A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monferdini, João Pedro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237475
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa os governos ocorridos a partir da vigência da Constituição de 1988 sob a forma adotada pelo presidencialismo brasileiro, através do presidencialismo de coalizão, e quais fatores de desgaste se apresentaram neste modelo os quais, posteriormente, resultaram em várias crises ao longo dos governos nestes últimos 32 anos. Para buscar respostas a estas questões foi utilizado da pesquisa teórico-dogmática, sendo abordados estudos de doutrinadores, cientistas políticos e especialistas sobre o tema. O método utilizado para a presente pesquisa, então, foi o hipotético-dedutivo, com ênfase em uma análise qualitativa das questões enfrentadas Percebeu-se que vários fatores que permitiram uma boa relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no início do período foram sendo desgastados levando a conflitos tanto entre os poderes como entre estes e a sociedade. Para reverter este quadro seriam necessárias diversas reformas em matéria constitucional, sistema federativo, sistema eleitoral e partidário. Contudo, sem o fim da polarização social e política, tais reformas não poderão ocorrer devidos tanto ao jogo duro constitucional que ocorrem em sua vigência, quanto a falta de legitimidade se estas forem feitas.
id UNSP_bdd223c72afd06a0168c27f31228af56
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237475
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise históricaThe crisis of brazilian presidentialism: a historical analysisGovernos de coalizãoDireito ConstitucionalPolítica e governoO presente trabalho de conclusão de curso analisa os governos ocorridos a partir da vigência da Constituição de 1988 sob a forma adotada pelo presidencialismo brasileiro, através do presidencialismo de coalizão, e quais fatores de desgaste se apresentaram neste modelo os quais, posteriormente, resultaram em várias crises ao longo dos governos nestes últimos 32 anos. Para buscar respostas a estas questões foi utilizado da pesquisa teórico-dogmática, sendo abordados estudos de doutrinadores, cientistas políticos e especialistas sobre o tema. O método utilizado para a presente pesquisa, então, foi o hipotético-dedutivo, com ênfase em uma análise qualitativa das questões enfrentadas Percebeu-se que vários fatores que permitiram uma boa relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no início do período foram sendo desgastados levando a conflitos tanto entre os poderes como entre estes e a sociedade. Para reverter este quadro seriam necessárias diversas reformas em matéria constitucional, sistema federativo, sistema eleitoral e partidário. Contudo, sem o fim da polarização social e política, tais reformas não poderão ocorrer devidos tanto ao jogo duro constitucional que ocorrem em sua vigência, quanto a falta de legitimidade se estas forem feitas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, José Duarte [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monferdini, João Pedro2022-11-23T12:48:00Z2022-11-23T12:48:00Z2022-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:16:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237475Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:05:55.684790Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica
The crisis of brazilian presidentialism: a historical analysis
title A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica
spellingShingle A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica
Monferdini, João Pedro
Governos de coalizão
Direito Constitucional
Política e governo
title_short A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica
title_full A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica
title_fullStr A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica
title_full_unstemmed A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica
title_sort A crise do presidencialismo Brasileiro: uma análise histórica
author Monferdini, João Pedro
author_facet Monferdini, João Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, José Duarte [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monferdini, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Governos de coalizão
Direito Constitucional
Política e governo
topic Governos de coalizão
Direito Constitucional
Política e governo
description O presente trabalho de conclusão de curso analisa os governos ocorridos a partir da vigência da Constituição de 1988 sob a forma adotada pelo presidencialismo brasileiro, através do presidencialismo de coalizão, e quais fatores de desgaste se apresentaram neste modelo os quais, posteriormente, resultaram em várias crises ao longo dos governos nestes últimos 32 anos. Para buscar respostas a estas questões foi utilizado da pesquisa teórico-dogmática, sendo abordados estudos de doutrinadores, cientistas políticos e especialistas sobre o tema. O método utilizado para a presente pesquisa, então, foi o hipotético-dedutivo, com ênfase em uma análise qualitativa das questões enfrentadas Percebeu-se que vários fatores que permitiram uma boa relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no início do período foram sendo desgastados levando a conflitos tanto entre os poderes como entre estes e a sociedade. Para reverter este quadro seriam necessárias diversas reformas em matéria constitucional, sistema federativo, sistema eleitoral e partidário. Contudo, sem o fim da polarização social e política, tais reformas não poderão ocorrer devidos tanto ao jogo duro constitucional que ocorrem em sua vigência, quanto a falta de legitimidade se estas forem feitas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23T12:48:00Z
2022-11-23T12:48:00Z
2022-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237475
url http://hdl.handle.net/11449/237475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129159409434624