Lazer, dança e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1577
http://hdl.handle.net/11449/142119
Resumo: Este projeto de pesquisa e extensão se encontra em desenvolvimento e parte da hipótese de que a dança trabalhada nas escolas se limite às danças reproduzidas pela mídia sem conteúdo educativo à cultura infantil que se descaracteriza à medida em que o modelo educacional predominante se aproxima do mercado com ênfase para a educação com ênfase para o preparo para o êxito futuro. O lúdico como componente da cultura pode representar uma saída para a Educação de crianças, sobretudo na Educação Infantil, por se atrelar às suas características e necessidades. O objetivo é atuar com o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, com a dança, enquanto manifestação sociocultural lúdica. É uma pesquisa de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica sobre jogo, danças, infância, criança, lúdico, desenvolvimento humano, lazer e educação, documental, com estudos sobre o Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e de campo, com realização de observação participante. Em campo são desenvolvidas as atividades extensionistas em uma escola de Educação Infantil de Bauru. Os dados coletados foram analisados e até o momento se verificou que as crianças de dois a cinco anos, não possuem acervo de conhecimentos sobre jogos e brincadeiras rítmicas e dançantes crucial ao desenvolvimento sócio cultural.
id UNSP_bbb0b72118458b1179b7e8ca162afe0e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142119
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Lazer, dança e educaçãoEducação infantilDançaLúdicoEste projeto de pesquisa e extensão se encontra em desenvolvimento e parte da hipótese de que a dança trabalhada nas escolas se limite às danças reproduzidas pela mídia sem conteúdo educativo à cultura infantil que se descaracteriza à medida em que o modelo educacional predominante se aproxima do mercado com ênfase para a educação com ênfase para o preparo para o êxito futuro. O lúdico como componente da cultura pode representar uma saída para a Educação de crianças, sobretudo na Educação Infantil, por se atrelar às suas características e necessidades. O objetivo é atuar com o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, com a dança, enquanto manifestação sociocultural lúdica. É uma pesquisa de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica sobre jogo, danças, infância, criança, lúdico, desenvolvimento humano, lazer e educação, documental, com estudos sobre o Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e de campo, com realização de observação participante. Em campo são desenvolvidas as atividades extensionistas em uma escola de Educação Infantil de Bauru. Os dados coletados foram analisados e até o momento se verificou que as crianças de dois a cinco anos, não possuem acervo de conhecimentos sobre jogos e brincadeiras rítmicas e dançantes crucial ao desenvolvimento sócio cultural.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Yuri Tasso [UNESP]Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]2016-08-04T13:34:24Z2016-08-04T13:34:24Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-2application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/15778º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-2, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142119ISSN2176-9761-2015-01-02-gomes.pdf7851826609603221PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:29:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142119Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:52.277592Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer, dança e educação
title Lazer, dança e educação
spellingShingle Lazer, dança e educação
Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
Educação infantil
Dança
Lúdico
title_short Lazer, dança e educação
title_full Lazer, dança e educação
title_fullStr Lazer, dança e educação
title_full_unstemmed Lazer, dança e educação
title_sort Lazer, dança e educação
author Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
author_facet Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Dança
Lúdico
topic Educação infantil
Dança
Lúdico
description Este projeto de pesquisa e extensão se encontra em desenvolvimento e parte da hipótese de que a dança trabalhada nas escolas se limite às danças reproduzidas pela mídia sem conteúdo educativo à cultura infantil que se descaracteriza à medida em que o modelo educacional predominante se aproxima do mercado com ênfase para a educação com ênfase para o preparo para o êxito futuro. O lúdico como componente da cultura pode representar uma saída para a Educação de crianças, sobretudo na Educação Infantil, por se atrelar às suas características e necessidades. O objetivo é atuar com o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, com a dança, enquanto manifestação sociocultural lúdica. É uma pesquisa de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica sobre jogo, danças, infância, criança, lúdico, desenvolvimento humano, lazer e educação, documental, com estudos sobre o Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e de campo, com realização de observação participante. Em campo são desenvolvidas as atividades extensionistas em uma escola de Educação Infantil de Bauru. Os dados coletados foram analisados e até o momento se verificou que as crianças de dois a cinco anos, não possuem acervo de conhecimentos sobre jogos e brincadeiras rítmicas e dançantes crucial ao desenvolvimento sócio cultural.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
2016-08-04T13:34:24Z
2016-08-04T13:34:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1577
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-2, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142119
ISSN2176-9761-2015-01-02-gomes.pdf
7851826609603221
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1577
http://hdl.handle.net/11449/142119
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-2, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-02-gomes.pdf
7851826609603221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-2
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129435524661248