A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gabriela Santiago [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brito, Luana Borges [UNESP], Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP], Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/509
http://hdl.handle.net/11449/142503
Resumo: The tale and retelling stories is identified in the literature as an intervention channel for Alternative Communication (AC). Difficulties in communication presented as characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) can impair their interaction with interlocutors. The objective was to implement an intervention program in children with ASD using the AC through story and retelling of stories. The survey was conducted in a philanthropic association of a city in the state of São Paulo that serves children and youth with ASD in period contrary to school. Data were collected through 32 meetings with the children mediated by students of occupational therapy course at a public university in the institution. Through data analysis, categories and subcategories of analysis were developed. It was found that after the intervention there was a stimulation in the oral expressions and not oral expressions of the participating children as well as the expansion of functional communication of children during activities. It is necessary to continue the program, introducing new subjects, different interlocutors and transferring the activity to other contexts, such as school and family.
id UNSP_be0a8a9616af380ff781d0a4f16bb287
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142503
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismoAutism spectrum disorderOccupational therapyAlternative communicationTranstorno do espectro do autismoTerapia ocupacionalComunicação alternativaThe tale and retelling stories is identified in the literature as an intervention channel for Alternative Communication (AC). Difficulties in communication presented as characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) can impair their interaction with interlocutors. The objective was to implement an intervention program in children with ASD using the AC through story and retelling of stories. The survey was conducted in a philanthropic association of a city in the state of São Paulo that serves children and youth with ASD in period contrary to school. Data were collected through 32 meetings with the children mediated by students of occupational therapy course at a public university in the institution. Through data analysis, categories and subcategories of analysis were developed. It was found that after the intervention there was a stimulation in the oral expressions and not oral expressions of the participating children as well as the expansion of functional communication of children during activities. It is necessary to continue the program, introducing new subjects, different interlocutors and transferring the activity to other contexts, such as school and family.O conto e reconto de histórias é identificado na literatura como um canal de intervenção para Comunicação Suplementar Alternativa (CSA). As dificuldades na comunicação apresentadas como características dos indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo podem prejudicar sua interação com interlocutores. O objetivo do estudo foi implementar um programa de intervenção em crianças com TEA utilizando a CSA por meio de conto e reconto de historias. A pesquisa foi realizada em uma associação filantrópica de uma cidade do interior do estado de São Paulo que atende crianças e jovens com TEA em período contrário a escola. Os dados foram coletados por intermédio de 32 encontros com as crianças realizados por alunos do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública na instituição. Através da análise de dados, foram elaborados categorias e subcategorias de análise. Identificou-se que após as intervenções houve uma estimulação nas expressões orais e expressões não orais das crianças participantes, assim como a ampliação da comunicação funcional das crianças durante as atividades. É necessária a continuidade do programa, introduzindo novos temas, diferentes interlocutores e transferindo a atividade para outros contextos, como o escolar e o familiar.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Gabriela Santiago [UNESP]Brito, Luana Borges [UNESP]Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP]Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]2016-08-04T13:35:35Z2016-08-04T13:35:35Z2015-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/5098º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142503ISSN2176-9761-2015-01-05-pereira-brito.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T15:17:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142503Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T15:17:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
title A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
spellingShingle A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
Pereira, Gabriela Santiago [UNESP]
Autism spectrum disorder
Occupational therapy
Alternative communication
Transtorno do espectro do autismo
Terapia ocupacional
Comunicação alternativa
title_short A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
title_full A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
title_fullStr A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
title_full_unstemmed A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
title_sort A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
author Pereira, Gabriela Santiago [UNESP]
author_facet Pereira, Gabriela Santiago [UNESP]
Brito, Luana Borges [UNESP]
Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP]
Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
author_role author
author2 Brito, Luana Borges [UNESP]
Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP]
Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gabriela Santiago [UNESP]
Brito, Luana Borges [UNESP]
Kobaiashi, Beatriz Gomes [UNESP]
Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autism spectrum disorder
Occupational therapy
Alternative communication
Transtorno do espectro do autismo
Terapia ocupacional
Comunicação alternativa
topic Autism spectrum disorder
Occupational therapy
Alternative communication
Transtorno do espectro do autismo
Terapia ocupacional
Comunicação alternativa
description The tale and retelling stories is identified in the literature as an intervention channel for Alternative Communication (AC). Difficulties in communication presented as characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) can impair their interaction with interlocutors. The objective was to implement an intervention program in children with ASD using the AC through story and retelling of stories. The survey was conducted in a philanthropic association of a city in the state of São Paulo that serves children and youth with ASD in period contrary to school. Data were collected through 32 meetings with the children mediated by students of occupational therapy course at a public university in the institution. Through data analysis, categories and subcategories of analysis were developed. It was found that after the intervention there was a stimulation in the oral expressions and not oral expressions of the participating children as well as the expansion of functional communication of children during activities. It is necessary to continue the program, introducing new subjects, different interlocutors and transferring the activity to other contexts, such as school and family.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-14
2016-08-04T13:35:35Z
2016-08-04T13:35:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/509
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142503
ISSN2176-9761-2015-01-05-pereira-brito.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/509
http://hdl.handle.net/11449/142503
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-05-pereira-brito.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-5
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128181797912576