Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101517
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apreender os motivos que levam muitos dos jovens oriundos das escolas públicas de educação básica de nosso país a sequer prestarem os concursos vestibulares para o ingresso no ensino superior público. Ou seja, busca-se levantar as causas dessa abstenção por parte de um majoritário número de jovens oriundos das camadas menos favorecidas da população. O desenvolvimento dessa pesquisa de abordagem qualitativa, contou com a análise documental dos relatórios dos vestibulares da Unesp e com a aplicação de entrevistas junto a uma amostragem de estudantes e professores da 3ª série do ensino médio. Para alcançar os objetivos aqui propostos, tornou-se relevante entender o processo de construção da exclusão dos segmentos populares do acesso, primeiramente à educação fundamental e posteriormente aos níveis mais avançados de educação. Fez-se necessário, ainda, realizar uma digressão histórica acerca da trajetória de construção da caracterização do ensino superior público no Brasil. O aporte teórico utilizado é orientado pelos estudos de Robert Castel (1998) e Pierre Bourdieu (2008, 2009) entre outros e sustenta que as questões socioeconômicas e culturais encontram-se no cerne da construção do diálogo e da articulação entre o contexto que envolve a realidade do acesso a educação superior pública e a representação que os jovens estudantes oriundos das instituições públicas de educação básica fazem desse contexto
id UNSP_bdb96299e361353917fa971175a5f350
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101517
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibularEducaçãoEnsino superiorPoliticas publicasExclusão socialAcessoUniversidade publicaHigher educationPublic universityExclusionAccessPublic policiesO presente trabalho tem como objetivo apreender os motivos que levam muitos dos jovens oriundos das escolas públicas de educação básica de nosso país a sequer prestarem os concursos vestibulares para o ingresso no ensino superior público. Ou seja, busca-se levantar as causas dessa abstenção por parte de um majoritário número de jovens oriundos das camadas menos favorecidas da população. O desenvolvimento dessa pesquisa de abordagem qualitativa, contou com a análise documental dos relatórios dos vestibulares da Unesp e com a aplicação de entrevistas junto a uma amostragem de estudantes e professores da 3ª série do ensino médio. Para alcançar os objetivos aqui propostos, tornou-se relevante entender o processo de construção da exclusão dos segmentos populares do acesso, primeiramente à educação fundamental e posteriormente aos níveis mais avançados de educação. Fez-se necessário, ainda, realizar uma digressão histórica acerca da trajetória de construção da caracterização do ensino superior público no Brasil. O aporte teórico utilizado é orientado pelos estudos de Robert Castel (1998) e Pierre Bourdieu (2008, 2009) entre outros e sustenta que as questões socioeconômicas e culturais encontram-se no cerne da construção do diálogo e da articulação entre o contexto que envolve a realidade do acesso a educação superior pública e a representação que os jovens estudantes oriundos das instituições públicas de educação básica fazem desse contextoThis study aims to understand the reasons why many young people from the public schools of basic education in our country don‟t even try to do the test to the entrance in Public University. Namely, we seek to raise the causes of abstention by a majority number of young people from disadvantaged sections of the population. The development of this qualitative study, included the documentary analysis of reports of vestibular Unesp and the application of interviews with a sample of students and teachers from 3rd grade of high school. To achieve the objectives proposed here, it became important to understand the process of construction of the exclusion of segments of popular access to primary education first and then to more advanced levels of education. There was also need to make a historical digression on the path of building the characterization of public higher education in Brazil. The theoretical approach is guided by studies of Robert Castel (1998) and Pierre Bourdieu (2008, 2009)and others claims that the socioeconomic and cultural issues are central to the construction of dialogue and interaction between the context of the reality of access to public higher education and representation of young students from public institutions of basic education built in this contextCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ricardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]2014-06-11T19:31:29Z2014-06-11T19:31:29Z2011-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis188 f. : il., gráfs.application/pdfSILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/101517000638084silva_hmg_dr_arafcl.pdf33004030079P262340850194139490000-0002-7478-4835Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:14:35.341903Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
title Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
spellingShingle Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
Educação
Ensino superior
Politicas publicas
Exclusão social
Acesso
Universidade publica
Higher education
Public university
Exclusion
Access
Public policies
title_short Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
title_full Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
title_fullStr Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
title_full_unstemmed Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
title_sort Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular
author Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
author_facet Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino superior
Politicas publicas
Exclusão social
Acesso
Universidade publica
Higher education
Public university
Exclusion
Access
Public policies
topic Educação
Ensino superior
Politicas publicas
Exclusão social
Acesso
Universidade publica
Higher education
Public university
Exclusion
Access
Public policies
description O presente trabalho tem como objetivo apreender os motivos que levam muitos dos jovens oriundos das escolas públicas de educação básica de nosso país a sequer prestarem os concursos vestibulares para o ingresso no ensino superior público. Ou seja, busca-se levantar as causas dessa abstenção por parte de um majoritário número de jovens oriundos das camadas menos favorecidas da população. O desenvolvimento dessa pesquisa de abordagem qualitativa, contou com a análise documental dos relatórios dos vestibulares da Unesp e com a aplicação de entrevistas junto a uma amostragem de estudantes e professores da 3ª série do ensino médio. Para alcançar os objetivos aqui propostos, tornou-se relevante entender o processo de construção da exclusão dos segmentos populares do acesso, primeiramente à educação fundamental e posteriormente aos níveis mais avançados de educação. Fez-se necessário, ainda, realizar uma digressão histórica acerca da trajetória de construção da caracterização do ensino superior público no Brasil. O aporte teórico utilizado é orientado pelos estudos de Robert Castel (1998) e Pierre Bourdieu (2008, 2009) entre outros e sustenta que as questões socioeconômicas e culturais encontram-se no cerne da construção do diálogo e da articulação entre o contexto que envolve a realidade do acesso a educação superior pública e a representação que os jovens estudantes oriundos das instituições públicas de educação básica fazem desse contexto
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-03
2014-06-11T19:31:29Z
2014-06-11T19:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/101517
000638084
silva_hmg_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
identifier_str_mv SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Os jovens provenientes do segmento popular e o desafio do acesso à universidade pública: a exclusão que antecede o vestibular. 2011. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000638084
silva_hmg_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
url http://hdl.handle.net/11449/101517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f. : il., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128485608128512