Discursos e percepções das diferenças na docência universitária: um estudo de caso sobre as interfaces do gênero e da sexualidade no contexto do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chotolli, Wesley Piante
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255020
Resumo: O Ensino Superior constitui parte importante do processo de subjetivação de quem vivencia essa etapa de formação da carreira estudantil. Nos ambientes das Instituições Superiores de Ensino (IES), muitas/os estudantes se deparam com um ambiente crítico no qual as diferenças são politizadas, ao mesmo tempo em que convivem com o limite performático em torno das questões visualizadas em distintos marcadores simbólicos presentes nos espaços pedagógicos. Isto posto, faz-se necessário observar esse paradoxo vivenciado, visto que a dimensão crítica relativa às diferenças é despertada nesse ambiente, ao mesmo tempo que é ali também que as tensões são vivenciadas, uma vez que as discussões teóricas e conceituais sobre gênero e sexualidade não estão inclusas na maioria dos cursos de formação docente. Objetivou-se analisar o modo como professoras e professores de uma faculdade privada do interior paulista vivenciam e observam as atividades rotineiras do exercício da docência e das demais ações realizadas no contexto educacional, de modo a compreender os principais problemas enfrentados nas interações envolvedoras de questões da pedagogia universitária e suas interfaces com os dilemas de gênero e sexualidade. Para tanto, utilizou-se de aporte teórico de autoras e autores que assumem perspectivas das teorias queer e da Pedagogia Universitária, produzindo uma análise qualitativa no formato de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as/os docentes dos cursos ofertados por tal instituição, problematizando os dados por meio da análise do discurso, produzindo seções estruturadas em torno dos dilemas profissionais, da análise das diferenças e de suas percepções em torno do gênero e da sexualidade. Foi possível verificar que as/os docentes reconhecem as limitações associadas aos processos formativos, conectando-as às suas trajetórias educacionais e às materialidades existentes no exercício profissional. Sobre a reflexão das diferenças, constatou-se a dificuldade em refletir sobre a temática, sendo caracterizadas sobretudo a partir da materialidade econômica e social. No campo do gênero e da sexualidade, notou-se a construção em torno dos elementos biológicos e dos binarismos consagrados em torno da heteronormatividade. À vista disso, é possível concluir a necessidade da inserção de formações pedagógicas nos programas de Pós-graduação e nos ambientes de trabalho, garantindo o reconhecimento das diferenças e legitimando-as como práticas pedagógicas. Nessa mesma direção, foram analisados os aspectos da precarização docente e suas consequências no Ensino Superior, percebidas no contexto universitário.
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Isto posto, faz-se necessário observar esse paradoxo vivenciado, visto que a dimensão crítica relativa às diferenças é despertada nesse ambiente, ao mesmo tempo que é ali também que as tensões são vivenciadas, uma vez que as discussões teóricas e conceituais sobre gênero e sexualidade não estão inclusas na maioria dos cursos de formação docente. Objetivou-se analisar o modo como professoras e professores de uma faculdade privada do interior paulista vivenciam e observam as atividades rotineiras do exercício da docência e das demais ações realizadas no contexto educacional, de modo a compreender os principais problemas enfrentados nas interações envolvedoras de questões da pedagogia universitária e suas interfaces com os dilemas de gênero e sexualidade. Para tanto, utilizou-se de aporte teórico de autoras e autores que assumem perspectivas das teorias queer e da Pedagogia Universitária, produzindo uma análise qualitativa no formato de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as/os docentes dos cursos ofertados por tal instituição, problematizando os dados por meio da análise do discurso, produzindo seções estruturadas em torno dos dilemas profissionais, da análise das diferenças e de suas percepções em torno do gênero e da sexualidade. Foi possível verificar que as/os docentes reconhecem as limitações associadas aos processos formativos, conectando-as às suas trajetórias educacionais e às materialidades existentes no exercício profissional. Sobre a reflexão das diferenças, constatou-se a dificuldade em refletir sobre a temática, sendo caracterizadas sobretudo a partir da materialidade econômica e social. No campo do gênero e da sexualidade, notou-se a construção em torno dos elementos biológicos e dos binarismos consagrados em torno da heteronormatividade. À vista disso, é possível concluir a necessidade da inserção de formações pedagógicas nos programas de Pós-graduação e nos ambientes de trabalho, garantindo o reconhecimento das diferenças e legitimando-as como práticas pedagógicas. Nessa mesma direção, foram analisados os aspectos da precarização docente e suas consequências no Ensino Superior, percebidas no contexto universitário.Higher Education is an important part of the subjectivation process of those who experience this stage of student career formation. In the environments of Higher Education Institutions (HEIs), many students are faced with a critical environment in which differences are politicized, while at the same time they coexist with the performative limit around the issues visualized in different symbolic markers present in the pedagogical spaces. That said, it is necessary to observe this paradox experienced, since the critical dimension related to differences is awakened in this environment, at the same time that it is also there that tensions are experienced, since theoretical and conceptual discussions about gender and sexuality are not included in most teacher training courses. To this end, it was used the theoretical contribution of authors who assume perspectives of Queer theories and University Pedagogy, producing a qualitative analysis in the format of a case study. Semi-structured interviews were conducted with the professors of the courses offered by this institution, problematizing the data through discourse analysis, producing structured sections around professional dilemmas, the analysis of differences and their perceptions around gender and sexuality. It was possible to verify that teachers recognize the limitations associated with training processes, connecting them to their educational trajectories and to the materialities existing in professional practice. Regarding the reflection of the differences, it was found the difficulty in reflecting on the theme, being characterized mainly from the economic and social materiality. In the field of gender and sexuality, the construction around biological elements and binarisms consecrated around heteronormativity was noted. In view of this, it is possible to conclude the need to insert pedagogical training in graduate programs and in work environments, ensuring the recognition of differences and legitimizing them as pedagogical practices. In the same direction, the aspects of teacher precariousness and its consequences in Higher Education, perceived in the university context, were analyzed.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Larissa Maués Pelúcio [UNESP]Chotolli, Wesley Piante2024-04-08T14:57:26Z2024-04-08T14:57:26Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCHOTOLLI, Wesley Piante. Discursos e percepções das diferenças na docência universitária: um estudo de caso sobre as interfaces do gênero e da sexualidade no contexto do ensino superior. 2024. 313 f. 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