Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101517 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apreender os motivos que levam muitos dos jovens oriundos das escolas públicas de educação básica de nosso país a sequer prestarem os concursos vestibulares para o ingresso no ensino superior público. Ou seja, busca-se levantar as causas dessa abstenção por parte de um majoritário número de jovens oriundos das camadas menos favorecidas da população. O desenvolvimento dessa pesquisa de abordagem qualitativa, contou com a análise documental dos relatórios dos vestibulares da Unesp e com a aplicação de entrevistas junto a uma amostragem de estudantes e professores da 3ª série do ensino médio. Para alcançar os objetivos aqui propostos, tornou-se relevante entender o processo de construção da exclusão dos segmentos populares do acesso, primeiramente à educação fundamental e posteriormente aos níveis mais avançados de educação. Fez-se necessário, ainda, realizar uma digressão histórica acerca da trajetória de construção da caracterização do ensino superior público no Brasil. O aporte teórico utilizado é orientado pelos estudos de Robert Castel (1998) e Pierre Bourdieu (2008, 2009) entre outros e sustenta que as questões socioeconômicas e culturais encontram-se no cerne da construção do diálogo e da articulação entre o contexto que envolve a realidade do acesso a educação superior pública e a representação que os jovens estudantes oriundos das instituições públicas de educação básica fazem desse contexto |
id |
UNSP_bdb96299e361353917fa971175a5f350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101517 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibularEducaçãoEnsino superiorPoliticas publicasExclusão socialAcessoUniversidade publicaHigher educationPublic universityExclusionAccessPublic policiesO presente trabalho tem como objetivo apreender os motivos que levam muitos dos jovens oriundos das escolas públicas de educação básica de nosso país a sequer prestarem os concursos vestibulares para o ingresso no ensino superior público. Ou seja, busca-se levantar as causas dessa abstenção por parte de um majoritário número de jovens oriundos das camadas menos favorecidas da população. O desenvolvimento dessa pesquisa de abordagem qualitativa, contou com a análise documental dos relatórios dos vestibulares da Unesp e com a aplicação de entrevistas junto a uma amostragem de estudantes e professores da 3ª série do ensino médio. Para alcançar os objetivos aqui propostos, tornou-se relevante entender o processo de construção da exclusão dos segmentos populares do acesso, primeiramente à educação fundamental e posteriormente aos níveis mais avançados de educação. Fez-se necessário, ainda, realizar uma digressão histórica acerca da trajetória de construção da caracterização do ensino superior público no Brasil. O aporte teórico utilizado é orientado pelos estudos de Robert Castel (1998) e Pierre Bourdieu (2008, 2009) entre outros e sustenta que as questões socioeconômicas e culturais encontram-se no cerne da construção do diálogo e da articulação entre o contexto que envolve a realidade do acesso a educação superior pública e a representação que os jovens estudantes oriundos das instituições públicas de educação básica fazem desse contextoThis study aims to understand the reasons why many young people from the public schools of basic education in our country don‟t even try to do the test to the entrance in Public University. Namely, we seek to raise the causes of abstention by a majority number of young people from disadvantaged sections of the population. The development of this qualitative study, included the documentary analysis of reports of vestibular Unesp and the application of interviews with a sample of students and teachers from 3rd grade of high school. To achieve the objectives proposed here, it became important to understand the process of construction of the exclusion of segments of popular access to primary education first and then to more advanced levels of education. There was also need to make a historical digression on the path of building the characterization of public higher education in Brazil. The theoretical approach is guided by studies of Robert Castel (1998) and Pierre Bourdieu (2008, 2009)and others claims that the socioeconomic and cultural issues are central to the construction of dialogue and interaction between the context of the reality of access to public higher education and representation of young students from public institutions of basic education built in this contextCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ricardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]2014-06-11T19:31:29Z2014-06-11T19:31:29Z2011-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis188 f. : il., gráfs.application/pdfSILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/101517000638084silva_hmg_dr_arafcl.pdf33004030079P262340850194139490000-0002-7478-4835Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:14:35.341903Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular |
title |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular |
spellingShingle |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP] Educação Ensino superior Politicas publicas Exclusão social Acesso Universidade publica Higher education Public university Exclusion Access Public policies |
title_short |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular |
title_full |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular |
title_fullStr |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular |
title_full_unstemmed |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular |
title_sort |
Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular |
author |
Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Ricardo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino superior Politicas publicas Exclusão social Acesso Universidade publica Higher education Public university Exclusion Access Public policies |
topic |
Educação Ensino superior Politicas publicas Exclusão social Acesso Universidade publica Higher education Public university Exclusion Access Public policies |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apreender os motivos que levam muitos dos jovens oriundos das escolas públicas de educação básica de nosso país a sequer prestarem os concursos vestibulares para o ingresso no ensino superior público. Ou seja, busca-se levantar as causas dessa abstenção por parte de um majoritário número de jovens oriundos das camadas menos favorecidas da população. O desenvolvimento dessa pesquisa de abordagem qualitativa, contou com a análise documental dos relatórios dos vestibulares da Unesp e com a aplicação de entrevistas junto a uma amostragem de estudantes e professores da 3ª série do ensino médio. Para alcançar os objetivos aqui propostos, tornou-se relevante entender o processo de construção da exclusão dos segmentos populares do acesso, primeiramente à educação fundamental e posteriormente aos níveis mais avançados de educação. Fez-se necessário, ainda, realizar uma digressão histórica acerca da trajetória de construção da caracterização do ensino superior público no Brasil. O aporte teórico utilizado é orientado pelos estudos de Robert Castel (1998) e Pierre Bourdieu (2008, 2009) entre outros e sustenta que as questões socioeconômicas e culturais encontram-se no cerne da construção do diálogo e da articulação entre o contexto que envolve a realidade do acesso a educação superior pública e a representação que os jovens estudantes oriundos das instituições públicas de educação básica fazem desse contexto |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-03 2014-06-11T19:31:29Z 2014-06-11T19:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. http://hdl.handle.net/11449/101517 000638084 silva_hmg_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 6234085019413949 0000-0002-7478-4835 |
identifier_str_mv |
SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. 000638084 silva_hmg_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 6234085019413949 0000-0002-7478-4835 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
188 f. : il., gráfs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128485608128512 |