O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157025
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-09/000906548.pdf
Resumo: The following study intends to demonstrate, through the research of chosen bibliography and stories from theater workshops, how the Theater of the Oppressed, as systematized by Augusto Boal, constitutes itself as a pedagogical instrument. Through the whole set of its techniques and artistical philosophy, which shows an intimacy with a liberating pedagogical pratice, it's made an questioning of the role of art as a force of change of the reality, as an source of empowerment of the social actors that claims it
id UNSP_bba3f2dcb199fb6f8e0e061a637d53e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157025
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógicaBoal, Augusto 1931-2009TeatroEducação - Estudo e ensinoArteTheaterThe following study intends to demonstrate, through the research of chosen bibliography and stories from theater workshops, how the Theater of the Oppressed, as systematized by Augusto Boal, constitutes itself as a pedagogical instrument. Through the whole set of its techniques and artistical philosophy, which shows an intimacy with a liberating pedagogical pratice, it's made an questioning of the role of art as a force of change of the reality, as an source of empowerment of the social actors that claims itO estudo que se segue intenta demonstrar, a partir da pesquisa da bibliografia escolhida e relatos de oficinas teatrais, de que forma o Teatro do Oprimido, tal como sistematizado por Augusto Boal, se constitui enquanto instrumento pedagógico. A partir da totalidade de suas técnicas e de sua filosofia artística, que denota uma intimidade com uma prática pedagógica libertadora, realiza-se o questionamento do papel da arte enquanto potência transformadora da realidade, enquanto disparadora de um empoderamento dos sujeitos sociais que dela se apropriamUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Adoue, Silvia Beatriz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP]2018-09-19T17:29:36Z2018-09-19T17:29:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 p.application/pdfCAMPOS, Rafael dos Santos de Almeida. O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2018.http://hdl.handle.net/11449/157025000906548http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-09/000906548.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-11T17:51:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
title O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
spellingShingle O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP]
Boal, Augusto 1931-2009
Teatro
Educação - Estudo e ensino
Arte
Theater
title_short O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
title_full O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
title_fullStr O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
title_full_unstemmed O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
title_sort O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
author Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP]
author_facet Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adoue, Silvia Beatriz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Boal, Augusto 1931-2009
Teatro
Educação - Estudo e ensino
Arte
Theater
topic Boal, Augusto 1931-2009
Teatro
Educação - Estudo e ensino
Arte
Theater
description The following study intends to demonstrate, through the research of chosen bibliography and stories from theater workshops, how the Theater of the Oppressed, as systematized by Augusto Boal, constitutes itself as a pedagogical instrument. Through the whole set of its techniques and artistical philosophy, which shows an intimacy with a liberating pedagogical pratice, it's made an questioning of the role of art as a force of change of the reality, as an source of empowerment of the social actors that claims it
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19T17:29:36Z
2018-09-19T17:29:36Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Rafael dos Santos de Almeida. O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2018.
http://hdl.handle.net/11449/157025
000906548
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-09/000906548.pdf
identifier_str_mv CAMPOS, Rafael dos Santos de Almeida. O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2018.
000906548
url http://hdl.handle.net/11449/157025
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-09/000906548.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045350741639168