A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119569 |
Resumo: | Poucos são os professores que tiveram a oportunidade de vivenciar em sua formação atividades envolvendo a construção de mapas conceituais. Essa ferramenta, elaborada e difundida por Joseph Novak na década de 70, é de fundamental importância para a organização de elementos necessários à aprendizagem, pois possibilita ao aluno articular ideias e associar novas informações a conhecimentos estudados anteriormente permitindo ao professor utilizá-lo também como um importante instrumento na avaliação da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção dos professores do Ensino Fundamental sobre a utilização dos mapas conceituais como forma de organizar, avaliar e facilitar a aprendizagem dos alunos, bem como verificar quantos os utilizam em sua prática pedagógica. Para a realização do estudo, foram feitas pesquisa bibliográfica, buscando fundamentação teórico-metodológica e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário aos professores de seis escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Bauru, com perguntas fechadas de múltipla escolha, para levantar informações acerca do conhecimento dos professores sobre o assunto. Após o questionário, foi realizado o acompanhamento das aulas de um dos participantes para observar, descrever, analisar e discutir a metodologia adotada na realização do seu trabalho. Para a análise e a interpretação dos dados coletados, foi empregada abordagem qualiquantitativa e extraíram-se inferências dos resultados. Os resultados indicam que ainda é incipiente a aplicabilidade dos mapas conceituais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugerimos que este tema seja abordado em cursos de Formação continuada dos docentes |
id |
UNSP_be842edde074bf1f209b8a6a72ba0eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119569 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituaisPratica de ensinoProfessores - FormaçãoMapas conceituaisTeaching practicePoucos são os professores que tiveram a oportunidade de vivenciar em sua formação atividades envolvendo a construção de mapas conceituais. Essa ferramenta, elaborada e difundida por Joseph Novak na década de 70, é de fundamental importância para a organização de elementos necessários à aprendizagem, pois possibilita ao aluno articular ideias e associar novas informações a conhecimentos estudados anteriormente permitindo ao professor utilizá-lo também como um importante instrumento na avaliação da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção dos professores do Ensino Fundamental sobre a utilização dos mapas conceituais como forma de organizar, avaliar e facilitar a aprendizagem dos alunos, bem como verificar quantos os utilizam em sua prática pedagógica. Para a realização do estudo, foram feitas pesquisa bibliográfica, buscando fundamentação teórico-metodológica e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário aos professores de seis escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Bauru, com perguntas fechadas de múltipla escolha, para levantar informações acerca do conhecimento dos professores sobre o assunto. Após o questionário, foi realizado o acompanhamento das aulas de um dos participantes para observar, descrever, analisar e discutir a metodologia adotada na realização do seu trabalho. Para a análise e a interpretação dos dados coletados, foi empregada abordagem qualiquantitativa e extraíram-se inferências dos resultados. Os resultados indicam que ainda é incipiente a aplicabilidade dos mapas conceituais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugerimos que este tema seja abordado em cursos de Formação continuada dos docentesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langona, Neichelli Fabrício [UNESP]2015-03-23T15:20:27Z2015-03-23T15:20:27Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLANGONA, Neichelli Fabrício. A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulita, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119569000634696langona_nf_tcc_bauru.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119569Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:05:54.534953Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais |
title |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais |
spellingShingle |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais Langona, Neichelli Fabrício [UNESP] Pratica de ensino Professores - Formação Mapas conceituais Teaching practice |
title_short |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais |
title_full |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais |
title_fullStr |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais |
title_sort |
A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais |
author |
Langona, Neichelli Fabrício [UNESP] |
author_facet |
Langona, Neichelli Fabrício [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langona, Neichelli Fabrício [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pratica de ensino Professores - Formação Mapas conceituais Teaching practice |
topic |
Pratica de ensino Professores - Formação Mapas conceituais Teaching practice |
description |
Poucos são os professores que tiveram a oportunidade de vivenciar em sua formação atividades envolvendo a construção de mapas conceituais. Essa ferramenta, elaborada e difundida por Joseph Novak na década de 70, é de fundamental importância para a organização de elementos necessários à aprendizagem, pois possibilita ao aluno articular ideias e associar novas informações a conhecimentos estudados anteriormente permitindo ao professor utilizá-lo também como um importante instrumento na avaliação da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção dos professores do Ensino Fundamental sobre a utilização dos mapas conceituais como forma de organizar, avaliar e facilitar a aprendizagem dos alunos, bem como verificar quantos os utilizam em sua prática pedagógica. Para a realização do estudo, foram feitas pesquisa bibliográfica, buscando fundamentação teórico-metodológica e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário aos professores de seis escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Bauru, com perguntas fechadas de múltipla escolha, para levantar informações acerca do conhecimento dos professores sobre o assunto. Após o questionário, foi realizado o acompanhamento das aulas de um dos participantes para observar, descrever, analisar e discutir a metodologia adotada na realização do seu trabalho. Para a análise e a interpretação dos dados coletados, foi empregada abordagem qualiquantitativa e extraíram-se inferências dos resultados. Os resultados indicam que ainda é incipiente a aplicabilidade dos mapas conceituais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugerimos que este tema seja abordado em cursos de Formação continuada dos docentes |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:20:27Z 2015-03-23T15:20:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LANGONA, Neichelli Fabrício. A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulita, Faculdade de Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/119569 000634696 langona_nf_tcc_bauru.pdf |
identifier_str_mv |
LANGONA, Neichelli Fabrício. A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho com mapas conceituais. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulita, Faculdade de Ciências, 2010. 000634696 langona_nf_tcc_bauru.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129582479441920 |