Facebook, igualdade de gênero e empoderamento feminino no corfebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Laudares [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215428
Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo, analisar a rede social Facebook como um recurso na difusão de valores de igualdade de gênero e empoderamento feminino no corfebol, único esporte coletivo misto no mundo. Para tanto, foram realizadas pesquisas dos tipos exploratória e descritiva, sendo adotados os delineamentos das pesquisas bibliográfica e documental. Na Etapa 1 deste estudo, focou-se na introdução geral, na justificativa e um levantamento bibliográfico acerca dos temas propostos, redes sociais, Facebook, gênero, empoderamento feminino e corfebol. A Etapa 2 resultou no Artigo 1, foi realizada uma revisão descritiva da literatura, a qual se desenvolveu por meio de uma busca em diversas bases de dados, via plataforma CAPES, resultando em 7 estudos elegíveis, sendo discutidos os aspectos metodológicos empregados e os principais conteúdos abordados. A Etapa 3, que resultou nos artigos 2 e 3, fez-se uso do Facebook para a coleta dos dados. Foram feitas duas buscas: (Busca 1) #korfball #corfebol #genderequality e (Busca 2) #korfball #corfebol #MixedGenderSport. Duas categorias foram criadas para analisar os dados coletados no Facebook. Categoria 1, formato das postagens (imagens, textos/links e vídeos) e a categoria 2, conteúdos abordados (igualdade de gênero e empoderamento feminino). A Etapa 4 fez alusão à elaboração e validação do instrumento utilizado nesta pesquisa, o qual foi avaliado e validado por um comitê de juízes, o qual findou em oito questões destinadas a obter informações sociodemográficas e 16 questões abertas e fechadas, destinadas a obter respostas mais elaboradas sobre a temática. Posteriormente, a Etapa 5, a qual resultou nos artigos 4 e 5, aplicou-se o questionário, o qual foi elaborado via o Google Forms à uma amostra de 12 atletas da seleção brasileira de corfebol. Os dados encontrados nesta etapa foram discutidos de acordo com as categorias 1, corfebol, igualdade de gênero e empoderamento feminino, a qual foi subdividida em três eixos temáticos: compreensão do(a)s atletas sobre igualdade de gênero; compreensão do(a)s atletas sobre empoderamento feminino e difusão do corfebol. E a categoria 2, interfaces entre o corfebol e o Facebook, esta foi subdividida em dois eixos temáticos: o papel do Facebook na difusão/disseminação do conhecimento sobre o corfebol e o Facebook como espaço de compartilhamento de conteúdo sobre gênero e empoderamento no corfebol. Todas as categorias de discussão das etapas anteriores foram elaboradas a posteriori, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Após o desenvolvimento deste estudo, na Etapa 6, foi feito o fechamento da tese, levando em consideração todas as etapas mencionadas acima, as considerações finais, os apontamentos relacionados as limitações percebidas desta tese e elencadas sugestões para estudos futuros com base nas temáticas abordadas. Conclui-se que ao investigar as hashtags no Facebook no agrupamento e identificação dos conteúdos relativos às temáticas de empoderamento feminino, gênero e corfebol, pode-se perceber que essa ferramenta é uma importante aliada no que tange a agrupar as informações e que ajuda a divulgar o esporte e suas interfaces com as referidas temáticas. Pode-se constatar que, nas postagens e em seus diversos formatos (imagem, vídeo, texto/link), prevaleceram os conteúdos relativos às questões de gênero, no entanto, as informações pertinentes ao universo do empoderamento feminino não foram evidenciadas nos posts. Na tentativa de identificar o papel do Facebook na disseminação das temáticas relacionadas à igualdade de gênero e empoderamento feminino, na visão de atletas de corfebol do Brasil, pode-se aferir que o(a)s atletas possuem conhecimento acerca das questões de gênero e empoderamento feminino no âmbito da prática do corfebol.
