O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157025 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-09/000906548.pdf |
Resumo: | The following study intends to demonstrate, through the research of chosen bibliography and stories from theater workshops, how the Theater of the Oppressed, as systematized by Augusto Boal, constitutes itself as a pedagogical instrument. Through the whole set of its techniques and artistical philosophy, which shows an intimacy with a liberating pedagogical pratice, it's made an questioning of the role of art as a force of change of the reality, as an source of empowerment of the social actors that claims it |
id |
UNSP_bba3f2dcb199fb6f8e0e061a637d53e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/157025 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógicaBoal, Augusto 1931-2009TeatroEducação - Estudo e ensinoArteTheaterThe following study intends to demonstrate, through the research of chosen bibliography and stories from theater workshops, how the Theater of the Oppressed, as systematized by Augusto Boal, constitutes itself as a pedagogical instrument. Through the whole set of its techniques and artistical philosophy, which shows an intimacy with a liberating pedagogical pratice, it's made an questioning of the role of art as a force of change of the reality, as an source of empowerment of the social actors that claims itO estudo que se segue intenta demonstrar, a partir da pesquisa da bibliografia escolhida e relatos de oficinas teatrais, de que forma o Teatro do Oprimido, tal como sistematizado por Augusto Boal, se constitui enquanto instrumento pedagógico. A partir da totalidade de suas técnicas e de sua filosofia artística, que denota uma intimidade com uma prática pedagógica libertadora, realiza-se o questionamento do papel da arte enquanto potência transformadora da realidade, enquanto disparadora de um empoderamento dos sujeitos sociais que dela se apropriamUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Adoue, Silvia Beatriz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP]2018-09-19T17:29:36Z2018-09-19T17:29:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 p.application/pdfCAMPOS, Rafael dos Santos de Almeida. O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2018.http://hdl.handle.net/11449/157025000906548http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-09/000906548.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-11T17:51:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica |
title |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica |
spellingShingle |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP] Boal, Augusto 1931-2009 Teatro Educação - Estudo e ensino Arte Theater |
title_short |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica |
title_full |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica |
title_fullStr |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica |
title_sort |
O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica |
author |
Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP] |
author_facet |
Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Adoue, Silvia Beatriz [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Rafael dos Santos de Almeida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Boal, Augusto 1931-2009 Teatro Educação - Estudo e ensino Arte Theater |
topic |
Boal, Augusto 1931-2009 Teatro Educação - Estudo e ensino Arte Theater |
description |
The following study intends to demonstrate, through the research of chosen bibliography and stories from theater workshops, how the Theater of the Oppressed, as systematized by Augusto Boal, constitutes itself as a pedagogical instrument. Through the whole set of its techniques and artistical philosophy, which shows an intimacy with a liberating pedagogical pratice, it's made an questioning of the role of art as a force of change of the reality, as an source of empowerment of the social actors that claims it |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-19T17:29:36Z 2018-09-19T17:29:36Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPOS, Rafael dos Santos de Almeida. O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2018. http://hdl.handle.net/11449/157025 000906548 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-09/000906548.pdf |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Rafael dos Santos de Almeida. O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2018. 000906548 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/157025 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-09/000906548.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649735179894784 |