A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ceres Vittori [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97648
Resumo: A presente dissertação trata da inclusão da Arte nos processos pedagógicos, analisando o conceito de arte e delineando um panorama histórico da arte no Brasil. Identificando sua inserção, pela LDB, como disciplina no currículo escolar, discute as possibilidades de arte como experiência emancipadora ou como atividade paralela. Propõe que educadores retomem a arte como aliada na dinâmica da relação psicossocial da sala de aula, na forma de processo construtivo. Para tanto, a pesquisa se baseia no constructo teórico apresentado por Piaget, a abstração reflexionante (réfléchissante), para falar da criatividade do professor e da construção da novidade em sala de aula, por intermédio dessa inserção da arte. Analisa o conceito de docência artística e observa a especificidade das linguagens artísticas como necessária à formação do professor. O texto atenta o leitor para a necessária inclusão da arte como processo fundamental à ação e ao pensamento criativo, na construção do conhecimento de professores e alunos. Professor e artista devem ser sinônimos, e a arte, mais do que instrumento, deve constituir as bases interativas, de processos pedagógicos, que possibilitem ao professor uma atuação crítica e reflexiva, em sua práxis, entendendo que teorizar é um processo tentativo de reflexão sobre a própria experiência. A dissertação apresenta como método de investigação, depoimentos de professores envolvidos em um processo construtivo de utilização da arte em sala de aula. A partir da análise dessas falas, são apontados princípios gerais para a atuação dos professores. São orientações que visam desconstruir formas prefixadas do cotidiano escolar e possibilitar ao professor...
id UNSP_be3a926a453ffcdfefa449763db99d76
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97648
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?EducadoresEducational PsicologyEducator formationKnowledge constructionClassroom dynamicsA presente dissertação trata da inclusão da Arte nos processos pedagógicos, analisando o conceito de arte e delineando um panorama histórico da arte no Brasil. Identificando sua inserção, pela LDB, como disciplina no currículo escolar, discute as possibilidades de arte como experiência emancipadora ou como atividade paralela. Propõe que educadores retomem a arte como aliada na dinâmica da relação psicossocial da sala de aula, na forma de processo construtivo. Para tanto, a pesquisa se baseia no constructo teórico apresentado por Piaget, a abstração reflexionante (réfléchissante), para falar da criatividade do professor e da construção da novidade em sala de aula, por intermédio dessa inserção da arte. Analisa o conceito de docência artística e observa a especificidade das linguagens artísticas como necessária à formação do professor. O texto atenta o leitor para a necessária inclusão da arte como processo fundamental à ação e ao pensamento criativo, na construção do conhecimento de professores e alunos. Professor e artista devem ser sinônimos, e a arte, mais do que instrumento, deve constituir as bases interativas, de processos pedagógicos, que possibilitem ao professor uma atuação crítica e reflexiva, em sua práxis, entendendo que teorizar é um processo tentativo de reflexão sobre a própria experiência. A dissertação apresenta como método de investigação, depoimentos de professores envolvidos em um processo construtivo de utilização da arte em sala de aula. A partir da análise dessas falas, são apontados princípios gerais para a atuação dos professores. São orientações que visam desconstruir formas prefixadas do cotidiano escolar e possibilitar ao professor...This essay deals with the inclusion of Art in the educational process, analyzing its concept and descreibing a historical view of it in Brazil. Identifying its insertion, through LDB, as a subject in school curriculum. We discuss the possibilities of Art as a wide experience or as a collateral activity. We propose the teachers recapture Art as an allied in the dynamic of psycosocial relation inside the classroom and as a way of constructive process. This research is based on a theoretical construct developed by Piaget, abstração reflexionante ( réfléchissante), to explain teacher's criativity and the construction of novelty inside the classroom through the insertion of Art. We analyze the concept of artistic teaching and observe the particularity of artistic languages as a necessary condition to teacher's graduation. The text arrests for the inclusion of Art as an important process for action and creativity thinking inside the knowlegde constrution of teachers and learners process. Teacher and artist should be synonymous and Art, more than an instrument, should build the interactive bases of educational processes, which make a critic and reflexive action inside teacher's praxis possible, understanding that theorizing is an attempt process of reflection about his or her experience. This essay uses as a method of researching declarations of teachers involved with the constructive process of using art inside classroom. From the analyze of their declarations we detach general guidelines to teachers`...(Complete abstract, click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ceres Vittori [UNESP]2014-06-11T19:29:04Z2014-06-11T19:29:04Z2003-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 f. : il. color. + anexoapplication/pdfSILVA, Ceres Vittori. A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?. 2003. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.http://hdl.handle.net/11449/97648000203187silva_cv_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:44:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:44:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?
title A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?
spellingShingle A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?
Silva, Ceres Vittori [UNESP]
Educadores
Educational Psicology
Educator formation
Knowledge construction
Classroom dynamics
title_short A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?
title_full A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?
title_fullStr A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?
title_full_unstemmed A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?
title_sort A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?
author Silva, Ceres Vittori [UNESP]
author_facet Silva, Ceres Vittori [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ceres Vittori [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores
Educational Psicology
Educator formation
Knowledge construction
Classroom dynamics
topic Educadores
Educational Psicology
Educator formation
Knowledge construction
Classroom dynamics
description A presente dissertação trata da inclusão da Arte nos processos pedagógicos, analisando o conceito de arte e delineando um panorama histórico da arte no Brasil. Identificando sua inserção, pela LDB, como disciplina no currículo escolar, discute as possibilidades de arte como experiência emancipadora ou como atividade paralela. Propõe que educadores retomem a arte como aliada na dinâmica da relação psicossocial da sala de aula, na forma de processo construtivo. Para tanto, a pesquisa se baseia no constructo teórico apresentado por Piaget, a abstração reflexionante (réfléchissante), para falar da criatividade do professor e da construção da novidade em sala de aula, por intermédio dessa inserção da arte. Analisa o conceito de docência artística e observa a especificidade das linguagens artísticas como necessária à formação do professor. O texto atenta o leitor para a necessária inclusão da arte como processo fundamental à ação e ao pensamento criativo, na construção do conhecimento de professores e alunos. Professor e artista devem ser sinônimos, e a arte, mais do que instrumento, deve constituir as bases interativas, de processos pedagógicos, que possibilitem ao professor uma atuação crítica e reflexiva, em sua práxis, entendendo que teorizar é um processo tentativo de reflexão sobre a própria experiência. A dissertação apresenta como método de investigação, depoimentos de professores envolvidos em um processo construtivo de utilização da arte em sala de aula. A partir da análise dessas falas, são apontados princípios gerais para a atuação dos professores. São orientações que visam desconstruir formas prefixadas do cotidiano escolar e possibilitar ao professor...
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-16
2014-06-11T19:29:04Z
2014-06-11T19:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ceres Vittori. A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?. 2003. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/97648
000203187
silva_cv_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv SILVA, Ceres Vittori. A arte na escola: experiência emancipadora ou atividade paralela?. 2003. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.
000203187
silva_cv_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f. : il. color. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045261700759552