Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Galeno José de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bittencourt, Rosa Maria [UNESP], Akamatsu, Janio I. [UNESP], Gonçalves, Maria Auxiliadora R. F. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ49.htm
http://hdl.handle.net/11449/148525
Resumo: Introdução: neste trabalho objetiva-se descrever as atividades desenvolvidas no Laboratório do Ensino Tecnológico – LET, implantado no Campus da UNESP – Guaratinguetá, dentro do projeto de Melhoria da Qualidade do Ensino Profissionalizante. Este projeto, proposto à FAPESP (processo 97/10855-9) dentro do programa Ensino Público, teve seu início em junho de 1998, e encontra-se no momento (julho/2002) em fase de conclusão. Objetivos: o projeto objetivou, em resumo, investigar novas metodologias e técnicas de ensino, utilizando novas tecnologias do domínio da Informática, em particular, recursos de Multimídia, bem como avaliar o impacto deste ferramental na melhoria da qualidade do ensino técnico profissionalizante. Para este propósito, a equipe de pesquisadores da Universidade trabalhou em conjunto com professores de duas Escolas Técnicas de nível médio: (i) Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – CTIG, e (ii) Escola Técnica Estadual “Professor Alfredo de Barros Santos” – ETE/CEETEPS. Mais especificamente, os objetivos do projeto foram: (i) caracterizar uma forma adequada da implantação de novas metodologias pedagógicas, reformulando as técnicas aplicadas em sala de aula e laboratórios com a utilização de novas tecnologias; (ii) capacitar professores na utilização de novas tecnologias como: microcomputadores, softwares educacionais, projetores, dentre outras; e (iii) avaliar o impacto da utilização de novas metodologias, ferramentas e da capacitação do professor na melhoria da qualidade do ensino. Métodos: neste projeto optou-se pelo método gerencial do PDCA (P: plan, D: do, C: check e A: action) na solução de Problemas pelo alto grau de envolvimento, comprometimento e cooperação de todos os participante. Por exemplo, na fase de verificação (“check”) foram coletadas informações sobre a execução experimental, através de questionários, entrevistas com professores, alunos, os resultados obtidos tendo sido analisados e comparados com os objetivos almejados. Resultados: várias atividades foram propostas e desenvolvidas como Treinamentos, Workshops e Ciclos de Debates. Protótipos didáticos, com a utilização das tecnologias disponibilizadas, foram construídos para utilização em disciplinas como Eletricidade Básica, Eletrônica Básica, AutoCAD e Projeto. Os professores envolvidos no projeto participaram de todo o processo - planejamento, implementação e aplicação do material didático informatizado – havendo assim um comprometimento maior destes com a proposta do projeto. Acrescente-se que o desenvolvimento do projeto possibilitou uma reflexão sobre questões como (i) qual é o papel das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem; (ii) quais os melhores momentos para introduzir as no trabalho cotidiano em sala de aula; e (iii) quais as principais mudanças observadas nos professores com relação a abordagem de conceitos em sala de aula, dentre outras.
id UNSP_be6d02d7cb47920e7a7353fd75c89078
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148525
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantesIntrodução: neste trabalho objetiva-se descrever as atividades desenvolvidas no Laboratório do Ensino Tecnológico – LET, implantado no Campus da UNESP – Guaratinguetá, dentro do projeto de Melhoria da Qualidade do Ensino Profissionalizante. Este projeto, proposto à FAPESP (processo 97/10855-9) dentro do programa Ensino Público, teve seu início em junho de 1998, e encontra-se no momento (julho/2002) em fase de conclusão. Objetivos: o projeto objetivou, em resumo, investigar novas metodologias e técnicas de ensino, utilizando novas tecnologias do domínio da Informática, em particular, recursos de Multimídia, bem como avaliar o impacto deste ferramental na melhoria da qualidade do ensino técnico profissionalizante. Para este propósito, a equipe de pesquisadores da Universidade trabalhou em conjunto com professores de duas Escolas Técnicas de nível médio: (i) Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – CTIG, e (ii) Escola Técnica Estadual “Professor Alfredo de Barros Santos” – ETE/CEETEPS. Mais especificamente, os objetivos do projeto foram: (i) caracterizar uma forma adequada da implantação de novas metodologias pedagógicas, reformulando as técnicas aplicadas em sala de aula e laboratórios com a utilização de novas tecnologias; (ii) capacitar professores na utilização de novas tecnologias como: microcomputadores, softwares educacionais, projetores, dentre outras; e (iii) avaliar o impacto da utilização de novas metodologias, ferramentas e da capacitação do professor na melhoria da qualidade do ensino. Métodos: neste projeto optou-se pelo método gerencial do PDCA (P: plan, D: do, C: check e A: action) na solução de Problemas pelo alto grau de envolvimento, comprometimento e cooperação de todos os participante. Por exemplo, na fase de verificação (“check”) foram coletadas informações sobre a execução experimental, através de questionários, entrevistas com professores, alunos, os resultados obtidos tendo sido analisados e comparados com os objetivos almejados. Resultados: várias atividades foram propostas e desenvolvidas como Treinamentos, Workshops e Ciclos de Debates. Protótipos didáticos, com a utilização das tecnologias disponibilizadas, foram construídos para utilização em disciplinas como Eletricidade Básica, Eletrônica Básica, AutoCAD e Projeto. Os professores envolvidos no projeto participaram de todo o processo - planejamento, implementação e aplicação do material didático informatizado – havendo assim um comprometimento maior destes com a proposta do projeto. Acrescente-se que o desenvolvimento do projeto possibilitou uma reflexão sobre questões como (i) qual é o papel das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem; (ii) quais os melhores momentos para introduzir as no trabalho cotidiano em sala de aula; e (iii) quais as principais mudanças observadas nos professores com relação a abordagem de conceitos em sala de aula, dentre outras.