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A Etapa 2 resultou no Artigo 1, foi realizada uma revisão descritiva da literatura, a qual se desenvolveu por meio de uma busca em diversas bases de dados, via plataforma CAPES, resultando em 7 estudos elegíveis, sendo discutidos os aspectos metodológicos empregados e os principais conteúdos abordados. A Etapa 3, que resultou nos artigos 2 e 3, fez-se uso do Facebook para a coleta dos dados. Foram feitas duas buscas: (Busca 1) #korfball #corfebol #genderequality e (Busca 2) #korfball #corfebol #MixedGenderSport. Duas categorias foram criadas para analisar os dados coletados no Facebook. Categoria 1, formato das postagens (imagens, textos/links e vídeos) e a categoria 2, conteúdos abordados (igualdade de gênero e empoderamento feminino). A Etapa 4 fez alusão à elaboração e validação do instrumento utilizado nesta pesquisa, o qual foi avaliado e validado por um comitê de juízes, o qual findou em oito questões destinadas a obter informações sociodemográficas e 16 questões abertas e fechadas, destinadas a obter respostas mais elaboradas sobre a temática. Posteriormente, a Etapa 5, a qual resultou nos artigos 4 e 5, aplicou-se o questionário, o qual foi elaborado via o Google Forms à uma amostra de 12 atletas da seleção brasileira de corfebol. Os dados encontrados nesta etapa foram discutidos de acordo com as categorias 1, corfebol, igualdade de gênero e empoderamento feminino, a qual foi subdividida em três eixos temáticos: compreensão do(a)s atletas sobre igualdade de gênero; compreensão do(a)s atletas sobre empoderamento feminino e difusão do corfebol. E a categoria 2, interfaces entre o corfebol e o Facebook, esta foi subdividida em dois eixos temáticos: o papel do Facebook na difusão/disseminação do conhecimento sobre o corfebol e o Facebook como espaço de compartilhamento de conteúdo sobre gênero e empoderamento no corfebol. Todas as categorias de discussão das etapas anteriores foram elaboradas a posteriori, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Após o desenvolvimento deste estudo, na Etapa 6, foi feito o fechamento da tese, levando em consideração todas as etapas mencionadas acima, as considerações finais, os apontamentos relacionados as limitações percebidas desta tese e elencadas sugestões para estudos futuros com base nas temáticas abordadas. Conclui-se que ao investigar as hashtags no Facebook no agrupamento e identificação dos conteúdos relativos às temáticas de empoderamento feminino, gênero e corfebol, pode-se perceber que essa ferramenta é uma importante aliada no que tange a agrupar as informações e que ajuda a divulgar o esporte e suas interfaces com as referidas temáticas. Pode-se constatar que, nas postagens e em seus diversos formatos (imagem, vídeo, texto/link), prevaleceram os conteúdos relativos às questões de gênero, no entanto, as informações pertinentes ao universo do empoderamento feminino não foram evidenciadas nos posts. Na tentativa de identificar o papel do Facebook na disseminação das temáticas relacionadas à igualdade de gênero e empoderamento feminino, na visão de atletas de corfebol do Brasil, pode-se aferir que o(a)s atletas possuem conhecimento acerca das questões de gênero e empoderamento feminino no âmbito da prática do corfebol.This qualitative study aimed to analyze the social network Facebook as a resource in the dissemination of values of gender equality and female empowerment in Korfball, the only mixed team sport in the world. For this purpose, exploratory and descriptive research were carried out, adopting the outlines of bibliographic and documentary research. In Step 1 of this study, the focus was on the general introduction, justification and a bibliographic survey about the proposed themes, social networks, Facebook, gender, women's empowerment and Korfball. Step 2 resulted in Article 1, a descriptive literature review was carried out, which was developed through a search in several databases, via the CAPES platform, resulting in 7 eligible studies, discussing the methodological aspects used and the main contents covered. In Step 3, which resulted in articles 2 and 3, Facebook was used to collect data. Two searches were made: (Search 1) #korfball #korfball #genderequality and (Search 2) #korfball #korfball #MixedGenderSport. Two categories were created to analyze the data collected on Facebook. Category 1, post format (images, texts/links and videos) and category 2, content covered (gender equality and female empowerment). Step 4 alluded to the development and validation of the instrument used in this research, which was evaluated and validated by a committee of judges, which ended in eight questions designed to obtain sociodemographic information and 16 open and closed questions, designed to obtain more answers. elaborated on the theme. Subsequently, in Step 5, which resulted in articles 4 and 5, the questionnaire was applied, which was elaborated via Google Forms to a sample of 12 athletes from the Brazilian Korfball team. The data found in this stage were discussed according to categories 1, Korfball, gender equality and female empowerment, which was subdivided into three thematic axes: athletes' understanding of gender equality; Athletes' understanding of women's empowerment and the dissemination of Korfball. And category 2, interfaces between Korfball and Facebook, this was subdivided into two thematic axes: the role of Facebook in the dissemination/dissemination of knowledge about Korfball and Facebook as a space for sharing content about gender and empowerment in Korfball. All the discussion categories of the previous steps were elaborated a posteriori, through the Content Analysis Technique. After the development of this study, in Step 6, the thesis was closed, taking into account all the steps mentioned above, the final considerations, the notes related to the perceived limitations of this thesis and suggestions for future studies based on the themes addressed. It is concluded that when investigating hashtags on Facebook in the grouping and identification of contents related to the themes of female empowerment, gender and Korfball, it can be seen that this tool is an important ally when it comes to grouping information and that it helps to disseminate the sport and its interfaces with these themes. It can be seen that, in the posts and in their various formats (image, video, text/link), the content related to gender issues prevailed, however, the information pertaining to the universe of female empowerment was not evidenced in the posts. In an attempt to identify the role of Facebook in the dissemination of themes related to gender equality and female empowerment, in the view of Korfball athletes in Brazil, it can be inferred that athletes have knowledge about gender issues and empowerment women in the scope of the practice of Korfball.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Afonso Antônio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tavares, Giselle HelenaSilva, Renata Laudares [UNESP]2021-12-13T13:42:25Z2021-12-13T13:42:25Z2021-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21542833004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-28T11:58:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215428Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:58:42.431910Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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