A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/509 http://hdl.handle.net/11449/142503 |
Resumo: | The tale and retelling stories is identified in the literature as an intervention channel for Alternative Communication (AC). Difficulties in communication presented as characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) can impair their interaction with interlocutors. The objective was to implement an intervention program in children with ASD using the AC through story and retelling of stories. The survey was conducted in a philanthropic association of a city in the state of São Paulo that serves children and youth with ASD in period contrary to school. Data were collected through 32 meetings with the children mediated by students of occupational therapy course at a public university in the institution. Through data analysis, categories and subcategories of analysis were developed. It was found that after the intervention there was a stimulation in the oral expressions and not oral expressions of the participating children as well as the expansion of functional communication of children during activities. It is necessary to continue the program, introducing new subjects, different interlocutors and transferring the activity to other contexts, such as school and family. |
id |
UNSP_be0a8a9616af380ff781d0a4f16bb287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142503 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismoAutism spectrum disorderOccupational therapyAlternative communicationTranstorno do espectro do autismoTerapia ocupacionalComunicação alternativaThe tale and retelling stories is identified in the literature as an intervention channel for Alternative Communication (AC). Difficulties in communication presented as characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) can impair their interaction with interlocutors. The objective was to implement an intervention program in children with ASD using the AC through story and retelling of stories. The survey was conducted in a philanthropic association of a city in the state of São Paulo that serves children and youth with ASD in period contrary to school. Data were collected through 32 meetings with the children mediated by students of occupational therapy course at a public university in the institution. Through data analysis, categories and subcategories of analysis were developed. It was found that after the intervention there was a stimulation in the oral expressions and not oral expressions of the participating children as well as the expansion of functional communication of children during activities. It is necessary to continue the program, introducing new subjects, different interlocutors and transferring the activity to other contexts, such as school and family.O conto e reconto de histórias é identificado na literatura como um canal de intervenção para Comunicação Suplementar Alternativa (CSA). As dificuldades na comunicação apresentadas como características dos indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo podem prejudicar sua interação com interlocutores. O objetivo do estudo foi implementar um programa de intervenção em crianças com TEA utilizando a CSA por meio de conto e reconto de historias. A pesquisa foi realizada em uma associação filantrópica de uma cidade do interior do estado de São Paulo que atende crianças e jovens com TEA em período contrário a escola. Os dados foram coletados por intermédio de 32 encontros com as crianças realizados por alunos do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública na instituição. Através da análise de dados, foram elaborados categorias e subcategorias de análise. Identificou-se que após as intervenções houve uma estimulação nas expressões orais e expressões não orais das crianças participantes, assim como a ampliação da comunicação funcional das crianças durante as atividades. É necessária a continuidade do programa, introduzindo novos temas, diferentes interlocutores e transferindo a atividade para outros contextos, como o escolar e o familiar.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Gabriela Santiago [UNESP]Brito, Luana Borges [UNESP]Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP]Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]2016-08-04T13:35:35Z2016-08-04T13:35:35Z2015-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/5098º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142503ISSN2176-9761-2015-01-05-pereira-brito.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T15:17:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142503Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T15:17:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo |
title |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo |
spellingShingle |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo Pereira, Gabriela Santiago [UNESP] Autism spectrum disorder Occupational therapy Alternative communication Transtorno do espectro do autismo Terapia ocupacional Comunicação alternativa |
title_short |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo |
title_full |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo |
title_fullStr |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo |
title_sort |
A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo |
author |
Pereira, Gabriela Santiago [UNESP] |
author_facet |
Pereira, Gabriela Santiago [UNESP] Brito, Luana Borges [UNESP] Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP] Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Luana Borges [UNESP] Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP] Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Gabriela Santiago [UNESP] Brito, Luana Borges [UNESP] Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP] Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autism spectrum disorder Occupational therapy Alternative communication Transtorno do espectro do autismo Terapia ocupacional Comunicação alternativa |
topic |
Autism spectrum disorder Occupational therapy Alternative communication Transtorno do espectro do autismo Terapia ocupacional Comunicação alternativa |
description |
The tale and retelling stories is identified in the literature as an intervention channel for Alternative Communication (AC). Difficulties in communication presented as characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) can impair their interaction with interlocutors. The objective was to implement an intervention program in children with ASD using the AC through story and retelling of stories. The survey was conducted in a philanthropic association of a city in the state of São Paulo that serves children and youth with ASD in period contrary to school. Data were collected through 32 meetings with the children mediated by students of occupational therapy course at a public university in the institution. Through data analysis, categories and subcategories of analysis were developed. It was found that after the intervention there was a stimulation in the oral expressions and not oral expressions of the participating children as well as the expansion of functional communication of children during activities. It is necessary to continue the program, introducing new subjects, different interlocutors and transferring the activity to other contexts, such as school and family. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-14 2016-08-04T13:35:35Z 2016-08-04T13:35:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/509 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142503 ISSN2176-9761-2015-01-05-pereira-brito.pdf |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/509 http://hdl.handle.net/11449/142503 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-05-pereira-brito.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-5 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128181797912576 |