 redações escritas por 29 estudantes do terceiro ano do Ciclo Básico de uma escola pública da periferia da mesma cidade. Para realizar a análise fraseológica, utilizamos o software WordSmith Tools (SCOTT, 2012), versão 6.0, a fim de verificar os itens de maior representatividade (Keywords) nos referidos corpora de aprendizes. Analisamos o léxico-fraseológico, mais especificamente as colocações, de cada sala mencionada, bem como as particularidades da escrita dos aprendizes de ambas as escolas em foco. Portanto, o presente estudo visa a apresentar uma das aplicações da Linguística de Corpus voltada ao ensino de colocações no Português do Brasil, nas séries iniciais, e, a partir dos resultados propiciados pelas análises com o uso de corpora, desenvolver materiais autênticos de ensino da variante brasileira do português.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15T13:59:20Z
2018-06-15T13:59:20Z
2018-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154259
000905171
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/154259
identifier_str_mv 000905171
33004153069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128460348981248