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sena, Galeno José de [UNESP]Bittencourt, Rosa Maria [UNESP]Akamatsu, Janio I. [UNESP]Gonçalves, Maria Auxiliadora R. F. [UNESP]2017-01-18T18:12:27Z2017-01-18T18:12:27Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ49.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485255751030321381870PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T04:16:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148525Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T04:16:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes
title Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes
spellingShingle Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes
Sena, Galeno José de [UNESP]
title_short Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes
title_full Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes
title_fullStr Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes
title_full_unstemmed Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes
title_sort Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes
author Sena, Galeno José de [UNESP]
author_facet Sena, Galeno José de [UNESP]
Bittencourt, Rosa Maria [UNESP]
Akamatsu, Janio I. [UNESP]
Gonçalves, Maria Auxiliadora R. F. [UNESP]
author_role author
author2 Bittencourt, Rosa Maria [UNESP]
Akamatsu, Janio I. [UNESP]
Gonçalves, Maria Auxiliadora R. F. [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Galeno José de [UNESP]
Bittencourt, Rosa Maria [UNESP]
Akamatsu, Janio I. [UNESP]
Gonçalves, Maria Auxiliadora R. F. [UNESP]
description Introdução: neste trabalho objetiva-se descrever as atividades desenvolvidas no Laboratório do Ensino Tecnológico – LET, implantado no Campus da UNESP – Guaratinguetá, dentro do projeto de Melhoria da Qualidade do Ensino Profissionalizante. Este projeto, proposto à FAPESP (processo 97/10855-9) dentro do programa Ensino Público, teve seu início em junho de 1998, e encontra-se no momento (julho/2002) em fase de conclusão. Objetivos: o projeto objetivou, em resumo, investigar novas metodologias e técnicas de ensino, utilizando novas tecnologias do domínio da Informática, em particular, recursos de Multimídia, bem como avaliar o impacto deste ferramental na melhoria da qualidade do ensino técnico profissionalizante. Para este propósito, a equipe de pesquisadores da Universidade trabalhou em conjunto com professores de duas Escolas Técnicas de nível médio: (i) Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – CTIG, e (ii) Escola Técnica Estadual “Professor Alfredo de Barros Santos” – ETE/CEETEPS. Mais especificamente, os objetivos do projeto foram: (i) caracterizar uma forma adequada da implantação de novas metodologias pedagógicas, reformulando as técnicas aplicadas em sala de aula e laboratórios com a utilização de novas tecnologias; (ii) capacitar professores na utilização de novas tecnologias como: microcomputadores, softwares educacionais, projetores, dentre outras; e (iii) avaliar o impacto da utilização de novas metodologias, ferramentas e da capacitação do professor na melhoria da qualidade do ensino. Métodos: neste projeto optou-se pelo método gerencial do PDCA (P: plan, D: do, C: check e A: action) na solução de Problemas pelo alto grau de envolvimento, comprometimento e cooperação de todos os participante. Por exemplo, na fase de verificação (“check”) foram coletadas informações sobre a execução experimental, através de questionários, entrevistas com professores, alunos, os resultados obtidos tendo sido analisados e comparados com os objetivos almejados. Resultados: várias atividades foram propostas e desenvolvidas como Treinamentos, Workshops e Ciclos de Debates. Protótipos didáticos, com a utilização das tecnologias disponibilizadas, foram construídos para utilização em disciplinas como Eletricidade Básica, Eletrônica Básica, AutoCAD e Projeto. Os professores envolvidos no projeto participaram de todo o processo - planejamento, implementação e aplicação do material didático informatizado – havendo assim um comprometimento maior destes com a proposta do projeto. Acrescente-se que o desenvolvimento do projeto possibilitou uma reflexão sobre questões como (i) qual é o papel das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem; (ii) quais os melhores momentos para introduzir as no trabalho cotidiano em sala de aula; e (iii) quais as principais mudanças observadas nos professores com relação a abordagem de conceitos em sala de aula, dentre outras.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:12:27Z
2017-01-18T18:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ49.htm
http://hdl.handle.net/11449/148525
5751030321381870
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ49.htm
http://hdl.handle.net/11449/148525
identifier_str_mv 5751030321381870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045992734392320