Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arroyo, Margarete [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Braga, Andressa Thieme [UNESP], Pedroso, Durvanei Domingues [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141586
Resumo: Este texto relata um projeto do Núcleo de Ensino do Instituto de Artes da UNESP realizado em parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de São Paulo, localizada na DRE Freguesia/Brasilândia, zona norte da cidade, com destaque para o envolvimento de toda uma turma do Curso de Licenciatura em Educação Musical da UNESP. O objetivo deste relato é apontar as implicações desse processo na formação inicial de educadores musicais para além dos dois bolsistas que desenvolveram o projeto na escola, uma vez que o trabalho se estendeu aos colegas de turma que compartilharam de diferentes maneiras essa experiência. Para tanto, foram selecionados três aspectos do processo de aprendizagem e ensino nas Oficinas de Música que propiciarão conhecer o trabalho realizado na escola para então apontar as implicações para a formação de professores. Os aspectos são: autonomia de prática musical alcançada pelos adolescentes; os arranjos musicais que eles criaram; e o encontros musicais desse grupo de estudantes com outros grupos musicais da escola e licenciandos do curso de Licenciatura em Educação Musical da UNESP. O texto apresenta um histórico do projeto, seções onde os três aspectos focalizados são descritos e comentados e as implicações desse processo para a formação inicial de educadores musicais.
id UNSP_bb32a10bd35b6003e98fcddedc25e470
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141586
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicaisEste texto relata um projeto do Núcleo de Ensino do Instituto de Artes da UNESP realizado em parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de São Paulo, localizada na DRE Freguesia/Brasilândia, zona norte da cidade, com destaque para o envolvimento de toda uma turma do Curso de Licenciatura em Educação Musical da UNESP. O objetivo deste relato é apontar as implicações desse processo na formação inicial de educadores musicais para além dos dois bolsistas que desenvolveram o projeto na escola, uma vez que o trabalho se estendeu aos colegas de turma que compartilharam de diferentes maneiras essa experiência. Para tanto, foram selecionados três aspectos do processo de aprendizagem e ensino nas Oficinas de Música que propiciarão conhecer o trabalho realizado na escola para então apontar as implicações para a formação de professores. Os aspectos são: autonomia de prática musical alcançada pelos adolescentes; os arranjos musicais que eles criaram; e o encontros musicais desse grupo de estudantes com outros grupos musicais da escola e licenciandos do curso de Licenciatura em Educação Musical da UNESP. O texto apresenta um histórico do projeto, seções onde os três aspectos focalizados são descritos e comentados e as implicações desse processo para a formação inicial de educadores musicais.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Música, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arroyo, Margarete [UNESP]Braga, Andressa Thieme [UNESP]Pedroso, Durvanei Domingues [UNESP]2016-07-19T12:59:37Z2016-07-19T12:59:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7216-7228application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7216-72282357-7819http://hdl.handle.net/11449/141586ISSN2357-7819-2014-7216-7228.pdf6650565559318101porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-02T19:17:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141586Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-02T19:17:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais
title Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais
spellingShingle Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais
Arroyo, Margarete [UNESP]
title_short Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais
title_full Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais
title_fullStr Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais
title_full_unstemmed Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais
title_sort Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais
author Arroyo, Margarete [UNESP]
author_facet Arroyo, Margarete [UNESP]
Braga, Andressa Thieme [UNESP]
Pedroso, Durvanei Domingues [UNESP]
author_role author
author2 Braga, Andressa Thieme [UNESP]
Pedroso, Durvanei Domingues [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arroyo, Margarete [UNESP]
Braga, Andressa Thieme [UNESP]
Pedroso, Durvanei Domingues [UNESP]
description Este texto relata um projeto do Núcleo de Ensino do Instituto de Artes da UNESP realizado em parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de São Paulo, localizada na DRE Freguesia/Brasilândia, zona norte da cidade, com destaque para o envolvimento de toda uma turma do Curso de Licenciatura em Educação Musical da UNESP. O objetivo deste relato é apontar as implicações desse processo na formação inicial de educadores musicais para além dos dois bolsistas que desenvolveram o projeto na escola, uma vez que o trabalho se estendeu aos colegas de turma que compartilharam de diferentes maneiras essa experiência. Para tanto, foram selecionados três aspectos do processo de aprendizagem e ensino nas Oficinas de Música que propiciarão conhecer o trabalho realizado na escola para então apontar as implicações para a formação de professores. Os aspectos são: autonomia de prática musical alcançada pelos adolescentes; os arranjos musicais que eles criaram; e o encontros musicais desse grupo de estudantes com outros grupos musicais da escola e licenciandos do curso de Licenciatura em Educação Musical da UNESP. O texto apresenta um histórico do projeto, seções onde os três aspectos focalizados são descritos e comentados e as implicações desse processo para a formação inicial de educadores musicais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:37Z
2016-07-19T12:59:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7216-7228
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141586
ISSN2357-7819-2014-7216-7228.pdf
6650565559318101
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141586
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7216-7228
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-7216-7228.pdf
6650565559318101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 7216-7228
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546379611471872